Aguarde...

esportes

Botafogo: Após reunião com FPF, volta aos treinos segue sem data

Em reunião on-line nesta segunda (4), clubes decidiram retomar as atividades somente depois da liberação de autoridades sanitárias; saiba o que ficou definido

| ACidadeON/Ribeirao

Caso Paulistão 2020 seja retomado, Botafogo terá duas rodadas para tentar se livrar do rebaixamento (Foto: Divulgação / Agência Botafogo)
 
Após videoconferência com a FPF (Federação Paulista de Futebol), dirigentes dos 16 clubes do Campeonato Paulista 2020 optaram, nesta segunda-feira (5), por continuarem sem data para a volta aos treinos.  
 
A expectativa é de que a retomada das atividades ocorra somente depois do aval da Secretaria Estadual da Saúde.  

Até o momento, a quarentena em São Paulo está decretada até o próximo domingo (10). Um plano de flexibilização do isolamento social, contudo, depende de decisão do governador João Doria (PSDB).   
 
Retorno das atividades 
 
Representando o Botafogo, o presidente da S/A, Gerson Engrácia Garcia, esteve na reunião, realizada on-line.   
 
CLIQUE E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O ESPORTE EM RIBEIRÃO PRETO
 
Durante a videoconferência, os clubes oficializaram o acordo de somente retomarem os treinamentos em conjunto, assunto discutido no outro encontro, em abril. A medida foi acatada para não criar condições que favoreçam a alguma equipe.   
 
Verba revertida em segurança
 
Também na reunião, a FPF decidiu que irá destinar R$ 120 mil - dinheiro enviado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) como ajuda às federações estaduais - para a elaboração de um "Protocolo de Retomada do Futebol". Outra quantia de mesmo valor ainda será destinada ao estudo.  
 
Neste último caso, o dinheiro arrecadado pela FPF seria utilizado para a cerimônia dos melhores do Campeonato Paulista. Em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, a festa não irá acontecer.   

Situação delicada

Dentro de campo, o Botafogo vive momento delicado no Campeonato Paulista 2020. Com oito pontos, o time é o penúltimo na classificação geral do torneio e briga contra o rebaixamento.

Sem jogar desde o dia 13 março - na ocasião, saiu derrotado pelo Oeste -, o time de Claudinei Oliveira tem duas rodadas para tentar se livrar da zona de rebaixamento.

Caso o campeonato seja retomado, o Pantera terá pela frente o Guarani (C) e o Bragantino (F), antes do encerramento da primeira fase da competição.
 
Leia, na íntegra, a nota da FPF:  
 
- A Federação Paulista de Futebol e os clubes participantes do Campeonato Paulista Série A1 lamentam profundamente as 7.025 mortes registradas no país até este domingo e nos solidarizamos com todas as famílias que perderam seus entes;

- O futebol paulista, unido e consciente de seu papel perante à sociedade, afirma que apenas voltará às atividades quando as autoridades de saúde estadual e municipais permitirem, preservando a integridade de todos os envolvidos na organização das partidas;

- Esta coesão e o compromisso com a saúde pública também se refletem no retorno aos treinos. Em comum acordo, todos os clubes decidiram voltar aos treinamentos em conjunto, na mesma data, que será acordada assim que houver a autorização por parte das autoridades de saúde. O mesmo prazo será aplicado à equipe de arbitragem da FPF;

- A Federação Paulista de Futebol mantém contato constante com o Governo do Estado de São Paulo e enviou o Protocolo de Retomada do Futebol, produzido pela Comissão Médica da FPF, presidida pelo Prof. Dr. Moisés Cohen. O documento contém medidas preventivas e de controle para o término da competição tão logo as autoridades permitam;

- A FPF decidiu que não realizará em 2020 a tradicional Festa de Premiação dos Melhores do Campeonato. O valor que seria investido no evento será integralmente revertido para o custeio do Protocolo de Retomada do Futebol. O mesmo acontecerá em relação ao apoio financeiro recebido pela CBF, no valor de R$ 120 mil.  

Mais do ACidade ON