Após chegar a semifinal dos 100m peito com o nadador Felipe Lima, que acabou fora da decisão da categoria, o time brasileiro de Natação conquistou mais três importantes marcas na modalidade neste domingo (25), no Centro Aquático.
No 200m livre, Fernando Scheffer e Murilo Sartori foram os representantes. Nos 100m nado costas, Guilherme Guido e Guilherme Basseto foram os competidores. Já nos 4x100m livre, quatro nadadores representaram o país: Breno Correia, Gabriel Santos, Pedro Spajari e Marcelo Chierighini.
Confira a participação dos brasileiros na Natação:
200m livre
Em mais um dia de disputas na Natação, o Brasil iniciou a categoria com Fernando Scheffer. Na quarta bateria, ele terminou sua série em primeiro lugar e conseguiu um dos melhores tempos do mundo no ano, estabelecendo um novo recorde sul-americano com 1min45s05. No classificatório geral só ficou atrás do coreano Hwang Sunwoo, que fez 1m44s62.
Na última bateria, Murilo Sartori ficou em oitavo lugar com 1m47s11 – na 24ª posição no geral. O vencedor foi o australiano Thomas Neill, com 1m45s81. Devido ao tempo de corte para as semifinais de 1m46s26, o brasileiro não seguirá na competição.
A semifinal desta categoria acontece ainda neste domingo, às 22h37 (no horário de Brasília).
100m nado costas
Guilherme Basseto foi o primeiro a pular na piscina e terminou a segunda bateria na segunda posição, com 53.84 segundos, atrás apenas do alemão Marek Ulrich, mas fez apenas o 20º tempo geral e ficou de fora da próxima fase.
Guido nadou logo em seguida, fazendo o tempo de 53.65s, mas fechando sua série na terceira colocação, atrás do chinês Jiayu Xu e do francês Mewen Tomac. O dono do melhor tempo geral foi o russo Kliment Kolesnikov, com 52.15s.
A semifinal desta categoria acontece também neste domingo, às 23h31 (no horário de Brasília).
Revezamento 4x100m livre
Os nadadores Breno Correia, Gabriel Santos, Pedro Spajari e Marcelo Chierighini participaram da disputa no revezamento 4x100m livre e conquistaram uma vaga na final desta prova nas Olimpíadas de Tóquio.
Os brasileiros estavam na primeira bateria. Eles disputaram a prova na raia três e fizeram o tempo de 3min12s59. Com essa marca, eles ficaram na terceira posição na sua eliminatória – quinto tempo no geral. O melhor tempo da classificatória geral foi da equipe italiana, que fez 3min10s29.
A final desta prova será disputada na madrugada de segunda-feira (26), à 00h05 (no horário de Brasília).