Aguarde...
Voltar

Lazer e Cultura

Eternizada em fanzine: Biblioteca Padre Euclides recebe homenagem

Projeto Encontros Plures é responsável pela produção do fanzine em memória ao centenário da biblioteca produzido por dezenas de pessoas

| ACidadeON/Ribeirao

Fanzine de 24 páginas foi produzido por 19 pessoas e eterniza história da biblioteca (Foto: divulgação).
Aos 116 anos, a Biblioteca Padre Euclides é conhecida como um dos grandes patrimônios na memória do ribeirão-pretano. Apesar das dificuldades financeiras passadas para se manter desde o ano passado, o local é homenageado através de 24 páginas que contam sua história de uma maneira diferente dos livros, o fanzine.  

Resultado de uma Oficina de Fanzines coordenada pelo jornalista e fanzineiro Ângelo Davanço, em junho deste ano, na biblioteca, a brochura trabalhos de ilustração, quadrinhos, colagem e poesia. Produzido no 5º Encontros Plures Moura Lacerda, o trabalho será lançado neste sábado (12), considerado o Dia Nacional do Fanzine.  

O trabalho de produção passou pelas mãos de 19 pessoas ligadas à fotografia, à arquitetura, ao movimento Urban Sketchers, onde artistas desenham em locações nas cidades, vilas e aldeias onde vivem, passeiam ou viajam, quadrinistas, roteiristas, jornalistas e até quem não segue tendência cultural ou artística alguma.  

"Foi muito gratificante, pois além de conhecer novas pessoas e grupos artísticos atual em Ribeirão, como o pessoal do Urban Sketcher e do Cine Foto Clube, foi possível aplicar o conceito básico da produção de fanzines, que é o de que qualquer pessoa pode usar o conhecimento que tem para produzir uma publicação", conta o coordenador da oficina e jornalista, Ângelo Davanço.  

As páginas do trabalho não mostram uma história linear, mas sim recortes de histórias trabalhados com os fragmentos de sua trajetória, acervo, arquitetura entre outros. Segundo Ângelo, mergulhar no caminho percorrido pela biblioteca até os dias atuais proporcionou a descoberta de curiosidades como as atividades para se modernizar e reerguer com um novo público, através de clube de leitura, espaço infantil, shows musicais, entre outras, a idealização e implantação da biblioteca pelo Padre Euclides e pessoas conhecidas que passaram pelo local, como Santos Dumont.  

"O resultado mais gratificante deste trabalho foi produzir um material que poderá ficar como acervo para a Biblioteca, para que os visitantes possam ter mais um canal de informação sobre sua história. Nestes tempos de redes sociais e tecnologia, provamos que usar a criatividade, seja em qual suporte for, é algo fundamental para contar histórias e preservar a memória", afirma.  

O fanzine será distribuído gratuitamente para os presentes no lançamento, que precisam realizar inscrição com antecedência pelo site e também estará disponível para consulta no acervo da biblioteca. 

Confira fotos de algumas páginas do fanzine: 


História  

A Bilblioteca Padre Euclides foi fundada em 3 de maio de 1903, pela Associação dos Catequistas Voluntários, por meio de iniciativa do Padre Euclides Gomes Carneiro (1879-1945). O acervo inicial foi doado pelo próprio padre Euclides e hoje possui mais de 18 mil títulos disponíveis. Em 1965, o prédio origina,l na esquina das ruas São Sebastião e Visconde de Inhaúma, foi derrubado para ser erguido o edifício Padre Euclides, onde a biblioteca está instalada até hoje. Fatu Antunes é voluntária do local e presidente da Sociedade Legião Brasileira Civismo e Cultura, responsável por manter a biblioteca.  
 

SERVIÇO 
Lançamento Bibliofanzine

Data: 12/10 (sábado), 10h
Local: Biblioteca Padre Euclides (Rua Visconde de Inhaúma, 490 - 1° andar - Centro)
Entrada: gratuita mediante inscrição pelo site 

Leia também: Perto de completar 115 anos, Biblioteca Padre Euclides pede socorro 

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON