Aguarde...

Esportes

Ciclismo de Ribeirão tem videoconferência para discutir volta

Em comunicado oficial, CBC anunciou a suspensão do calendário nacional até 31/12; Equipe ribeirão-pretana não compete há quase seis meses

| ACidadeON/Ribeirao

Equipe ribeirão-pretana não compete desde 9 de fevereiro (Foto: Divulgação / Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto)
 
A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto vive dias de incerteza. A delegação, que não compete há quase seis meses, voltaria às pistas em agosto para disputar a Volta Ciclística de Goiás.

No entanto, devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil, a competição em solo goiano acabou sendo suspensa, ainda sem data prevista para ser realizada.   

 
CLIQUE E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O ESPORTE EM RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO  



Agora, um encontro virtual da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) com representantes do Ciclismo de Ribeirão poderá definir o futuro do time na atual temporada. A informação foi confirmada ao ACidade ON por fontes ligadas à equipe.

A data da reunião, contudo, não foi revelada, mas há a expectativa de que seja realizada ainda neste agosto. 


Anúncio

Em um comunicado oficial (leia abaixo a íntegra) no último mês, a CBC anunciou a suspensão do calendário ciclístico nacional até 31 de dezembro de 2020.

A exceção, contudo, se aplica aos campeonatos brasileiros, cujas datas ainda estão sob a análise da confederação.

Outra decisão comunicada foi o cancelamento das competições internacionais do Ranking UCI (União Ciclística Internacional), realizadas no Brasil até o fim deste ano.

Além disso, também ficou definido o congelamento do ranking nacional 2020. Desta forma, atletas campeões em 2019 no ranking brasileiro ou nos campeonatos nacionais já cancelados, permanecerão com o título até o início 2021.  


LEIA, NA ÍNTEGRA, O COMUNICADO DA CBC:

Diariamente, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), através das suas áreas técnicas e equipe multidisciplinar, tem acompanhado atentamente a evolução da atual pandemia do Coronavírus (COVID-19) seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde, além de avaliar criteriosamente os protocolos da União Ciclística Internacional (UCI).

Porém, a evolução do COVID-19 no Brasil exige um planejamento técnico com cuidados específicos para cada período da pandemia. Desta forma, diante de uma emergência de saúde pública e sem vislumbrar um cenário favorável e seguro para realização de eventos, pelo menos, até os próximos meses, a confederação, pensando na saúde e bem-estar de atletas, dirigentes e demais atores envolvidos nas competições, decide adotar as seguintes determinacoes:

1 - Suspender o CALENDÁRIO NACIONAL até 31/12/2020;
(Com exceção dos campeonatos brasileiros)

2 - Cancelar o RANKING NACIONAL 2020;

3 - Cancelar o Campeonato Pan-americano de Mountain Bike Downhill, previsto para acontecer na cidade de Sapiranga (RS), em setembro;

4 Suspender por tempo indeterminado o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Marathon, previsto para ocorrer em agosto, na Lagoa da Prata (MG);

5 - Adiar o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada, inicialmente previsto para acontecer em setembro, e agora realocado para novembro, permanecendo na cidade de Leme (SP);

6 - Cancelar todas as competições internacionais do Ranking UCI realizadas no Brasil até 31/12/2020.

Obs. : Os Campeonatos Brasileiros suspensos ou não listados estão sob análise da confederação e logo em breve será anunciada uma posição sobre as suas realizações, assim como a situação da Bolsa Atleta que aguarda decisão da Secretaria Especial do Esporte. Já os atletas que foram campeões de 2019 no Ranking Nacional e também nos campeonatos brasileiros já cancelados, permanecem com o título até 2021.

Para aqueles já inscritos nos eventos citados, orientamos que procurem diretamente os organizadores afim de solucionar qualquer tipo de dúvida.

Estejam certos de que lamentamos profundamente ter que anunciar decisoes tão impactantes para todos nós. Entretanto, o motivo de força maior justifica o cumprimento da nossa responsabilidade social e segurança integral dos envolvidos.

Seguiremos atentos e acompanhando a situação de perto. Qualquer nova determinação, estaremos comunicando imediatamente através dos nossos canais. Contamos com a compreensão e solidariedade de todos para atravessarmos juntos esses momentos difíceis.
  

 
LINK RELACIONADO  
 
Técnico de Ciclismo de Ribeirão avalia prejuízos com paralisação 

Mais do ACidade ON