Aguarde...
Voltar

esportes

Sete franceses que estiveram em Ribeirão são campeões

Lloris, Varane, Pogba, Matuidi, Griezmann e Giroud treinaram no estádio Santa Cruz na Copa de 2014, no Brasil

| ACidadeON/Ribeirao

Debaixo de muita chuva, os jogadores e a comissão técnica da França ergueram a Copa do Mundo, no domingo (15), e começaram a celebração pelo segundo título mundial (foto: Rodolfo Buhrer/La Imagem/Fotoarena/Folhapress)

Esta reportagem tem a garantia de apuração ACidade ON.  
Diga não às fake news! 


A seleção francesa conquistou a Copa do Mundo pela 2ª vez em sua história após 20 anos de espera. A glória maior foi alcançada na Rússia, no último domingo, com a vitória por 4 a 2 sobre a Croácia.  

O título foi fruto de trabalho do técnico Didier Deschamps, que iniciou no ciclo do Mundial anterior, disputado no Brasil. Naquela ocasião, os franceses tinham a preocupação de apagar a imagem de bagunça e falta de comando vista durante a eliminação na 1ª fase da Copa da África do Sul, em 2010.  

Os europeus escolheram Ribeirão Preto para se beneficiar da tranquilidade do interior. Sem poder contar com Frank Ribéry, que ficou fora do grupo por causa de uma lombalgia, Deschamps tinha em mãos um grupo que aliava juventude e experiência.  

Dos 23 convocados para a Copa de 2014, seis foram campeões do mundo agora: o goleiro e capitão Lloris, o zagueiro Varane, os meio-campistas Pogba e Matuidi e os atacantes Griezmann e Giroud.

Contato  

Durante a Copa do Mundo de 2014, os franceses solicitaram ao time do Botafogo que atuasse como seu adversário em dois jogos-treino no Estádio Santa Cruz, para dar ritmo aos atletas reservas e também para que a comissão técnica avaliasse o elenco. Técnico do Tricolor à época, Alexandre Ferreira ficou surpreso com o convite.  

"Participar do trabalho com os franceses foi fascinante. Nosso sonho é sempre estar atuando com atletas e comissão técnica de altíssimo nível. Deschamps foi muito simpático e educado e pediu apenas para que não tivesse jogadas ríspidas. Ao final do treino, ele nos agradeceu. Eles mesmos nos chamaram para ficar juntos deles e nos deram presentes", afirmou o treinador.  

Os botafoguenses receberam camisas, autógrafos e brindes ofertados pela seleção francesa após a atividade.
Ferreira vê a conquista do Mundial pelos franceses como a conclusão de um trabalho bem feito, que começou há quatro anos.  
"Na Copa do Brasil a França já teve grande papel, inclusive no jogo em que foi eliminada pela Alemanha. Eles não mereceram, por terem feito ótima partida. Depois chegaram à final da Eurocopa, perderam para Portugal, mas novamente o placar não foi justo. Agora, os seis jogadores remanescentes da última Copa foram peças chaves nesta conquista. Eles formaram a espinha dorsal", avalia Ferreira. 

REMANESCENTES DO ELENCO DA SELEÇÃO FRANCESA NA COPA DE 2014  


Oportunidade para aprender com futebol em alto nível  

O volante Lineker, hoje no Comercial, participou dos dois jogos-treino com a França, em 2014, e ficou impressionado com a qualidade técnica dos franceses. "Chegou em um momento do segundo jogo que o terceiro goleiro deles (Landreau) quebrou um galho na linha. A gente não acreditava como ele, mesmo sendo goleiro, podia jogar tão bem. Servia para ser o camisa 10 nosso de tanta qualidade. Só por essa história já dá para ter uma base do quanto eles são bons", lembra Lineker.   
"Foi mais que merecido o título mundial para a França, porque mantiveram o trabalho, o mesmo treinador, e isso para uma seleção é muito importante. Este ano ainda teve o Mbappé, que chegou como uma revelação para ajudar os seis que pudemos conhecer há quatro anos", conclui o volante.

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Mais do ACidade ON