Para marcar as comemorações dos 167 anos de Ribeirão Preto, o acidade on inicia, nesta segunda-feira (12), a publicação de uma série com curiosidades e dados históricos da cidade. O aniversário é em 19 de junho.
Ao todo, serão publicados 24 conteúdos, até o dia 19 de junho. Vamos falar de prédios históricos, de tradições, de números e de costumes dos moradores de Ribeirão Preto.
Nesta primeira publicação, vamos explicar a origem do coração de Ribeirão Preto – região que hoje conta com o Quarteirão Paulista e a Praça XV de Novembro. Confira abaixo:
A origem do Centro de Ribeirão
A Praça XV de Novembro, tombada desde 1985, junto com a Praça Carlos Gomes, ambas na região central de Ribeirão Preto, compõe uma região de grande circulação e marco de grandes eventos. O que pouca gente sabe, porém, é o quanto a área sintetiza o desenvolvimento da cidade desde sua fundação.
Por aquele pedaço no Centro, onde ocorre a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, já passaram uma Igreja pioneira, um teatro patrocinado pelo café e até um bar que iniciou a concorrência entre cervejarias.
Em 1868, a Vila de São Sebastião de Ribeirão Preto fez uma Igreja Matriz. Localizado onde agora é a fonte luminosa da Praça XV, este edifício religioso foi o epicentro em torno do qual foram traçadas as primeiras vias e atividades culturais, iniciadas com missas e procissões.

Em 1897, a Praça Carlos Gomes era um terreno público, no qual grandes cafeicultores construiriam o primeiro palco de luxo da cidade, o Teatro Carlos Gomes (demolido em 1947).
Em 1917, com a matriz demolida desde 1905 (as duas torres foram afetadas por cupins e o local substituído pela atual Catedral), parte do largo foi grilado pela Câmara para construir o Palácio do Rio Branco, sede da Prefeitura até 2022.
Onde estava matriz foi erguido nada menos que um bar, da Cervejaria Antarctica, que chegara à Ribeirão em 1911, três antes da Companhia Cervejaria Paulista (CCP). Em 1927, a CCP compraria boa parte do outro lado das praças e mostraria seu poder, presenteando a cidade com o Quarteirão Paulista.
VEJA TAMBÉM
Quem pode participar do leilão de 79 áreas da Prefeitura de Ribeirão
Qual foi o resultado do segundo leilão de hotel histórico de Ribeirão