Publicidade

imovelshow

Construção civil da indícios de recuperação e levanta números de contratações no país

Setor foi o principal responsável pelo superávit de contratações; em Ribeirão cerca de 50 mil pessoas trabalham na área

| ACidadeON/Ribeirao -

 

O desemprego está entre as maiores dificuldades enfrentadas pelo Brasil nesse quase 1 ano e meio de pandemia. São mais de 14 milhões de brasileiros à procura de emprego. Felizmente, os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do IBGE, apontam que as oportunidades estão voltando a aparecer.

Entre janeiro e maio deste ano, as vagas com carteira assinada foram maiores que o número de demissões. Foram criados mais de 1,2 milhão de postos de trabalho. Desse total, mais de 22 mil foram só na construção civil. Atualmente, esse setor emprega cerca de 10 milhões de pessoas, que representam quase 12% de toda a força de trabalho nacional.

Só em Ribeirão Preto, são quase 50 mil funcionários na construção civil, de acordo com avaliação do engenheiro José Romeu Ferraz Neto, diretor do Departamento da Indústria da Construção e Mineração da FIESP. "Houve uma reação grande em Ribeirão, realmente polo importantíssimo pela sua representatividade e riqueza. Ribeirão sempre representou de 6% a 8% do consumo da mão de obra no nosso setor e só nesse primeiro semestre tivemos contratação de 5.600 pessoas".

O diretor da Fiesp explica que a cadeia produtiva da construção civil é extensa e envolve profissionais de diferentes áreas. "Envolve muitas atividades, como a procura do produto que você vai desenvolver, a localização, achar o terreno, depois tem a compra, posteriormente a execução do projeto, aprovação. Logo, surge uma cadeia enorme, desde a fabricação dos materiais, todos os processos construtivos e principalmente agregar a mão de obra para construir".

Esse ciclo da construção civil atinge o setor de serviços atrelados aos empreendimentos imobiliários. A demanda de projetos aumentou no último ano para o arquiteto Roni Paiva. "A construção civil, não só no porte grande, teve um bum, também nas pequenas construções. No ano passado estava muito difícil achar profissionais como pintor, gesseiro, pedreiro e mestre de obras. O que acontece é que como a gente pegou uma alta demanda de projetos ainda temos projetos para desenvolver esse ano tranquilamente".

O volume de empreendimentos de alto padrão em Ribeirão Preto também beneficia os arquitetos. Diante da possibilidade de personalizar as plantas, um especialista é sempre procurado para adaptar os projetos.

A cidade já tem, esse ano, 15 lançamentos de médio e alto padrão. Mas, como no restante do país, foram os imóveis atendidos pelo programa federal Casa Verde e Amarela que tiveram maior impacto na construção civil, como reforça o diretor da Fiesp José Romeu Ferraz Neto. "O carro chefe é sempre a Casa Verde e Amarela. Ela tem uma demanda maior, um público enorme e carente desse produto. Então, sem dúvida nenhuma, em todo Brasil foi o que mais cresceu, e em Ribeirão não deixou de ser essa área. Já dentro da área habitacional o médio e alto padrão são representativos. Eu tenho visto que o preço de venda ainda está muito achatado, então acho que vamos ter um período de acomodação no médio e longo prazo".

Pois é! E a infraestrutura das regiões onde os imóveis estão localizados é determinante para o futuro dos moradores e da cidade. No próximo podcast do Especial Morar Bem, vamos analisar o plano diretor de Ribeirão Pret. Não perca!

O CBN.DOC Especial Morar Bem tem a produção de Amanda Pioli. A Sonorização de Mateus Akira e Alexandre Campos. A edição e a apresentação são de Sandra Lambert.


 


Publicidade

Últimas Notícias

Paisagismo tropical ostenta texturas e cores perenes
Ribeirão Preto terá o primeiro Supermercado Copercana
Modernità, em Franca, será entregue pela Ascen em dezembro
Pioneira, Morada leva edifícios para o Parque das Oliveiras
Casa Rara e Jacuzzi exibem ideias para casa mais Wellness
Casa Rara apresenta porcelanato que elimina vírus e bactéria
Saiba os benefícios de viver na Zona Norte de Ribeirão Preto
Parque das Oliveiras atrai indústria, comércio e serviços
As melhores opções de apartamentos na Zona Norte de Ribeirão
Copercana aposta na expansão da Zona Oeste de Ribeirão Preto
Pedreschi Construtora comemora 30 anos inovando no mercado imobiliário
Entenda o que é um apartamento de qualidade Premium
Conheça a BRZ e os melhores apartamentos na Zona Norte
A Casa Rara apresenta lançamentos exclusivos da Vallvé
Banheiro transformado em espaço de relaxamento e bem-estar
Todeschini confirma presença na 3ª edição da CASACOR
Com foco em lâminas de madeira, Todeschini lança Origine II
Com responsabilidade social ativa, Todeschini faz diferença
Todeschini oferece excelência em móveis planejados
O futuro chegou a Ribeirão Preto
Especial Publicitário

Publicidade

Viu Essa?

Entenda a batalha judicial entre Virgínia Fonseca e Rezende
Em Miami, Anitta leiloa experiência no Carnaval, mas festa segue incerta no Brasil
Kanye West e Pharrell Williams curtem MPB durante desfile da Louis Vuitton; veja o vídeo

Mais notícias


Publicidade