A brasileira Milena Titoneli viveu uma grande saga nesta segunda-feira (26), em sua participação no Taekwondo, na categoria até 67kg dos Jogos Olímpicos de Tóquio. As atividades da modalidade ocorreram no tatame do Makuhari Messe Hall, em Shiba.
Em sua primeira luta, a brasileira superou Julyana Al-Sadeq, da Jordânia, e se classificou às quartas de final do torneio. Ela chegou a fazer a 4 a 2 durante o confronto, mas sofreu o empate no segundo round: 5 a 5. A 20 segundos do final da luta, Julyana abriu 8 a 6, mas Milena conseguiu evitar a derrota (8 a 8). A decisão foi para o tempo extra e terminou em 9 a 9.
Pelas quartas, Milena enfrentou a croata Matea Jelic e acabou derrotada, por 30 a 9. Até então, a brasileira estava eliminada, porém, de acordo com o regulamento, se a croata fosse para a decisão da medalha de ouro, Milena poderia lutar na repescagem para tentar uma vaga na disputa da medalha de bronze. E foi isso que aconteceu. Matea Jelic venceu a luta contra a norte-americana Paige McPherson, por 15 a 4, e, assim, recolocou a brasileira na competição.
Na repescagem, a brasileira não deu chances para Lauren Lee, do Haiti, e venceu por 26 a 5. A vitória credenciou a atleta a disputar o bronze em Tóquio.
A luta decisiva valendo a medalha foi contra a marfinense Ruth Gbagbi e o resultado não foi positivo. Milena foi derrotada pelo placar de 12 a 8 e deu adeus ao sonho da conquista olímpica. A medalha de ouro da categoria ficou com a croata Matea Jelic, que venceu a britânica Lauren Williams na final.
Ícaro Miguel eliminado
Em sua primeira luta nas Olimpíadas de Tóquio, Ícaro Miguel foi derrotado pelo italiano Simone Alessio, por 22 a 3. Ambos competem pela categoria até 80 quilos no taekwondo.
Assim como Milena, Ícaro aguardou a definição do seu algoz da estreia para buscar uma vaga na repescagem. Porém, o italiano perdeu a sua luta para Seif Eissa, do Egito.