- Publicidade -
Lazer e CulturaRibeirão Preto recebe Festival de Ideias a partir do domingo

Ribeirão Preto recebe Festival de Ideias a partir do domingo

Primeiro dia do evento, tem debate com o ecólogo Philip Fearnside, o jornalista Zuenir Ventura, o documentarista Leo Otero e apresentação do corpo de dança Alma

- Publicidade -

 

Jornalista Zuenir Ventura vai marcar presença (Foto: Bianca Pimenta)

A preservação da floresta Amazônica é um sonho? Chegaremos ao dia em que nosso maior bem ambiental estará à salvo da ganância destruidora, observada diariamente por olhares perplexos, seja no Brasil ou na comunidade internacional? Essas são algumas das perguntas que o ecólogo Philip Fearnside vai responder no dia 25 de abril (domingo), na abertura da programação do projeto “Revolução Poética – Festival de Ideias”, promovido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. 

- Publicidade -

Para discutir essas questões junto ao ecólogo, irão compor o debate do tema “Sobre as velhas utopias”, a mestre de cerimônia da noite e presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves; a arquiteta e urbanista Marcela Cury Petenusci, o diretor institucional do Instituto Terroá, Daniel Bellíssimo, e Isabela Luciano, participante do projeto NAU, uma iniciativa do Instituto SEB para apoiar jovens na conquista de um emprego. 

Abrindo a noite, às 19 horas, antes da fala de Philip Fearnside, será exibido um filme do documentarista Leo Otero. Em “Pioneira Luta”, ele explora o tema de uma das utopias mais antigas que temos na humanidade, que é a disputa pelo direito à terra, que remonta há milênios e gera guerras até hoje.
 
Às 21h30, será a vez do projeto Alma (Academia Livre de Artes e Música de Ribeirão Preto) apresentar o espetáculo “Conglomerados Utópicos, Distópicas Paisagens”, com a participação de alunos de seu corpo experimental de dança. 

Logo em seguida, será a vez do jornalista e escritor Zuenir Ventura, autor de livros como “1968 – O ano que não terminou”, “Cidade Partida” e “Chico Mendes – Crime e castigo”, apresentar a sua visão sobre o tema. Para ele, a própria utopia sempre foi algo irônico, já que o filósofo Thomas More, autor do livro “Utopia”, apresentava o cenário de uma sociedade em que todos seriam felizes e ricos. “Porém, o próprio criador desse paraíso utópico morreu infeliz, preso e executado na Torre de Londres”, situa Zuenir. 

Para compor o debate com Zuenir Ventura, estarão presentes a MC da noite de abertura do evento, Dulce Neves, a jornalista Yara Racy, o Dr. Marcos Câmara de Castro, que é professor da FFCLRP-USP e um dos integrantes do projeto Alma, e Rhaianne Aguiar, participante do projeto NAU.
 

Revolução Poética 

- Publicidade -

O evento “Revolução Poética – Festival de Ideias” será realizado entre 25 e 27 de abril, das 19 às 23 horas, no Instituto SEB A Fábrica. O evento terá transmissão on-line, sem participação do público. Os palestrantes, assim como os espectadores, estarão em suas casas, participando e acompanhando virtualmente. 

O projeto tem em sua base as ideias e reflexões do antropólogo, filósofo e sociólogo francês Edgar Morin, homenageado especial da 20º edição da FIL (Feira Internacional do Livro), que será realizada em agosto.

 
SERVIÇO
O que: “Revolução Poética – Festival de Ideias”

Data: 25 a 27 de abril de 2021
Horário: 19h às 23h
Transmissão: www.fundacaodolivroeleiturarp.com e nos seus canais nas redes sociais.
 
Programação completa: 

25 de abril – domingo
Tema: “Sobre as velhas utopias”
– Filme “Pioneira Luta”, de Leo Otero | a partir das 19h
– Debate sobre o tema com Philip Fearnside (ecólogo) | a partir das 19h30
Tema: “Sobre as novas utopias”
– “Conglomerados utópicos, distópicas paisagens”, com Academia Livre de Música e Artes – Alma | a partir das 21h
– Debate sobre o tema com Zuenir Ventura (jornalista e escritor) | a partir das 21h30
 
26 de abril – segunda-feira
Tema: “A utopia realizada”
– “Cidade das Mulheres”, com Tânia Alonso e Thais Foresto (contadoras de histórias) | a partir das 19h
– Debate sobre o tema com Alexandre Ribeiro (escritor) | a partir das 19h30
 
Tema: “A maior das utopias”
– “Devaneios”, com De Lucca Circus | a partir das 21h
– Debate sobre o tema com Manuela Salau Brasil (coordenadora técnica da IESol/UEPG) | a partir das 21h30
 
27 de abril – terça-feira
Tema: “Necessidades poéticas do ser humano Utopia?”
– “Vozes Bússolas: Poesia como arte do risco”, com Coletiva Sarau Disseminas e Ni Brisant (educador e escritor) | a partir das 19h
– Debate sobre o tema com Alfredo Pena-Vega (sociólogo, professor e pesquisador do Centre Edgar Morin) | a partir das 19h30
 
Tema: “Por uma outra globalização Entre utopias e distopias”
– “Do lado de cá”, com Leser MC (músico e produtor cultural) | a partir das 21h
– Debate sobre o tema com Maria Adélia de Souza (professora universitária e geógrafa) | a partir das 21h30

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -