Publicidade

esportes

COB confirma Ribeirão como sede dos Jogos da Juventude em 2023

Anuncio foi feito na noite desta terça-feira (7) durante o Prêmio Brasil Olímpico, que acontece em Aracaju, capital do Sergipe

| ACidadeON/Ribeirao -

 

Duarte Nogueira participa de evento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), na noite desta terça-feira (7) em Aracaju (SE) - Foto: Reprodução/Canal COB

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), confirmou na noite desta terça-feira (7) que Ribeirão Preto será sede dos Jogos da Juventude em 2023. O anuncio foi feito durante o Prêmio Brasil Olímpico, que acontece em Aracaju, capital do Sergipe.   

A cerimonia teve a participação do prefeito Duarte Nogueira (PSDB). "Esse é um momento inédito para o esporte na nossa cidade. Ribeirão Preto tem uma ótima estrutura para receber os Jogos da Juventude e fazer uma excelente edição em 2023",  comemorou. 

O evento multiesportivo, organizado pelo COB, reúne anualmente mais de 4,5 mil jovens de até 17 anos e é considerada a maior competição escolar do país. Os jogos buscam dar suporte à formação de novos atletas. 

Para participar, os atletas precisam estar matriculados em uma instituição de ensino pública e ou privada e passar pelas seletivas organizadas pelos 26 estados e o Distrito Federal.

Esta é a primeira vez que uma cidade do estado de São Paulo é escolhida para ser sede desta competição. Em novembro  representantes do COB estiveram na cidade para conhecer as instalações esportivas e rede hoteleira do município. 

Como funciona?  

A disputa é dividida em quatro blocos de modalidades, com duração de 17 dias, para receber os melhores atletas do Brasil. 

No total, são disputadas 16 modalidades nos Jogos da Juventude, sendo elas Atletismo; Badminton; Basquete; Ciclismo; Futsal; Ginástica Artística Feminina; Ginástica Artística Masculina; Ginástica Rítmica; Handebol; Judô; Natação; Taekwondo; Tênis de Mesa; Voleibol; Vôlei de Praia; Wrestling.

Investimentos

A Prefeitura de Ribeirão Preto estima que evento deve injetar na economia local cerca de R$ 9 milhões de reais, com a contratação de cerca de 60 mil refeições, 30 mil diárias de hotel, duas mil diárias de veículos, mais de 80 mil litros de combustível, entre outros investimentos. 

Além dos centros esportivos municipais, como a Cava do Bosque,  a Prefeitura disse que também lançara mão de parcerias de entidades privadas, clubes associativos, entidades esportivas, escolas e universidades para a realização dos Jogos. 

Jogos da Juventude é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro - Wander Roberto/COB

Mais notícias


Publicidade