Aguarde...

Esportes

Prefeitura elabora plano para volta das atividades esportivas

Exigência é que Ribeirão Preto fique, pelo menos, duas semanas consecutivas na fase amarela; protocolo divide as atividades em cinco grupos

| ACidadeON/Ribeirao

Plano da prefeitura traz regras para a retomada das atividades (Imagem: Divulgação / Redes Sociais)
 
A Prefeitura de Ribeirão Preto elaborou um protocolo para que a cidade retome as atividades esportivas, suspensas desde março em função da pandemia do novo coronavírus.

O Praerp (Plano de Retomada das Atividades Esportivas de Ribeirão Preto), documento obtido pelo portal ACidade ON (veja abaixo), prevê que a volta ocorra gradualmente após o município ficar, pelo menos, duas semanas consecutivas na fase amarela do Plano de Flexibilização do Estado de São Paulo.   

O plano

De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, o protocolo, elaborado com base nas recomendações sanitárias da OMS (Organização Mundial da Saúde), prevê que a retomada das atividades ocorra de forma progressiva e gradual.

Para isso, a Pasta criou os chamados "grupos específicos", cuja volta aos treinamentos dependerá da cor da fase que Ribeirão estiver classificada.  

Os primeiros a voltarem, se o município ficar duas semanas seguidas na etapa amarela, são as equipes de treinamento esportivo que representam a cidade, como por exemplo o Futsal e o Vôlei de Ribeirão, Equipe de Ciclismo e demais grupos do esporte amador ou semi-amador.   

CLIQUE E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O ESPORTE EM RIBEIRÃO PRETO


Em seguida, caso o município avance à quarta etapa (verde), retornarão as escolas de esportes/acompanhantes e os praticantes de atividades físicas nas dependências da prefeitura.

Por último, na fase azul (5), por conta dos riscos de contágio da covid-19, está prevista a volta dos idosos, que fazem parte do PIC (Programa de Interação Comunitária), deficientes e do público em geral.  
  
 

Protocolo divide praticantes de atividades em cinco grupos (Imagem: Prefeitura de Ribeirão Preto)
 
"Iniciaremos a retomada com os atletas das equipes que estão disputando competições, pois possuem um domínio técnico maior, nos dando mais segurança nessa retomada para depois, com tempo e mais conhecimento sobre como será esse retorno, conseguirmos voltar com as atividades dos alunos das equipes das escolinhas, integrantes do PIC, tudo para conseguirmos oferecer a maior segurança para todos", explicou o secretário de Esportes, Marcos Pacheco.    
 
A expectativa da Pasta é de que a retomada aconteça a partir de 24 de agosto.

Medidas de segurança 
 
Com o objetivo de evitar aglomeração de alunos durante os treinamentos, a secretaria de Esportes orientou professores e treinadores de Ribeirão que relacionem 50% de suas equipes em dias alternados da semana.   

O Executivo também reduziu os horários de funcionamento das instalações esportivas da cidade, como uma forma de tentar controlar o acesso de seus usuários.   
 
Além disso, definiu que os centros esportivos deverão disponibilizar álcool em gel 70% em suas instalações e, ainda, barrar a entrada de pessoas com temperatura superior a 37,8ºC.  
 
A Pasta também prevê que funcionários, servidores e pessoas com contratos terceirizados utilizem, durante o dia a dia nas instalações esportivas municipais, EPI (Equipamento de Proteção Individual), além da higienização constante das mãos com água e sabão e álcool em gel.    

CONFIRA COMO SERÁ O PLANO DE RETOMADA:
 
 

Mais do ACidade ON