Cristian Egídio: versátil e vencedor

Ciclista de Ribeirão Preto faz a 'trinca' em 2017: vence em Estrada, Pista e Mountain Bike

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Da reportagem
Matheus Urenha / A Cidade
Natural de Arapongas (PR), Cristian Egídio é um dos grandes nomes do ciclismo nacional; competindo por Ribeirão, ele se revelou um dos mais versáteis atletas do País (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)

Mal acabou o primeiro semestre e Cristian Egídio tem motivos de sobra para celebrar o desempenho em 2017. Ciclista da Equipe de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Klabin/SME), ele provou, no ano de seu retorno ao time, ser um dos mais versáteis atletas do País: além de ajudar o elenco em diversas conquistas na Estrada - grande foco da equipe (bicampeã do Ranking Nacional, há cinco anos no top-3 e atual líder) -, faturou títulos em outros tipos de provas e terrenos.

Em junho, ao sagrar-se campeão da Maratona 100km dos Canaviais (prova considerada como Mountain Bike Maratona, pois tem percurso feito por estradões de terra, às vezes trilhas, com mais de duas horas de duração e circuitos longos), fez a “trinca” na temporada. Cravou conquistas em três diferentes estilos dentro da modalidade: Mountain Bike, Estrada e Pista.

Antes de ganhar em Jardinópolis, o ribeirão-pretano havia vencido a Prova Ciclística 21 de Abril, em Minas Gerais (categoria Estrada) e a Omnium do Velódromo Internacional do Rio de Janeiro (ciclismo de Pista) no dia 28 de maio.

“Na verdade eu me considero um atleta bastante regular. Sou muito aplicado aos treinamentos e procuro sempre valorizar a questão da qualidade dos treinos e não da quantidade. Mas ter facilidade em competir em Mountain Bike, Pista e Estrada é uma coisa natural. Simplesmente porque eu amo o ciclismo. Então é uma adaptação fácil, que não exige muito esforço, embora eu sempre coloque todas na minha preparação. Também treino em Pista e em Mountain Bike com foco na Estrada”, revela.

Feito inédito

A façanha de “unificar” títulos de diversos estilos era algo inédito na carreira de Cristian. “A Equipe Ribeirão Preto, por onde já tinha passado em 2012, me dá muito mais estrutura para correr muitas provas no Brasil. E com essa regularidade no treinamento, fazendo manutenção correta física e tecnicamente, acabo conseguindo alcançar os resultados”, diz. “Quando corri por outras equipes, o foco era mais na Estrada. Mas sempre corri o Brasileiro de Pista. Comecei no Mountain Bike em 2004 e me profissionalizei na Estrada. Consigo conciliar os três estilos”, explica Cristian. 


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.