A paraciclista Mariana Garcia, nascida em Ribeirão Preto, disputa nesta quarta (4) e quinta-feira (5) duas provas na categoria handbike WH3 nas Paralímpiadas de Paris.
Em novembro de 2023, durante os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, a brasileira terminou em quarto lugar no contrarrelógio – disputa em que os participantes competem contra o relógio para completar um percurso no menor tempo possível.
Nesta edição dos Jogos Paralímpicos, a ribeirão-pretana vai realizar a prova contrarrelógio na quarta-feira (4), às 03h (horário de Brasília) e a prova de resistência na quinta-feira (5), às 04h30 (horário de Brasília).
Mariana também detém a segunda colocação no Campeonato Pan-Americano de Paraciclismo realizado na cidade de Maringá-PR, em 2022.
Superação e dedicação
Em 2009, aos 15 anos, Mariana estava na garupa de uma motocicleta quando sofreu um acidente e lesionou a coluna (T4). Na época, acreditava-se que com o auxílio do tratamento fisioterapêutico a situação poderia ser revertida em seis meses, contudo, isso não aconteceu.
Após a lesão, a atleta buscou na atividade física uma forma de cuidar da saúde e se manter ativa. Começou com natação e se dedicou por um tempo ao esporte, no entanto, se apaixonou pelo paraciclismo, em 2015.
Além do quarto lugar em Santiago e o segundo no Pan-Americano de Paraciclismo, Mariana também foi campeã no ranking nacional de paraciclismo em 2019, 2021 e 2022, conforme a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
SAIBA MAIS
Prefeitura de Ribeirão Preto abre concurso público com salários de R$ 7 mil
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM