A edição de 2022 da edição Bola de Ouro, prêmio entregue pela revista France Football ao melhor jogador de futebol atuando na Europa, vai ter uma novidade ligada ao maior ícone do futebol de Ribeirão Preto e um dos maiores do Brasil: Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira.
Nesta quarta-feira (21), foi anunciado o Prêmio Sócrates, distinção criada para “identificar as melhores ações solidárias realizadas no ano”, e que leva o nome de um dos maiores ídolos da história do Corinthians. A ação é uma parceria com o jornal L’Équipe e a organização internacional Peace and Sport, que reúne projetos de desenvolvimento e pacificação por meio do esporte.
Morre Augusto Balieiro da Cervejaria Walfänger de Ribeirão Preto
Veja o que o Botafogo precisa fazer para conseguir o acesso para Série B
“O futebol é um ator crucial no processo de construção da paz. É uma honra fazer parceria para este prêmio social concedido a jogadores de futebol comprometidos com o impacto social”, publicou a Paz e Esporte.
Sócrates foi escolhido pela France Football para batizar o prêmio devido à sua atuação na “democracia corintiana” durante a Ditadura Militar. Na década de 1980, o Corinthians decidiu submeter ao voto dos jogadores e funcionários todas as decisões do clube.
O novo prêmio, que será entregue na cerimônia no dia 17 de outubro, no Teatro Chatelet, em Paris, será definido por um júri que terá a participação de Raí, ídolo do PSG e campeão mundial com a seleção brasileira em 1994, irmão mais novo de Sócrates, e pelos diretores da organização Peace and Sport.
“Sócrates sempre acreditou no poder de mobilização e da transformação por meio do esporte, para tornar a sociedade mais igualitária. Ele demonstrou isso como jogador com seu combate pela redemocratização do Brasil durante a experiência revolucionária da democracia corintiana”, afirmou Raí, citado no comunicado. “Onze anos após sua morte, ele continua sendo o símbolo do campeão comprometido com um mundo mais justo”, acrescentou.
Com o prêmio Sócrates, a cerimônia da Bola de Ouro também passa a ter sete categorias, sendo elas o Troféu Kopa para o melhor jogador jovem, o Troféu Yashin para o melhor goleiro, o Troféu Gerd Müller para o artilheiro da temporada, Clube do Ano, além das tradicionais Bolas de Ouro, entregues ao melhor jogador e jogadora da temporada.
The
@lequipe group is partnering with
@peaceandsport for the creation of a societal award as part of the Ballon d’Or ceremony: the Socrates Award
#ballondor
pic.twitter.com/Q4PbtTAvSD— Ballon d’Or #ballondor (@francefootball)
September 21, 2022