Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Lazer e Cultura

Confira destaques da programação na Feira do Livro em Ribeirão

Veja as principais atrações da programação da feira que vai de livros a música, teatro, circo, intervenções e bate-papo

| ACidadeON/Ribeirao

 


Em sua 19ª edição, a Feira do Livro de Ribeirão Preto é uma das atrações mais esperadas pelos moradores ao longo do ano. Com a temática "Entre Uma História e Outra, Uma Nova História Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável", a feira tem sua abertura no dia 8 de junho (sábado) e segue com diversas programações até o dia 16 (domingo). Confira alguns destaques dos eventos que acontecem nesses dias de feira.  
11/6 (terça)  

Salão de Ideias - Com Luiza Romão, 9h30
A poeta, atriz, slammer e arte-educadora discutirá seu livro "Sangria", além da influência do feminismo e do spoken word em sua produção poética. Durante o bate-papo, também haverá performance ao vivo. Formada em Artes Cênicas, Luiza Romão também escreveu "Coquetel Motolove" e já participou de inúmeras antologias virtuais e impressas de poesia contemporânea. Seu projeto multi-artístico "Sangria" circulou por diversos estados brasileiros e países latino-americanos.
Local: Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior (Rua Álvares Cabral, 370, Centro).  

Teatro - As presepadas de Damião, 10h e 15h30
Com Damião e Cia. de Teatro. O espetáculo narra a saga do herói errante Damião, um homem pobre, amigo da vadiagem, esperto e generoso, que viu sua vida - e de toda a humanidade - transformada após a visita de dois misteriosos viajantes.
Local: Esplanada do Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370, Centro).  

Oficina poética - lettering em placa de madeira, 15h
Com Cristiane Cordeiro. Os participantes são levados ao mundo da escrita por meio de técnicas de caligrafia, utilizando como suporte, placas de madeira, que também serão customizadas com a utilização de diversos materiais. Capacidade máxima: 30 pessoas.
Local: Espaço Sustent Arte (Praça XV, próximo a Rua Visconde de Inhaúma, Centro).  

12/6 (quarta)  

Apresentação artística - Feira de teatro lambe-lambe, 9h
Apresentação simultânea de diversas caixas lambe-lambe. A feira foi idealizada como um ponto de encontro dos integrantes do coletivo Teatro de Caixeiros - uma intervenção que apresenta suas caixas e respectivas histórias em miniatura.
Local: Sesi (Dom Luís do Amaral Mousinho, 3465, Castelo Branco).  

Salão de ideias - Com Amara Moira, 9h30
Com a visibilidade que pessoas trans vêm conquistando, junto ao fato de estarmos começando a nos fazer presentes no universo acadêmico, o debate em torno dessas identidades passa a afetar cada vez mais a maneira como pensamos a literatura. A professora Amara Moira, travesti, feminista e doutora em teoria literária, aborda a visibilidade que as pessoas trans vêm conquistando e a presença que começam a fazer no universo acadêmico. Amara é autora do livro autobiográfico "E Se Eu Fosse Puta" e de "Vida Trans - A Coragem de Existir".
Local: Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior (Rua Álvares Cabral, 370, Centro).  

Sarau - Slam rachão poético, 17h30
Com Rodrigo Ciríaco. Slam Rachão Poético é a primeira batalha de poesia de equipes do Brasil. Textos autorais de até 3 minutos, avaliados pelo público. Arte e ginga, gols de letra e muita rima. Vale vaga para a final estadual. Aqui não basta ser bom, tem que saber jogar: rachão!
Local: Tenda Sesc - em frente ao Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370, Centro).  

Espetáculo musical - Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto, 20h30
Fundada em 1921, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) caminha para completar 100 anos. É uma das orquestra profissionais mais antigas em atividade no Brasil, tendo realizado mais de 1.550 concertos oficiais, além de inúmeras apresentações com diferentes formações. Em março de 2019, a Sinfônica anunciou seu reposicionamento e adotou o nome de Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto, estabalecendo uma conexão direta com os 34 municípios da região metropolitana. A OSMRP possui vários projetos entre eles "Projeto Tocando a Vida", "Série Juventude Tem Concerto", "Ensaio Aberto", "Música Solidária", "Música nas Igrejas", "Ciranda Sinfônica", "Série Concertos Internacionais" e "Série Concertos Especiais".
Local: Theatro Pedro II - Sala Principal (Rua Álvares Cabral, 370, Centro).  


13/6 (quinta)  

Oficina - Fotoleitura, 9h às 13h

A intervenção é semelhante a fotonovelas, na qual os participantes criarão suas próprias histórias em formato de HQ com objetos, brinquedos e fragmentos de textos literários, usando máquina fotográfica ou aparelho celular.
Local: Gabinete de Curiosidades e Habilidades em frente à Esplanada do Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370, Centro).   

Intervenção - Batalha literária: empoderamento feminino, 10h
Com Sarau Disseminas e alunos da E.E. Cônego Barros. Como fruto de oficinas desenvolvidas ao longo do mês, a batalha traz à tona rimas que descrevem e despertam para o entendimento do universo feminino, contribuindo para a desconstrução do machismo e o fortalecimento da luta das mulheres.
Local: Tenda Sesc em frente ao Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370, Centro).  

Teatro - Sonhos de uma noite de verão, 14h30
Com a Cia do Abração. Quatro idosos contadores de histórias, que neste momento se encontram a serviço do Sr. Milkshakespeare, utilizam-se de objetos para contar a história dos encontros e desencontros de dois casais.
Local: Tenda Sesc em frente ao Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370, Centro).  

Show - Refazendo Gonzaguinha - com Fernanda Marx, 20h
A intérprete Fernanda Marx traz novos arranjos e interpretações das canções do cantor e compositor carioca, Gonzaguinha. O espetáculo resgata a vasta obra do artista, que ficou eternizada em sua voz e também nas vozes de outros intérpretes. O show integra o projeto Território Sesi SP de Arte e Cultura, que visa incentivar e difundir a produção artística regional.
Local: Sesi (Rua Dom Luís do Amaral Mousinho, 3465, Jardim Castelo Branco Novo). 

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON