Aguarde...

esportes

Fahel Júnior: 'O futebol é a atividade mais segura para voltar'

Técnico do Comercial cita protocolos de segurança e fala sobre 'incoerência' na retomada das atividades comerciais; Série A3 está suspensa desde 16 de março

| ACidadeON/Ribeirao

Comercial, do técnico Fahel Júnior, é o quinto colocado na Série A3 do Paulista 2020 (Foto: Divulgação Rafael Alves / Comercial FC)
Para o técnico do Comercial, Fahel Júnior, todos os times que disputam as três divisões do Campeonato Paulista 2020 já deveriam ter voltado aos treinos.    
 
De acordo com o treinador, devido aos protocolos médicos elaborados pela (Federação Paulista de Futebol), o esporte seria a atividade "mais segura" a ser retomada.    

 
CLIQUE E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O ESPORTE EM RIBEIRÃO PRETO  

 
"Os protocolos de segurança dentro do esporte profissional são muito rígidos. É uma incoerência muito grande, pois tudo está autorizado a abrir. Em Ribeirão Preto, no caso, não está, pois a cidade ocupa a fase vermelha da quarentena. Ele [protocolo], ainda, prevê que atletas infectados pelo novo coronavírus sejam isolados do grupo. Por isso, o futebol é o lugar mais seguro para voltar ao trabalho, seguindo todos os testes e protocolos", declarou o técnico comercialino. 
 
Ainda na entrevista ao ACidade ON, o treinador também citou os impactos da pandemia sobre os times. Para ele, o futebol deveria ser tratado como qualquer outra atividade econômica. "Estão encarando o futebol como um lazer, quando ele é uma profissão como qualquer outra e que está gerando muito desemprego", afirmou Júnior.       

 
Possível retomada 
 
De acordo Fahel Júnior, o condicionamento físico dos atletas tem de ser considerado pelas entidades na hora de decidir a retomada das partidas. Ele mencionou o caso do Campeonato Alemão, onde oito jogadores se lesionaram no retorno do torneio.  
 
"Lá [Alemanha], eles tiveram um tempo maior de preparação para a volta às partidas depois de ficarem parados por três meses e, mesmo assim, tiveram problemas com lesões. Aqui, estamos sem jogos há quase quatro meses. No jogo entre Fluminense e Botafogo [neste domingo (5), pela semifinal da Taça Rio], foi nítida falta do condicionamento físico dos atletas", disse.   
 
Durante a entrevista, o técnico também falou sobre as dificuldades que o clube poderia enfrentar para conseguir testar os atletas regularmente, tarefa que é obrigatória aos times que voltam às atividades. 
 
"Os clubes da Primeira Divisão têm uma cota financeira bem maior do que a nossa. Teríamos que contar com a ajuda de patrocinadores ou, até mesmo do poder público, o que é muito difícil. Ou a federação nos ajuda ou o próprio clube vai ter de arcar com essas condições. É o preço que se paga se quiser voltar", disse Fahel.  

 
Temporada 2020 
 
A Série A3 do Campeonato Paulista 2020 foi suspensa por tempo indeterminado no dia 16 de março.   

Antes da paralisação, a equipe de Fahel Júnior defendia invencibilidade de cinco partidas. Na tabela, o Comercial é o quinto colocado, com 18 pontos, e briga pelo acesso à Série A2. 

Mais do ACidade ON