Aguarde...

Lazer e Cultura

Automobilismo: Equipe chega a Ribeirão e mira Endurance nacional

LLCA Internazionale Racing foi fundada na Itália, mas se transferiu recentemente à nova sede; 'queremos resgatar as raízes do esporte na cidade', diz CEO

| ACidadeON/Ribeirao

O carro da equipe LLCA Internazionale Racing deve ser lançado oficialmente até o fim de abril (Imagem: Arquivo pessoal)
 
Reconhecida pela tradição no automobilismo, Ribeirão Preto estava sem receber um projeto ligado à modalidade desde 2015, quando o circuito de rua local foi desativado. O cenário, entretanto, mudou há duas semanas, com a chegada da equipe LLCA Internazionale Racing, fundada em Milão, na Itália, em 2016.
 
A sede do time, criado pelo paulistano Andrey Valério, de 44 anos, estava instalada em São Paulo (SP) desde 2018. Porém, segundo Valério, foi transferida a Ribeirão - onde pilotos como Hélio Castroneves, Paulo Gomes e o filho Marcos Gomes criaram raízes - devido ao potencial econômico da região, além do desejo de reavivar o interesse pelo esporte a motor na cidade.

"Sempre pensei que, quando tivesse a oportunidade, voltaria para Ribeirão Preto, onde tive a honra de correr junto com Paulo Gomes em um rally. Nisso, descobri o quanto o município foi grande para o automobilismo. Agora, queremos resgatar as raízes do esporte na cidade", disse o chefe de equipe, que iniciou carreira no automobilismo há 27 anos.

Reta final 
  
Andrey Valério, CEO da LLCA Racing, com o projeto em escala do Pegaso R P2 (Foto: Divulgação / Rede social)

Em 2021, a LLCA Internazionale Racing vai disputar a Endurance Brasil, categoria conhecida pelas provas de resistência - longa duração. A estreia da equipe no campeonato está prevista para 1º de maio, em Goiânia (GO), mas pode ser alterada conforme os desdobramentos da pandemia de Covid-19.

Até lá, o time sediado em um imóvel da zona Leste de Ribeirão corre contra o tempo para finalizar o protótipo Pegaso R P2 (veja foto acima), elaborado numa faculdade particular da cidade em 2019.

"A carroceria foi toda feita em fibra. Atualmente, o carro está com 80% de todo o projeto executado e deve vir de São Paulo a Ribeirão até o próximo final de semana, assim como uma parte da equipe que ainda está na Capital", contou Valério, que é ítalo-brasileiro. 

O protótipo pesa 900 quilos e conta com 450 cavalos de potência, suficientes para competir de "igual para igual com outros superesportivos da categoria", garante o CEO da LLCA. 

Operações

Além da chefia, Andrey Valério desempenhará a função de piloto. Ele vai dividir volante com o argentino Alejandro "El Príncipe". Um gentleman driver (piloto não profissional que corre apenas por prestígio) também está cotado para defender a equipe.

Já para os serviços de vistoria relacionados ao carro, Valério espera contratar, pontualmente, outros cinco colaboradores ao decorrer das oito etapas previstas no calendário. 


Testes e outros projetos

Com o carro em fase final de construção, Andrey Valério não vê dificuldades para a realização de testes nas pistas, mesmo sem Ribeirão Preto dispor de um autódromo em funcionamento. Ele revela chance de testar o carro em Interlagos, na Capital, assim que o superesportivo estiver concluído.   

"Tendo data em autódromo, a gente consegue fazer o teste. Perto de Ribeirão Preto, nós temos dois: um em Mogi Guaçu, o Velo Città, e outro em Piracicaba. Temos, também, o maior autódromo brasileiro [o de Interlagos] a 330 quilômetros da cidade. Estar longe dos grandes centros não é um problema", avaliou.

Além do trabalho voltado à competição, a LLCA Racing também presta serviços virtuais como consultoria para pilotos e equipes fora da Endurance Brasil, bem como cursos na área automobilística.

"Desde que divulgamos a mudança para Ribeirão Preto nas redes sociais, notamos que algumas pessoas e equipes aprovaram a ideia, que já está repercutindo até fora do país", finalizou Andrey. 


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON