A 23ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) chega ao seu 4º dia neste domingo (4). O evento segue até o dia 11 de agosto. A programação cultural gratuita acontece principalmente na Praça XV de Dezembro, no Centro da cidade.
O tema central da FIL neste ano é: “Cotidianos poéticos: Do épico de Camões às batalhas de rua”.
Cinco autores são homenageados: Ferreira Gullar, Carlos de Assumpção, Perce Polegatto, Sueli Carneiro e Janaína Tokitaka. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, é o patrono do evento.
Confira a programação da Feira Internacional do Livro neste domingo:
8h30 | 10h: Intervenção: Interação no mundo dos games – Games Educativos – A atividade explora conceitos de matemática, história e ciências de maneira prática e lúdica, dentro do universo dos jogos eletrônicos.
Local: CUFA – Espaço Favela – Coreto Praça XV de Novembro
8h30 | 10h: Oficina: Artesanato Afro – Cores e Raízes com Adriana Domingos – A oficina reforça a transformação de tradições em oportunidades de negócio sustentável a partir da riqueza cultural afrobrasileira, especialmente no artesanato, o que promove desenvolvimento econômico e geração de renda
Local: CUFA – Espaço Favela – Coreto Praça XV de Novembro
9h: Feira de adoção – Atividade realizada pela Secretaria do Meio Ambiente
Local: Praça XV de Novembro
10h: Apresentações Artísticas: Programa Cultura Livre (CEU das Artes) – Atividade realizada pela Secretaria do Meio Ambiente
Local: Praça XV de Novembro
10h: Apresentações Artísticas: Programa Cultura Livre (Centro Cultural Quintino II) – Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto – Praça XV de Novembro
10h: Visita Mediada – Atividade guiada por monitores que contam a história do antigo palacete da era cafeeira.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira
10h: Intervenção e debate: O rastro do meu passo · Metamorfose – Intervenção com bate-papo que aborda o perigo do descarte irresponsável de resíduos sólidos e a urgente necessidade de mudança de comportamento para reversão dessa realidade. Projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo via Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e Ministério da Cultura.
Local: Espaço Ambient de Leitura – Esplanada Theatro Pedro II
10h: Oficina de Libras com ASRP (Associação dos Surdos de Ribeirão Preto) – A atividade oferece uma introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras), proporcionando ações práticas e dinâmicas, além do ensino de alguns sinais básicos.
Local: Estande Diversidade – Praça XV de Novembro
10h: Sesc na FIL · Contação de História: Meus brinquedos de contar com Cia Clara Rosa – Atividade apresenta narrativas baseadas em memórias de infância, identidade, valores e aprendizados adquiridos a partir da natureza
Local: Tenda Sesc – Esplanada Theatro Pedro II
10h: Bate-papo: Lançamento do Livro · Uma cidade na luta pela vida – da pandemia ao 8 de janeiro com Edinho Silva – O prefeito de Araraquara aborda em “Uma cidade na luta pela vida – da pandemia ao 8 de janeiro”, seu mais recente livro, o dia a dia e os desafios enfrentados durante a pandemia de covid-19. Araraquara foi a primeira cidade do país a implantar o isolamento/lockdown para frear a contaminação da doença, tornando as iniciativas exemplos nas esferas nacional e internacional. O livro também traz uma análise sobre os desafios da gestão pública e sua atuação na coordenação de comunicação da eleição presidencial de 2022.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira – Quintal
11h: Sessão Poesia com Bruna Mitriano e Luiza Romão – Atividade reúne a poeta, atriz e slammer ribeirão- -pretana Luiza Romão e a escritora e professora carioca Bruna Mitriano, para uma troca poética envolvente com o público
Local: Theatro Pedro II – Auditório Meira Júnior
11h: Oficina: Costura Litéraria com Anderson de Lima – Atividade entrelaça histórias infantis clássicas, criando tapeçarias literárias inovadoras. A proposta explora conexões narrativas e estimula a criatividade e a prática da escrita.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira – Espaço Infantil
11h: Coral: Mania de Mulher com Grupo Feminino Zênite e Coral da USP-RP – Música popular e sacra, de diversos países, compõem o repertório desta apresentação, que reflete o trabalho de protagonismo feminino realizado pelo Grupo Zênite.
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva
11h: Sesc na FIL · Bate-papo: Literatura Infantil e o seu papel na formação de novos leitores com Blandina Franco, José Carlos Lollo e André Augusto Dias – Debate com especialistas da área sobre a importância da introdução e manutenção da leitura no cotidiano infantil.
Local: Tenda Sesc – Esplanada Theatro Pedro II
11h: Oficina: Pintura de MDF – Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com Lucimara Silva.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto – Praça XV de Novembro
11h: Bate-papo: Do cotidiano ao extraordinário e vice-versa com Ignácio de Loyola Brandão e Duarte Nogueira – O escritor, jornalista e cronista Ignácio de Loyola Brandão e o prefeito de Ribeirão Preto realizam a segunda edição de conversa sobre literatura, administração pública e cotidiano.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira – Auditório
12h: Sesc na FIL · Sarau Encontrão Poético: Poesia resistência e afeto com Betto Souza, Emaye Natalia Marques e Convidados – O público é convidado a participar deste espaço de livre manifestação poética. Vale declamação de poemas autorais ou não. O importante é ninguém ficar sem poesia.
Local: Tenda Sesc – Esplanada Theatro Pedro II
12h: Interação com o time de futebol americano de Ribeirão Preto · Moura Lacerda Dragons – Atividade realizada pela Secretaria Municipal do Esporte.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto – Praça XV de Novembro
12h30: Música caipira e declamação de poemas sertanejo por Barrinha Filho – Atividade com música e declamação de poemas caipiras ao toque de berrante; e lançamento do livro “Quanta Saudade!”, de literatura de cordel.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto – Praça XV de Novembro
12h: Interação com o time de futebol americano de Ribeirão Preto · Moura Lacerda Dragons – Atividade realizada pela Secretaria Municipal do Esporte.
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva
13h: Viajando com as Histórias – Contação de histórias realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto – Praça XV de Novembro
14h: Recreação: Pintura Facial – Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com Porão – Produções Culturais.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto – Praça XV de Novembro
14h: Contação de História: Prosa & Arte – Um vôo na imaginação – A escritora infantil narra a história de uma criança de grande imaginação, mas que estava se tornando quieta e calada, até que sua professora cria um plano para ajudá-la. O texto chama atenção para a importância da leitura na vida das crianças.
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva
14h: Sesc na FIL · Intervenção: Liberte a Poesia com Cia Clara Rosa – Os artistas Renato Souza e Susana Diniz convidam o público para abrir a gaiola e libertar poesias.
Local: Esplanada Theatro Pedro II
14h: Música: Percussão · Os Bambas – A mais antiga escola de samba registrada no Brasil leva sua história e cultura para a 23ª FIL, compartilhando sua trajetória e enriquecendo a experiência literária com a vivência do samba.
Local: CUFA – Espaço Favela – Coreto – Praça XV de Novembro
15h: Sesc na FIL · Bate-papo: Literatura indígena na contemporaneidade com Sony Ferseck e Geni Núñez – Atividade aborda a produção literária indígena brasileira em diferentes eixos, a partir das experiências das duas escritoras. Sony, da tribo Macuxi (RO), foi finalista do Prêmio Jabuti 2023. Geni, da tribo Guarani, é assistente da Comissão Guarani Yvyrupa, organização de luta por terrras no Sul e Sudeste.
Local: Tenda Sesc – Esplanada Theatro Pedro II
15h: Palestra: Cotidianos Poéticos: Da época de Camões às batalhas de rua com Nelson Jacintho – O criador do Grupo de Médicos Escritores de Ribeirão Preto fala sobre sua paixão pela poesia e aborda a evolução deste gênero literário no Brasil.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira – Auditório
15h: Salão de Ideias com Stênio Gardel – O autor cearense fala de sua trajetória literária, que inclui títulos adultos e infantis. Especialista em Escrita Literária, em 2022 foi finalista dos Prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura. Publicado também em inglês, seu romance “A Palavra que Resta” foi vencedor do National Book Awards 2023 e semifinalista do Dublin Literary Award 2024. Sua produção infantil “Bento, Vento, Tempo”, será lançada na 23ª FIL.
Local: Theatro Pedro II – Auditório Meira Júnior
15h: Clube de Leitura · A obra de Ferreira Gullar com Ana Letícia Brunelli e Adonai Takeshi Ishimoto – Encontro convida a um passeio pela obra de Ferreira Gullar — autor homenageado pela 23ª FIL —, conduzido pelos mediadores Ana Letícia Brunelli, membro da Coletiva Literária, e Adonai Takeshi Ishimoto, bibliotecário e produtor cultural.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira – Sala Casarão
15h: Bate-papo: Edifício Diederichsen com Tatiana de Souza Gaspar – A pesquisa acadêmica da arquiteta tem como tema a concepção e a trajetória do Edifício Diederichsen. Neste encontro, ela falará sobre o passado, mas também apontará os caminhos que serão percorridos durante o processo de restauro do prédio.
Local: Edifício Diederichsen
15h30: Exposição e oficina de ballet Pé no Chão – A mostra homenageia a bailarina e coreógrafa Mercedes Baptista, reconhecida por sua inovação na dança afrobrasileira com a criação da técnica ballet de pé no chão. A oficina, com o professor Flávio Sério, é aberta ao público.
Local: CUFA – Espaço Favela – Coreto – Praça XV de Novembro
16h: Contação: Trupe das Histórias – Instituto do Livro – Os contadores de histórias encantam adultos e crianças. Levam momentos de alegria e despertam o gosto pela leitura.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto – Praça XV de Novembro
16h: Oficina: Esporte como ferramenta de inclusão com Projeto Fada – Coordenada por Denilson Agostinho, a atividade convida o público para uma oficina de boxe, com equipe especializada para um aprendizado coletivo e de colaboração mútua.
Local: Estande Diversidade – Praça XV de Novembro
16h: Roda de Conversa: Explorando distopia, fantasia e ficção científica com C. P. Torber – Neste encontro, o professor e escritor Cláudio Pierini (C. P. Torber) convida o público a mergulhar no intrigante mundo de Control, Base, Omina e Eons — os quatro primeiros volumes de sua série Control. Temáticas sociais e ambientais estabelecem conexões entre ficção e realidade, no fascinante universo criado pelo autor.
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva
17h: Sarau do Instituto do Livro – Declamações, leituras poéticas e apresentações musicais têm presença garantida neste sarau, uma das formas de difusão da literatura.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto – Praça XV de Novembro
17h: Sesc na FIL · Show: Trio Mana Flor – Com formato tradicional (sanfona, triângulo e zabumba), Cimara Fróis, Carolina Guimarães e Talita Larcipretti formam o primeiro trio de forró feminino criado no Brasil. Mana Flor é premiado em festivais nacionais e internacionais, além de já ter se apresentado ao lado de artistas consagrados como Elba Ramalho e Dominguinhos.
Local: Tenda Sesc – Esplanada Theatro Pedro II
17h: Música: Cora Limã – O quarteto formado pelas irmãs Lígia (voz) e Milena de Castro (piano), Vitor Coelho (bateria) e Felipe Pedroso (baixo), apresenta repertório repleto de brasilidades e sonoridade plural, passeando por ritmos como samba, baião, ijexá e bossa nova.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira – Quintal
18h30: Apresentação musical Banda Sinfônica do Senai de Ribeirão Preto – Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com Senai de Ribeirão Preto.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto – Praça XV de Novembro
20h: Sesc na FIL · Show: Dori Caymmi – Dori Caymmi, filho de Dorival Caymmi, participa ativamente da história da música brasileira. Cantor, produtor, arranjador e compositor, suas influências principais, além do pai, foram João Gilberto, Tom Jobim e o norte-americano Barney Kesser. Aos 80 anos, seu legado é celebrado no livro “Dori Caymmi songbook: 80 anos de um cantador”, que 20H apresenta suas partituras e uma coletânea de depoimentos, histórias, informações e link para o disco digital, álbum produzido pelo Selo Sesc. O livro estará disponível para vendas na Tenda Sesc na FIL. Neste show, Dori Caymmi apresenta seu trabalho como compositor e violonista, incluindo canções de destaque como Alegre Menina, Porto, Ninho de Vespa e Desenredo.
Local: Theatro Pedro II – Sala Principal
SAIBA MAIS
MV Bill e Carlos de Assumpção falam sobre literatura, racismo e RAP na Feira do Livro de Ribeirão
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.