Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Lazer e Cultura

Magia do Castelo Rá-Tim-Bum em Ribeirão Preto

Aberto a partir desta quinta-feira (28) para visitação, mostra no Shopping Iguatemi traz cenários e personagens do programa educativo de maior audiência no País na década de 1990

| ACidadeON/Ribeirao



Conhecido como um dos maiores programas produzidos pela TV Cultura de 1994 a 1997, com criação do diretor Cao Hamburger e do dramaturgo Flávio de Souza, o Castelo Rá-Tim-Bum ficou eternizado na memória de muitas pessoas que assistiram sua transmissão. Durante dez dias, o público pode reviver as histórias dos episódios na exposição presente no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto.  

A exposição atraiu 900 mil visitantes na capital paulista. Mesmo menor, a visitação em Ribeirão não perde seu encanto. A estrutura recria 24 ambientes em 500 metros quadrados, com 10 bonecos - entre mecânicos e estáticos - e 18 figurinos, além da recepção feita pelo próprio porteiro e da mostra dos cenários usados em cena, como a cozinha do castelo, o quarto de Nino e da bruxa Morgana, a Biblioteca com o Gato Pintado e a Árvore com a cobra Celeste, podem ser vistos.  

Na mostra, quadros do programa também foram contemplados. O laboratório de Tíbio e Perônio, o ninho dos passarinhos João de Barro e as Patativas com seus vários instrumentos musicais. Personagens queridos do público como o Ratinho, o Fura-Bolo e toda a turma da Dedolândia completam a experiência. (Bruna Zanatto, com supervisão de Angelo Davanço) 

Fãs podem "conhecer" a Penélope com projeção da atriz em exposição do Castelo Rá-Tim-Bum
  

Três coisas imperdíveis na exposição  

1 - Os hologramas em formato real de Nino e Penélope.  

2 - Os figurinos originais usados pelos personagens do programa e dos quadros que o complementavam.  

3 - O Beco do Mau, com os bonecos Mau e Godofredo em um ambiente pouco iluminado, aromatização e caracterização semelhante a esgoto e luzes em formato de barata correndo pelo chão.  

Lembranças de um legado  

Em entrevista ao A Cidade na pré-abertura da exposição, o manipulador e dublador do fantoche Celeste, Álvaro Petersen Jr, lembra que mesmo sabendo da importância do projeto, os envolvidos não tinham dimensão do sucesso.  

"Foi feito um programa atemporal com todos os conceitos infantis e grande elenco que consagrou a manipulação de bonecos na TV brasileira", conta Álvaro.  

A atriz Ângela Dippe, intérprete da jornalista Penélope no programa, relembra os momentos de gravação com os colegas, reviver a caracterização da personagem e ser assediada pelos fãs.  

"Eu ando na rua e as pessoas me reconhecem falando: Nossa, você fez parte da minha infância, Eu virei jornalista por causa da Penélope, Eu adorava Castelo Rá-Tim-Bum, eu quero que meus filhos assistam hoje, então é sinal que o programa é tipo um clássico não datado. Tem crianças que até hoje não viram Castelo Rá-Tim-Bum e quando viram a exposição, se maravilharam", conta Ângela, que descobriu na exposição referências de literatura, poesia, pintura, arquitetura e moda passados pelo programa para as crianças, que consumiam e aprendiam de forma lúdica.   


Serviço:  

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum
Onde: Shopping Iguatemi Ribeirão Preto Piso Superior (avenida Luiz Eduardo Toledo Prado, 900)
Visitações: Terça a sexta-feira, das 14h às 20h30 (início da última sessão) | 
Sábado, das 10h às 21h30 (início da última sessão) |  
Domingo, das 12h às 20h (início da última sessão)
Ingressos: www.exposicaocasteloratimbum.com.br e na bilheteria física do shopping.
Valor: R$ 20,00 (meia-entrada, R$ 10,00)
Classificação livre

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também