Aguarde...

Lazer e Cultura

Em projeto, Cineclube Cauim oferece sessões gratuitas de cinema

Cine Formação tem como foco atrair e levar público ao cinema; escolas, ONGs, associações e sindicatos podem usufruir de ação

| ACidadeON/Ribeirao

Com o intuito de atrair e levar o cinema para a população, o Cineclube Cauim, de Ribeirão Preto, oferece o projeto Cine Formação.   

Segundo Fernando Kaxassa, um dos fundadores do Cineclube e atual presidente, durante a primeira metade de 2018, a entidade sem fins lucrativos, recebeu 160 mil visitantes entre escolas públicas de 25 cidades da região, além de instituições, ONGs, sindicatos e associações de bairro.

E com a meta de levar o cinema para 400 mil pessoas por ano, o projeto do Cine Formação segue necessitando de doações. "Nosso projeto é de lei de incentivo federal, então podemos arrecadar até R$ 600 mil para ele e com apenas 30% arrecadado já alcançamos quase 50% do projeto. Agora estamos abertos para a captação, estamos entregando para as empresas para seguir nesses próximos seis meses", explica.  

Kaxassa também comenta que as exibições são realizadas nos horários que melhor se encaixam na agenda das escolas e associações, fazendo com que todos possam desfrutar do Cine Formação. "Neste mês tivemos um dia em que fizemos seis sessões no mesmo dia, entre escolas e associação de moradores. Também muitas vezes as escolas ligam falando que estão dando aula sobre determinado assunto e, por sermos uma ONG (Organização Não-Governamental) conseguimos alugar filmes para exibir para os estudantes".

Quando questionado sobre a importância do Cine Formação, o presidente explica que isso ajuda a formar um público de cinema e cultural. "Queremos trazer o maior número de pessoas de graça ao cinema, mostrando principalmente filmes nacionais", diz Kaxassa.

Para participar

Qualquer instituição de ensino pode associar-se ao projeto. Basta solicitar a participação ao Cauim por meio de ofício assinado pelo responsável legal da instituição ou entidade, informando a quantidade de alunos que serão atendidos. O Cineclube envia um ônibus para a locomoção das crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

Caium tem história

O Caium foi fundado em 1979 e é uma entidade sem fins lucrativos mantida por convênios estadual, municipal e federal, incentivos das leis Rouanet e Proac, além de parcerias com empresas. Ao longo de seus 38 anos, o cineclube se envolveu em diversos projetos, como o "Apadrinhe uma Instituição", e já é considerado um patrimônio cultural de Ribeirão Preto por ser um espaço de circulação e formação de público para o cinema na cidade.

O Cineclube Cauim fica na Rua São Sebastião, 920, Centro. Para mais informações, é possível entrar em contato por meio do telefone (16) 3441-4341.

Mais do ACidade ON