A Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto inaugurou a RP Skate Park, na manhã deste sábado (9), no Parque Maurílio Biagi.
O evento, que vai até as 20h, reúne 57 atividades culturais e esportivas e conta com as presença do skatista Bob Burnquist, considerado o maior atleta brasileiro da modalidade, além do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), do presidente da Câmara, Alessandro Maraca (MDB) e secretários municipais. (clique e veja)
Responsável pela assinatura do projeto, Burnquist destacou a influência do equipamento sobre os novos praticantes do esporte.
CLIQUE E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO E REGIÃO
A expectativa é que, após as medalhas olímpicas de Rayssa Leal, a “Fadinha”, Kelvin Hoefler e Pedro Barros, o skate brasileiro exporte mais talentos mundo afora, com Ribeirão participando deste processo.
“A gente está puxando o progresso. É uma pista maior do que o normal e que vem com o design e atenção minha desde o projeto. Participei como se fosse uma pista no meu quintal de casa. A ideia é que tivesse a minha atenção completa. Vai ter gente da Europa, Austrália, Estados Unidos querendo vir”, contou Burnquist, o maior medalhista dos X-Games, com 30 medalhas.
“Essa molecada que começou a andar após as Olimpíadas está esperando a pista ficar pronta. Vão começar do zero em uma qualidade muito boa. A gente vai começar a trazer não só competições nacionais, mas também internacionais pela qualidade do equipamento. Isso aqui não é uma influência para a região ou para o Brasil, mas sim uma influência internacional em construção de pista”, completou.
Até o prefeito Nogueira estreou a pista de skate. (assista ao vídeo acima)
O presidente da Associação de Skatistas de Ribeirão Preto, Sérgio Pacífico, classificou a inauguração da pista como um “divisor de águas” para a modalidade no município.
“Vai mudar não só o cenário dos skatistas que estão em busca da profissionalização, mas também daqueles que andam por hobby ou prazer. Isso vai virar um laboratório para muita gente. Desde quem quer participar de uma Olimpíada até quem quer aprender um esporte”, afirmou.
Características
Segundo a Prefeitura de Ribeirão Preto, a RP Skate Park também pode ser utilizada por praticantes de modalidades como patins e BMX.
O equipamento, construído em uma área de aproximadamente 4 mil metros quadrados, reúne espaço comum para as modalidades street e park, que fazem parte do skate.
A pista deverá receber campeonatos a partir de 2022.
O custo total foi de R$ 1.660.652,95 aos cofres públicos, informou o Executivo.