Aguarde...

Lazer e Cultura

Feira do Livro de Ribeirão é cancelada por conta da pandemia

A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto estava programada para o mês de setembro; prefeitura afirma que ainda existe indefinição quanto a pandemia

| ACidadeON/Ribeirao

Feira do Livro de Ribeirão Preto (Foto: Mariana Martins/Arquivo A Cidade)
 
A Prefeitura de Ribeirão Preto informou, na noite desta segunda-feira (22), que o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) assinou uma declaração que suspende a realização presencial da Feira Internacional do Livro, marcada para o próximo mês de setembro. Organização confirma o cancelamento.

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
 
Segundo a administração municipal, os organizadores podem realizar o evento de forma virtual, sem a presença de público. O objetivo é reduzir a possibilidade de contágio pelo novo coronavírus (covid-19).  

A medida foi realizada por meio de Declaração de Participação e leva em consideração a decretação de pandemia da covid-19, pela Organização Mundial da Saúde, além dos decretos estaduais que estabelecem ações de isolamento social em São Paulo.  

De acordo com a prefeitura, um dos motivos para que a decisão tenha sido tomada, foi o grande público que todos os anos visita a Feira do Livro, o que provocaria aglomerações de pessoas. Além disso, aponta que a decisão foi tomada por levar em consideração a duração ainda indeterminada da pandemia.   
 
Organização diz que decisão já havia sido tomada
 
Segundo a presidente da Fundação do Livro de Ribeirão Preto, Dulce Neves, a decisão já havia sido tomada pela diretoria da organização, em razão do cenário e das incertezas causadas pela pandemia do coronavírus. 
 
"Nossa preocupação é sempre preservar a saúde dos nossos visitantes, especialmente os estudantes que participam diretamente das atividades. São mais de 20 mil alunos, de um total de 180 mil pessoas", explicou Dulce Neves. 
 
De acordo com ela, o anúncio estava previsto para ser realizado nas próximas semanas. "Lamentamos o fato da prefeitura ter antecipado ao anúncio", comentou a presidente da Fundação do Livro.  
 
Dulce ainda afirma que em 2021 a feira será realizada entre o final de maio e o início de junho, como tem ocorrido nos últimos anos. 
 
*Notícia atualizada às 21h30, de 22 de junho de 2020.



Mais do ACidade ON