A Netflix anunciou nesta terça-feira (23) que passará a cobrar os usuários brasileiros que compartilham suas senhas na plataforma com outras pessoas. A taxa cobrada pela empresa será de R$ 12,90 por mês e tem o objetivo de reparar o prejuízo que o streaming tem com a prática. Entenda como vai funcionar:
Compartilhamento de senha
O titular da conta ainda poderá compartilhar, sem cobranças extras, sua senha com pessoas que moram em sua residência. Para isso, o administrador deve definir uma “residência Netflix”, funcionalidade que reúne todos os aparelhos conectados no mesmo Wi-Fi que o principal dispositivo usado para assistir ao streaming.
Em caso de viagens, os clientes ainda terão a oportunidade de requisitar um código temporário, que permitirá o login. No novo local, a pessoa terá acesso a conta por sete dias consecutivos.
LEIA MAIS
Dez dicas para você curtir o festival João Rock em Ribeirão Preto
Tudo sobre o Forró da Lua Cheia que acontece na região de Ribeirão
Cobrança extra
Já para compartilhar as senhas com terceiros, os usuários dos planos padrão e premium deverão pagar R$ 12,90 mensais. Porém, assinantes do plano básico não poderão adicionar contas extras.
Apenas o titular da conta poderá fazer a solicitação de um ponto extra e o terceiro só conseguirá ativar se estiver no mesmo país em que a conta foi criada. O plano padrão poderá ter um assinante extra e o premium dois.
De acordo com a plataforma, o assinante extra terá seu próprio perfil, conta e senha, mas não poderá criar perfis adicionais.
Além disso, ele terá acesso a mesma qualidade de vídeo que o titular e poderá baixar filmes e séries em um aparelho de cada vez. Também será possível usar o serviço em casa e durante viagens em outros aparelhos conectados à internet.
Notificação
Ainda não se sabe como a plataforma vai notificar os usuários que estiverem compartilhando suas senhas. Mas em países onde a medida já está valendo, a empresa recomenda a verificação dos acessos de fora da residência e o encerramento das sessões, caso o titular não deseje pagar pela taxa extra.
Para isso, o administrador da conta deve entrar na plataforma por um computador e acessar a opção “Gerenciar acesso e aparelhos”. Em seguida, o usuário pode conferir todos os acessos feitos com a conta e encerrar as sessões de fora da residência.