- Publicidade -
Lazer e CulturaIron Maiden: Vocalista não deve chegar a Ribeirão pilotando avião da banda

Iron Maiden: Vocalista não deve chegar a Ribeirão pilotando avião da banda

Bruce Dickinson é piloto profissional e levou banda em turnês pelo mundo; Conheça a história do líder do Iron Maiden

- Publicidade -

- Publicidade -

 

O piloto e vocalista Bruce Dickinson – Foto: Divulgação/Iron Maiden

O Iron Maiden desembarca em agosto no Brasil com a nova turnê “Legacy of the Beast”, com shows agendados no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Ribeirão Preto – veja os dias abaixo.

Ícone do heavy metal mundial, Iron Maiden também é lembrado pelo lado eclético do vocalista Bruce Dickinson, também piloto da banda.  

E não é qualquer avião que Bruce pilota, mas sim o famoso Ed Force One, nome dado em alusão ao mascote da banda, Eddie, e ao avião presidencial dos Estados Unidos, o Air Force One (Força Aérea Um).  

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM – Iron Maiden: Venda de ingressos ao público geral começa quinta

Um dos aviões usados em turnês pelo mundo foi um Boeing 747, personalizado com o nome da banda [veja abaixo]. O avião quadrimotor é um dos gigantes da aviação mundial com capacidade para transportar até 465 passageiros. 

No caso do Iron Maiden, ele era ideal para carregar as toneladas de equipamentos e bagagens dos integrantes e equipe. O avião era alugado da Air Atlanta Icelandic e, ao fim da turnê, foi devolvido a companhia aérea da Islândia.

Nas turnês anteriores de 2008 a 2009 e 2011, a banda também usava um modelo 757 –  um pouco menor, mas que também impunha respeito. 

A banda ainda não confirmou se irá alugar um avião desse porte na nova turnê, especialmente, na viagem ao Brasil. O primeiro show da turnê está marcado para o dia 22 de maio, na Arena Zagreb, capital da Croácia. 

O famoso Ed Force One, Boeing 747 – Foto: Divulgação/Iron Maiden

Parada no Aeroporto Leite Lopes 

Bruce Dickinson pode chegar a Ribeirão Preto pilotando o avião da banda? Pouco provável. Em entrevista à agência de notícias Associated Press no começo deste ano, o músico disse que continuará voando com o Ed Force One, mas não na cabine de comando.  

“Veja, eu tenho 63 anos – farei 64 anos em agosto. Você sabe que, quando você chega aos 65, se você é um piloto de avião comercial, eles apenas te levam lá para a parte de trás e te chutam para fora, certo?”, disse em tom de brincadeira se referindo às regras de aposentadoria forçada da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO). 

Outro motivo, que impediria o gigante Ed Force One de descer em Ribeirão Preto, é a dimensão da pista do Aeroporto Leite Lopes, que não comporta esse tipo de avião modelo 747, nem mesmo o 757.  

Em nota ao portal acidadeon, a Rede Voa, informou que aeroporto opera atualmente com os seguintes modelos: EBM E2, EBM 195, ATR 72, A319, A320, A321, A737 700, B737 800 e B737 800; além de aeronaves executivas.    

Minidocumentário mostra rotina de viagens e shows do Iron Maiden – Foto: Divulgação/Iron Maiden

A história de Bruce Dickinson na aviação

A banda Iron Maiden foi formada em meados de 1975, mas Bruce assumiu o vocal em 1981, com a saída do vocalista original Paul Di’anno. 

Na metade da década de 1990, Bruce fez o curso de pilotagem e se tornou piloto profissional. Durante uma pausa dos shows, ele foi contratado pela Astraeus Airlines, uma companhia britânica de voos comerciais, que operou até 2011.

Em um dos voos mais famosos dele, o comandante heavy metal, torcedor do West Ham, levou o time do Liverpool para um jogo contra o Napoli, na Europa League de 2010. 

E não para por aí, o vocalista ainda tem uma empresa de avião, a Caerdav, especializada no reparo de Airbus 320 e Boeings 737, além de formar novos pilotos e disponibilizar consultorias para o ramo de aviação comercial. 

Iron Maiden

Iron Maiden (Donzela de Ferro) conquistou em quase cinco décadas, milhões de fãs em todo o mundo. São mais de 100 milhões de discos vendidos e mais de 2.000 apresentações em 63 países. 

A nova turnê “Legacy of the Beast” continua com o lançamento de Senjutsu, o próximo álbum da banda, o 17º de sua trajetória.  

Os shows deste ano no Brasil acontecem em Curitiba (27 de agosto), Ribeirão Preto (30 de agosto), Rio de Janeiro (2 de setembro) e São Paulo (4 de setembro). 

A última vez que a banda esteve no Brasil foi em 2019, quando se apresentou no estádio do Morumbi, em São Paulo, além de Porto Alegre e Rio de Janeiro. 

Iron Maiden desembarca no Brasil em agosto – Foto: Divulgação/Iron Maiden

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -