No segundo dia de competições para o Tênis de Mesa do Brasil nas Olimpíadas, Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi disputaram suas primeiras partidas neste domingo (25).
Antes, Jéssia Yamada já havia estreado nos Jogos de Tóquio. A mesa-tenista sofreu uma derrota para a suíça Rachel Moret e foi eliminada do torneio logo na primeira rodada.
Gustavo Tsuboi avança
O mesa-tenista brasileiro começou bem a disputa do tênis de mesa nas Olimpíadas de Tóquio. Ele enfrentou o romeno Ovidiu Ionescu e conquistou uma boa vitória, por 4 sets a 1. Com isso, Tsuboi avançou para a terceira rodada da competição, quando enfrentará o nigeriano Quadri Aruna, na próxima terça-feira (27). Em sua quarta Olimpíada, Tsuboi supera a frustração dos últimos dois Jogos Olímpicos, quando perdeu logo na estreia.
O brasileiro começou bem o primeiro set e, mesmo com uma leve reação de Ionescu, conseguiu fechar em 11 a 6.
Na segunda parcial, o domínio foi do romeno. Tsuboi conseguiu reagir e diminuiu a desvantagem, chegou a virar em 9 a 7, mas acabou perdendo por 11 a 9.
O terceiro set foi marcado pelo equilíbrio, e o brasileiro, que teve que salvar dois set points com seu saque, fechou em 13 a 11.
Tsuboi demonstrou um controle mental melhor que do adversário no quarto set, quando ficou atrás quase o tempo todo. Ele chegou a perder por 9 a 7, mas virou para vencer em 11 a 9.
Perto de ser eliminado, o romeno começou o quinto set com um ritmo forte e chegou a abrir uma vantagem de 7 a 1. Tsuboi, contudo, não se entregou e fechou o jogo 11 a 9.
O próximo compromisso de Tsuboi será na segunda-feira (26), contra o Nigeriano Quadri Aruna, pelos 16 avos de final. O confronto está marcado para às 22h (no horário de Brasília).
Bruna Takahashi eliminada
Diferente de seu companheiro de equipe, a brasileira Bruna Takahashi foi eliminada em sua estreia nas Olimpíadas de Tóquio. Ela teve pela frente a francesa Jia Nan Yuan, que vinha de vitória por 4 sets a 0 sobre a egípcia Yousra Helmy e repetiu o placar em cima da Bruna.
A experiente Yuan abriu dois sets sobre a brasileira por uma margem de 11 a 7 no primeiro e 11 a 8 no segundo.
No terceiro set, Bruna até começou bem, mas rapidamente o jogo da francesa voltou a encaixar. Ao contrário da tendência que os sets anteriores apresentavam, Yuan fechou o terceiro set por 11 a 6.
Bruna empatou o quarto set quando a Yuan já somava 4 a 2 e conseguiu se manter bem próxima no placar. Porém, a francesa conseguiu fechar o placar com um 11 a 8.
Apesar de eliminada no torneio individual, Bruna ainda disputa a prova por equipes no próximo dia 1º de agosto.