Aguarde...

esportes

Jovem campeão de Ribeirão é a nova joia do Palmeiras

Ex-Comercial, Gabriel Silva, de 18 anos, é uma das apostas de Vanderlei Luxemburgo para o ataque; 'Título do Paulista ficará marcado por gerações', comemora

| ACidadeON/Ribeirao

Gabriel Silva durante a festa palmeirense após o título do Campeonato Paulista 2020 (Foto: Divulgação / Redes Sociais)
 
Ribeirão Preto tem mais um representante no cenário do futebol brasileiro. O nome da vez é Gabriel Silva, atacante de 18 anos que foi campeão com o Palmeiras do Campeonato Paulista 2020. 

O jovem chegou ao clube Alviverde em 2015, vindo das categorias de base do Comercial. Desde então, vem sendo tratado como promessa palmeirense após conseguir números expressivos nas categorias juvenis (veja abaixo). 
 
CLIQUE E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE ESPORTE

O bom desempenho do garoto chamou a atenção do técnico Vanderlei Luxemburgo, que promoveu o atleta ao elenco profissional ainda no começo de julho.

"É a realização de um sonho. Sempre busquei dar o meu melhor na base para ter uma oportunidade como essa no time principal. Os atletas e a comissão do técnico Luxemburgo têm me ajudado bastante", explicou o jovem, em entrevista ao portal ACidade ON.   

Destaque

Na temporada passada, quando ainda estava na base, o atleta ribeirão-pretano marcou 40 gols em 46 jogos. Em sua passagem pelos times juvenis, conquistou todas as divisões do Paulista a partir do Sub-15, Copa do Brasil Sub-17 e Supercopa do Brasil Sub-17.

Gabriel também foi bicampeão do Mundial de Clubes Sub-17, em 2019, marcando um dos gols na final contra o Leganés, da Espanha.

"Tive a oportunidade de ganhar o Paulista pelo Palmeiras desde a categoria Sub-15, junto com o [Gabriel] Veron. É o principal torneio estadual do país e tem um sabor bastante agradável a quem vence. Sigo trabalhando para ter uma chance de estrear pelo profissional e contribuir com mais títulos para o clube", disse o atacante, que ainda busca fazer a sua estreia pelo time de Luxemburgo.   
 
Academia de Futebol

No Paulistão, dois jovens se destacaram no meio-campo palmeirense. Gabriel Menino, 19, e Patrick de Paula, 20, são presença constante na equipe de Vanderlei Luxemburgo.

Para o atacante de Ribeirão, ver a dupla atuar de perto tem servido de inspiração para o seu processo de adaptação ao profissional. Ele nega qualquer pressão por desempenho.

"De forma alguma [há pressão]. Ver a molecada tendo cada vez mais chances no profissional só mostra que o trabalho feito na base do Palmeiras é excelente. É uma grande motivação para a garotada e também para mim", declarou.   

 
Jovem de Ribeirão Preto treina com o elenco principal do Palmeiras desde o começo de julho (Foto: Divulgação / Redes Sociais)

 
Ao portal, Gabriel também contou como tem aproveitado para ganhar mais experiência com os treinamentos depois de ser promovido. "Tento tirar o máximo de aprendizado com meus companheiros de equipe principalmente nos treinos. É um elenco bastante unido e qualificado, e isso fez e faz a diferença nos torneio", disse o atacante, que também acumula passagens seleção de base do Brasil. .

Ainda na entrevista, o jovem afirmou que a conquista contra o rival Corinthians não será esquecida tão facilmente pela torcida do Palmeiras. O duelo, que garantiu ao Alviverde o título do Estadual após seca 12 anos, teve um pênalti a favor do Alvinegro faltando cinco segundos para o fim do tempo regulamentar.

"[O título] ficará marcado por gerações. Todo palmeirense vai lembrar dessa conquista, e estar integrado ao elenco campeão é algo indescritível por tudo o que aconteceu", afirmou.  


Contrato renovado

Com a expectativa de estrear no Campeonato Brasileiro 2020, Gabriel teve seu vínculo estendido com o Palmeiras. O novo contrato, assinado há um mês, é válido até 30 de junho de 2025. (Igor Abreu, sob supervisão de Marcelo Fontes)