Uma iniciativa de skatistas de Ribeirão Preto resultou em uma conquista importante para o skate da cidade. A pista Bank Skate Spot localizada no bairro Manoel Penna, na zona Leste foi premiada em uma categoria que reconhece o engajamento de pessoas em projetos que fomentam o esporte.
“É o Dye – Faça você mesmo. O skatinha tem essa característica de fazer, de não esperar cair do céu. Aqui em Ribeirão Preto mesmo, a pista pública de skate demorou 30 anos e foi inaugurada agora. E o skate só sobreviveu porque sempre teve uma galera que colocou a mão na massa, construiu e fez a cena acontecer”, disse o diagramador Ulisses Vittori, um dos idealizadores do projeto.
Construção
Iniciada a construção em 2018, a pista ainda não está totalmente pronta, mas conta com o comprometimento de um grupo apaixonado pelo esporte. Eles se revezam no dia-dia para finalizar o espaço que foi desenvolvido para atender a todos os públicos, desde crianças que estão aprendendo a praticar o skate, até atletas que não competem mais e querem se divertir.
O projeto começou pequeno e hoje já tem 30 pessoas envolvidas. “A gente que põe [dinheiro] do bolso, faz vaquinha, às vezes alguma loja doa peça, a gente faz uma rifa, faz um campeonato de melhor manobra, mas é tudo dinheiro do skate”, comenta Vittori.
O grupo reconhece que a inclusão do skate nas olimpíadas tem ajudado bastante a “quebrar” o preconceito que sempre existiu em torno da modalidade. As competições realizadas no local inclusive têm atraído mais público e hoje as pessoas do bairro reconhecem os esforços deles na revitalização do espaço, que antes era abandonado. (Com EPTV)