Na segunda rodada da fase de grupos do futebol feminino nas Olimpíadas, Brasil e Holanda empataram por 3 a 3, neste sábado (24), no estádio de Miyagi. A igualdade encaminha a classificação das duas equipes para as quartas de final dos Jogos de Tóquio.
Pelo lado brasileiro, os gols no confronto foram anotados por Debinha, Marta e Ludmila. Já pelas holandesas, Miedema marcou duas vezes e Dominique Janssen fez o terceiro.
Com o resultado, as duas seleções permanecem empatadas nas primeiras posições do Grupo F, com quatro pontos cada uma, e ficam próximas das vagas no mata-mata, já que China e Zâmbia empataram mais cedo, por 4 a 4, e somam até aqui um ponto cada. Pelo saldo de gols (seis da Holanda contra três do Brasil), as holandesas assumem a ponta da chave.
As seleções voltam a campo na próxima terça-feira (27). O Brasil enfrenta a Zâmbia, às 8h30 (no horário de Brasília), em Saitama. No mesmo horário, a Holanda encara a China, no estádio de Yokohama.
O jogo
1º tempo
Confronto mais aguardado do Grupo F, Brasil e Holanda fizeram um bom duelo no estádio de Miyagi. Logo no primeiro ataque das holandesas, a defesa brasileira cochilou, Vivianne Miedema recebeu sem marcação, girou à frente de Érika e abriu o placar, aos dois minutos.
Mas o Brasil não se abateu e buscou o empate aos 13. Debinha recebeu o cruzamento, teve o primeiro chute travado, mas marcou na segunda tentativa. Bem distribuída em campo, a Seleção Brasileira dominou toda a primeira etapa, e quase virou em bonita cabeçada de Rafaelle nos minutos finais.
2º tempo
Assim como na primeira etapa, foi a Holanda que conseguiu seu gol primeiro. Após cruzamento pelo lado esquerdo do ataque, Miedema, de cabeça, marcou seu segundo tento na partida e colocou as holandesas novamente na frente, aos 13 minutos.
Porém, a reação brasileira foi mais rápida. Cinco minutos depois do gol adversário, Marta converteu cobrança de pênalti e colocou a igualdade no placar.
A virada brasileira veio após uma bobeira da defesa da Holanda. Nouwen recuou mal para a goleira, dando im presente para Ludmila, que driblou Van Veenendaal e marcou com o gol vazio.
Mas o Brasil não conseguiu segurar o resultado e a Holanda igualou aos 33, em cobrança de falta de Dominique Janssen no canto direito de Bárbara, que não alcançou a bola. O gol deu números finais a partida: 3 a 3.