Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Lazer e Cultura

Literatura ambulante disponível nas ruas de Ribeirão Preto

Projeto cultural que recebe livros doados e devolve uma nova leitura para o doador passa três dias em Ribeirão Preto antes de seguir para outras cidades do País

| ACidadeON/Ribeirao

A Máquina de Livros:Troca de livros pode ser feita até o final da tarde de hoje, na praça XV de Novembro, no Centro de Ribeirão Preto (foto: Matheus Urenha / A Cidade)


Até o fim da tarde de hoje, a Praça XV de Novembro é ponto de encontro para os apaixonados por livros que querem ampliar o repertório de leitura. Rodando 15 mil quilômetros e passando por 21 cidades em 13 estados brasileiros, o projeto "A Incrível Máquina de Livros" traz a proposta de leitura consciente, onde o leitor doa um livro para o carro ambulante, e este lhe entrega aleatoriamente um novo livro.  

O projeto surgiu da parceria da agência Infinito Cultural com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) em 2012, durante a Bienal do Livro de São Paulo. Um protótipo da máquina foi criado para testar sua viabilidade, mas somente cinco anos depois é que aconteceu a primeira temporada em algumas cidades do interior paulista. Este ano, devido a patrocínio, teve temporada nacional.

Valorização do livro  

"Em um mundo cada vez mais conectado e digital, é de extrema importância trazer a relevância dos livros na educação e formação, de uma forma leve e descontraída. A proposta é trabalhar o lúdico e despertar o interesse pela leitura a partir da valorização do objeto livro" explica Fauze Jibran, integrante da agência Infinito Cultural e idealizador do projeto.  

Gratuita e aberta à participação de qualquer pessoa, a máquina recebe livros de categoria adulta e infantil, com um limite de três livros por pessoa. Como serão repassados a outros doadores, não são aceitos gibis, livros didáticos e obras técnicas.  

Seguindo viagem por Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Blumenau (SC), Curitiba (PR), Londrina (PR), São Paulo, Guarulhos, Campinas, Barueri e São Bernardo do Campo (SP), a boa repercussão do projeto traz a sensação de dever cumprido. "Ver a participação e engajamento de tantas pessoas é acreditar que projetos culturais trazem inúmeros benefícios à sociedade.   

Recebemos muitas manifestações de apoio, de pessoas que vão até a máquina e participam efetivamente do projeto", comemora Fauze.  

Presente na cidade desde domingo (24), o grande objetivo é fazer com que aconteçam temporadas frequentes por todo o País. "É nosso grande sonho. O Brasil ainda tem mais de cinco mil cidades que poderiam receber o projeto", observa Fauze. (Bruna Zanatto, com supervisão de Angelo Davanço) 

"O maior intuito é atrair a atenção das pessoas para a importância da leitura e do objeto livro. Num país que investe muito pouco em projetos de literatura, resgatar o prazer de ler de uma forma moderna e lúdica é fundamental. Até agora ultrapassamos todas nossas expectativas. A passagem da máquina pelas cidades foi um sucesso" (Fauze Jibran
Idealizador do projeto) 

Serviço  

A Incrível Máquina de Livros
Quando: Último dia hoje, das 9h às 18h
Onde: Praça XV de Novembro (Centro)
Grátis.

QUER CONTINUAR LENDO ESTE CONTEÚDO E MUITOS OUTROS? FAÇA SEU LOGIN OU CADASTRE-SE

Informe seu e-mail e senha cadastrados para ter acesso a todo conteúdo do site:

ainda não tem cadastro?
QUER LER ESSE CONTEÚDO? CADASTRE-SE

Informe seu Nome, E-mail e senha para se cadastrar no Acidade ON

Quero ser informado sobre promoções e ofertas do Acidade ON e seus parceiros
Aceito os Termos de Uso do Acidade ON

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também