A 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto chega ao seu último dia de atividades no coração de Ribeirão Preto. Os grandes destaques do encerramento da programação são: Parlapatões, Bárbara Krauss e Tiago Valente.
O tema central da Feira este ano é: “Cotidianos poéticos: Do épico de Camões às batalhas de rua”. Cinco autores são homenageados: eles Ferreira Gullar, Carlos de Assumpção, Perce Polegatto, Sueli Carneiro e Janaína Tokitaka. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, é o patrono do evento.
Confira a programação da Feira do Livro neste domingo:
8h30 | 10h: Interação no mundo dos games – Games Educativos – A atividade explora conceitos de matemática, história e ciências de maneira prática e lúdica, dentro do universo dos jogos eletrônicos.
Local: CUFA – Espaço Favela · Coreto – Praça XV de Novembro
9h: Apresentações Artísticas: Programa Cultura Livre (Centro Cultural Vila Tecnológica) – Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto · Praça XV de Novembro
9h: Oficina: Fotografia na Lata – Atividade realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com Amigos da Fotografia.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto · Praça XV de Novembro
10h: Apresentações Artísticas: Programa Cultura Livre (Centro Cultural Campos Elíseos) – Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto · Praça XV de Novembro
10h: Aula aberta: RAD – Royal Academy of Dance Londres · Baby class 3-5 anos – Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo
Local: Centro Cultural Palace · Sala Multiuso
10h: Visita Mediada – Atividade guiada por monitores que contam a história do antigo palacete da era cafeeira.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira
10h: Show: GOG – Genival Oliveira Gonçalves, conhecido como GOG, é reverenciado como o Poeta do Rap Nacional, destacando-se por suas letras conscientes, politizadas e livres de palavrões. Natural de Brasília, conta com 11 discos gravados, o que o torna o artista com o maior número de obras solo do hip hop brasileiro. A atividade, organizada pelo Instituto Plural, tem como propósito discutir o empoderamento por meio da cultura hip hop.
Local: Espaço Ambient de Leitura · Esplanada Theatro Pedro II
10h30 | 15h: Contação de História: O Tom do Tambor · Homenagem a Carlos de Assumpção com Karina Gera – Atividade inspirada na vida do poeta Carlos de Assumpção (escritor homenageado na 23ª FIL) conta a história de um menino que, ao descobrir que suas lágrimas não eram vistas, aprendeu a batucar para ser ouvido. Apresentação terá presença de Carlos de Assumpção e participação do percussionista Don Antena.
Local: Espaço Usina do Saber · Praça XV de Novembro
11h: Performance · Insurgência feminina: táticas para auto percepção e empoderamento – Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com recursos do Proac-SP Edital 005/202.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto · Praça XV de Novembro
11h: Trupe das Histórias · Instituto do Livro – Os contadores de histórias encantam adultos e crianças. Levam momentos de alegria e despertam o gosto pela leitura.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto · Praça XV de Novembro
11h: Música: Coro Memorie d’Italia – A apresentação que traz um resgate da tradição italiana através da música e da alegria do canto coral.
Local: Centro Cultural Palace · Sala Multiuso
11h: Sesc na FIL · Bate-papo: Como é ser booktoker? Com Tiago Valente e Bárbara Krauss – Os influenciadores de livros estão presentes em todas as redes e têm colaborado com a descoberta de novos livros e na formação de novos leitores. Neste bate-papo, vamos falar sobre como a literatura invadiu as redes sociais e como se tornar um book influenciador.
Local: Tenda Sesc · Esplanada Theatro Pedro II
11h: Premiação Concurso literário Professora Zoraide Rocha de Freitas – A cerimônia apresenta os vencedores do 5º Concurso Literário Professora Zoraide Rocha de Freitas. Criado pela Academia Ribeirão-pretana de Letras e realizado pela Fundação do Livro e Leitura, o concurso premia duas categorias: Estudantil Regional (voltado a estudantes de escolas públicas e privadas da região de Ribeirão Preto), e Adulto (âmbito internacional).
Local: Theatro Pedro II · Auditório Meira Júnior
11h30 | 14h: Sesc na FIL · A Sanfonástica Mulher Lona com Lívia Mattos – Nesta intervenção, a multiartista Lívia Mattos veste seu próprio picadeiro e entrega ao público um miniconcerto ambulante. A narrativa acontece por meio dos sons do seu acordeão, mergulhados no universo poético do fantástico. Pesquisadora sobre música nos circos brasileiros, Lívia também é compositora e socióloga.
Local: Esplanada Theatro Pedro II
11h30: Aula aberta: RAD – Royal Academy of Dance Londres · Juvenil 9-13 anos – Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo
Local: Centro Cultural Palace · Sala Multiuso
12h: Sesc na FIL · Sarau Encontrão Poético: Poesia resistência e afeto com Betto Souza, Emaye Natalia Marques e convidados – O público é convidado a participar deste espaço de livre manifestação poética. Vale declamação de poemas autorais ou não. O importante é ninguém ficar sem poesia.
Local: Tenda Sesc · Esplanada Theatro Pedro II
12h: Oficina: Pintura de MDF com Lucimara Silva – Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com Lucimara Silva
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto · Praça XV de Novembro
13h: Viajando com as Histórias – Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto · Praça XV de Novembro
14h: Recreação: Pintura Facial – Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com Porão – Produções Culturais.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto · Praça XV de Novembro
14h30: Sarau: CPERP – Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto – Poetas e artistas da Casa do Poeta e do Escritor apresentam diversas atividades artísticas, incluindo declamações de poesia, leituras de textos literários, apresentações musicais, entre outras.
Local: Centro Cultural Palace · Auditório Pedro Paulo da Silva
14h30: Sesc na FIL · Bate-papo: Parlapatões: no ato com Cuca Nakasone e Hugo Possolo – Hugo Possolo (diretor, dramaturgo, ator e fundador do grupo Parlapatões) e Cuca Nakasone (fotógrafo, professor e autor de “Parlapatões: no ato” – livro que capta momentos da trajetória do grupo), conversam sobre a arte sem fronteiras entre o palco e a rua, a estética circense e teatral, e o engajamento político, que faz do humor e do riso instrumentos para a crítica social e de costumes.
Local: Tenda Sesc · Esplanada Theatro Pedro II
15h: Sessão Literatura e Música – Brasil e Itália com Lucas Galon, Cristina Emboaba Martina Drudi, Paulo Veiga e José Gustavo Julião de Camargo – Brasil e Itália se unem em uma sessão musical que transcende fronteiras. As melodias e palavras se entrelaçam, celebrando a diversidade cultural e criativa que une os dois países.
Local: Theatro Pedro II · Auditório Meira Júnior
16h: Música: Banda DBL com Projeto Fada – Apresentação musical dos alunos e professores da Escola de Arte Musical DBL. Interativa, a atividade abre espaço para participação do público
Local: Estande Diversidade · Praça XV de Novembro
16h: Circo: De Lucca Circus Show – Repleto de técnicas circenses como equilibrismo, monociclo girafa, escada acrobática e malabarismo, o espetáculo diverte e encanta crianças e adultos. O ator, músico e artista circense Lucas Santarosa, fundador da companhia, promove ampla interação com o público, que se sente parte da apresentação.
Local: Espaço Ambient de Leitura · Esplanada Theatro Pedro II
16h30: Show: Soberanas do Samba – Neste show, o grupo formado por Adriana Martelli, Andréa Mille, Cacau Moraes, Cintia Galan, Jennifer Pariz e Natália Brunelli homenageia grandes nomes do samba, explorando novos caminhos dentro do gênero
Local: CUFA – Espaço Favela · Coreto – Praça XV de Novembro
16h30: Sesc na FIL · Bate-papo: Grandes nomes da literatura fantástica com Felipe Castilho e Fernanda Castro – Conversa sobre os principais nomes da literatura fantástica, de tempos mais remotos aos dias atuais. O gênero sempre foi um tema envolvente por proprocinar a vivência de novos mundos e realidades inexistentes por meio das histórias e personagens que vão de mundos distópicos a criaturas míticas.
Local: Tenda Sesc · Esplanada Theatro Pedro II
17h: Palestra: Contra o identitarismo neoliberal – um ensaio de poíesis crítica pela apologia das artes com Rubens Russomano Ricciardi – A palestra é sobre o novo livro, um ensaio de “Poíesis Crítica” – uma nova epistemologia na filosofia das artes com ênfase nas questões da linguagem e das deturpações ideológicas, delimitando ainda as diferenças entre as artes e a indústria da cultura.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira · Auditório
17h: Bate-papo: Literatura e infância: a importância da fabulação · Lançamento do Livro “Samira, a saúva salvadora” com Matheus Arcaro – Neste encontro, o escritor e mestre em Filosofia Contemporânea aborda com o público a importância das fábulas no desenvolvimento da criança na primeira infância e apresenta seu novo livro infantil.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira · Quintal
17h: Oficina Literária · Instituto do Livro – Projeto de estímulo à escrita e formação de novos autores e leitores, promovendo a integração com diversas áreas em artes, visuais, dramaturgia e dança.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto · Praça XV de Novembro
17h30: Palestra: Geodiversidade e geopatrimônio na região metropolitana de Ribeirão Preto: reconhecimento e apropriação coletiva com Celso Aluísio Graminha (CIMARP) – Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com grupo de violeiros “A Viola é Minha Paixão” e Barrinha Filho.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto · Praça XV de Novembro
19h: Sesc na FIL · Espetáculo Clássicos do Circo com Parlapatões – Espetáculo reúne alguns dos mais divertidos números cômicos e circenses de diversos espetáculos da trajetória de mais de 20 anos dos Parlapatões. Um show de variedades que festeja o repertório do grupo em números para crianças, mas que também divertem os adultos.
Local: Theatro Pedro II · Sala Principal
15h: Recreação: Pintura Facial – Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com Porão – Produções Culturais.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto · Praça XV de Novembro
16h: Intervenção: Quem canta um livro encanta com G.U.T.E – Grupo Urutau De Teatro Experimental – Dois mediadores percorrem espaços com uma mala cheia de livros e instrumentos, convidando o público para uma mediação de leitura cantada. Os livros são interpretados na íntegra, transformando as palavras em melodias encantadoras. Além dos livros, cantigas populares também são apresentadas, envolvendo todos os participantes.
Local: Espaço Ambient de Leitura · Esplanada Theatro Pedro II
16h: Interação: Dr. Cãopaixão (Cães de Terapia) – Adestradores da ONG Cão Paixão conversam com o público sobre o trabalho realizado por cães terapeutas que auxiliam na interação social e coordenação motora de pessoas com deficiência.
Local: Estande Diversidade · Praça XV de Novembro
16h: Música: Samba de Coco com Chapéu De Sol- Apresentação da autêntica manifestação cultural brasileira que combina música de ritmos cativantes, dança e poesia. O samba de coco é uma celebração da vida, da comunidade e das tradições culturais afrobrasileiras.
Local: CUFA – Espaço Favela · Coreto – Praça XV de Novembro
16h: Palestra: Sou professor, mais respeito, por favor com Aline Mori, Lucimar Polo E Rafael Gil De Castro – A palestra aborda a questão da saúde mental e emocional dos professores frente às lacunas de sua formação inicial. A temática baliza a pesquisa de Aline Mori, uma das palestrantes.
Local: Centro Cultural Palace · Auditório Pedro Paulo da Silva
16h: Sesc na FIL · Oficina: Urban Sketchers – Atividade explica como funciona a comunidade de desenhadores urbanos (urban sketchers) – pessoas que praticam a arte de desenhar diretamente nos locais retratados – técnicas utilizadas, materiais adequados e como participar do grupo.
Local: Esplanada Theatro Pedro II
16h30: Sesc na FIL · Bate-papo: Literatura YA: o despertar da paixão dos jovens pela leitura com Pedro Rhuas E Paula Pimenta Mediação De Tiago Valente – Nunca a literatura esteve tão perto dos jovens, os personagens tão parecidos com eles próprios, como se estivessem vendo suas histórias serem escritas. E muitas vezes são. Com o advento do Wattpad, muitos jovens se descobriram autores e são sucesso de vendas. Por tudo isso, muitos jovens se redescobriram leitores e são apaixonados por esta literatura, tema deste bate-papo.
Local: Tenda Sesc · Esplanada Theatro Pedro II
17h: Palestra e Lançamento do Livro: Cama de Girassóis com Luiz Puntel – Cama de Girassóis é o 15º livro do escritor ribeirão-pretano Luiz Puntel, autor de romances juvenis, paradidáticos e livros de crônicas. A história gira em torno do enterro de Maria, cujas circunstâncias levantam questões sobre o tratamento dado à personagem, incluindo a recusa do padre em rezar por ela e a proibição de seu enterro ser realizado no cemitério da Igreja, apesar de sua bondade com dois velhos inválidos.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira · Auditório
17h30: Música: Banda Marcial de Guará – Fundada em 2008, a Banda Marcial de Guará é composta por 70 integrantes e 20 alunos iniciantes e tem como parceira a Usina Alta Mogiana através do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente). Filiada à FFABESP e à Associação Regional de Bandas de Ribeirão Preto, oferece conhecimento musical e cidadania, destacando-se com premiações estaduais e nacionais sob a regência dos maestros Artur Nery e Everson Nolácio e coordenação de Eliana Pinheiro.
Local: Espaço Usina do Saber ·Praça XV de Novembro
18h: Bate-papo: A saga do escritor independente nacional: como vivem, onde moram, do que se alimentam? Com Fabiana Ferraz, Cacau Braga e Flávio Karras – Uma conversa sobre a realidade dos autores brasileiros que optam pela publicação independente de obras literárias no Brasil. Serão explorados os desafios e as oportunidades que essa jornada oferece, desde a escrita e edição do livro até a divulgação e venda.
Local: Centro Cultural Palace · Auditório Pedro Paulo da Silva
18h: Lançamento do Livro Infantil: A Casa que Queria Ser Museu com Adriana Silva E Mônica Oliveira – Esta 2ª Edição do projeto Museu Literário tem, na abertura, a apresentação “Fiato Al Brasile”, da Academia Livre Música e Artes (Alma). O livro em lançamento — A Casa que Queria Ser Museu — conta a história sobre uma casa que desejava ser lembrada, mesmo com o passar do tempo. Depois de existir por 90 anos, seu desejo se torna realidade e uma nova forma de vida começa habitar sua estrutura. Voltado para a primeira infância, o livro discute questões como sonhos, projeto de vida, identidade, vida e morte; e aproxima o público infantil do universo dos museus.
Local: Museu Casa da Memória Italiana
18h: Show: Analogia de Quebrada com Vinicius Preto – Apresentação musical com o rapper, historiador e produtor cultural Vinicius Preto, fundador do grupo Zamba Rap Clube e da produtora Coisa de Preto Produções, ambas em São Paulo.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira · Quintal
18h30: Música: Bloco do Fubá – Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com Bloco do Fubá.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto · Praça XV de Novembro
19h: Sesc na FIL · Espetáculo: Os Mequetrefe com Parlapatões- Espetáculo inspirado na obra do poeta e ilustrador inglês Edward Lear, revela como a desconstrução 19H da lógica cotidiana pode abrir espaço para outras maneiras de encarar a vida. No roteiro, estruturado na vivência de situações bem comuns, os personagens provocam uma série de confusões que são tanto hilárias, como poéticas. Para público de todas as idades.
Local: Theatro Pedro II · Sala Principal
SAIBA MAIS
Câmara no interior de SP abre concurso público com salários de R$ 4 mil
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Por que Muse Maya foi desclassificada do ‘Estrela da Casa’?