Aguarde...

Lazer e Cultura

Live: Minczuk rege 9ª de Beethoven no Theatro Pedro II

Evento em Ribeirão Preto com transmissão pelo ACidade ON vai ter participação especial do maestro João Carlos Martins faz participação especial

| ACidadeON/Ribeirao

Orquestra e coro ensaiaram ao longo da semana (Foto: Divulgação)

Uma produção do Theatro Pedro II de Ribeirão Preto, o terceiro maior teatro de ópera do país que comemora 90 anos, em conjunto com a Orquestra Sinfônica, que completa 100 anos em 2022, reunirá coro e orquestra para a apresentação da 9ª de Beethoven. O evento também marca os 250 anos de Beethoven. 

O concerto será dia 31 de outubro, 20h, sem plateia, com transmissão on-line pelo YouTube e Facebook do ACidade ON. A regência será de Roberto Minczuk com os solistas Lina Mendes (soprano), Carla Rizzi (mezzo-soprano), Anibal Mancini (tenor) e Wladimyr Carvalho (barítono).  

A noite ainda contará com participação especial de João Carlos Martins ao piano, executando o Adágio do Concerto no 5 - Imperador, de Beethoven. 

Este deve ser o primeiro concerto com coro e orquestra reunidos desde o início do isolamento social no país. O maestro regerá a orquestra no palco e o coro na plateia com distanciamento de duas cadeiras laterais e em fileiras alternadas.  

O concerto vem sendo ensaiado desde março de forma remota pela regente ucraniana Snizhana Drahan. Há três semanas, os ensaios passaram a ser presenciais no Pedro II. "O grupo fará um grande concerto, e a emoção será transmitida mesmo sob as máscaras", garante a regente de coro da Sinfônica de Ribeirão Preto.  

A Sinfônica de Ribeirão é uma das mais antigas do país e prepara-se para os novos formatos de concerto a partir de 2021, quando inicia a programação do seu centenário. 


Nona 

A 9ª Sinfonia, ou simplesmente Nona, como é conhecida, foi a última sinfonia completa composta por Beethoven. Ela foi apresentada ao mundo em 1824, em Viena (Áustria). Em 2003, o manuscrito da obra foi a leilão e levado por 3 milhões de euros. Segundo a imprensa, o lance foi dado por telefone por um colecionador particular.
  

SERVIÇO
Como assistir: 

Sábado, às 20h 
Transmissão: Facebook (clique aqui) e YouTube (Clique aqui)


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON