Aguarde...

Lazer e Cultura

Veja qual a chance do foguete chinês descontrolado cair no Brasil

A nave de 22 toneladas está descontrolada e vai entrar na atmosfera da Terra neste final de semana

| ACidadeON/Ribeirao

 

Imagem: Reprodução / Redes Sociais

 Os cientistas acompanham a trajetória do foguete chinês Long March 5B, que deve cair na Terra neste final de semana. Há uma boa chance do objeto descontrolado queimar ao entrar na atmosfera do planeta, no entanto, partes dele podem atingir o solo. 
 
Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), a possibilidade da reentrada na atmosfera acontecer sob o Brasil é de apenas 1,48%. A nave pesa 22 toneladas.
 
O foguete foi utilizado no lançamento de um módulo que marca o início do plano de Pequim, de construção de uma estação espacial que deve ficar completa no fim de 2022.

Apesar de tudo, o risco é pequeno. Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade de Harvard, disse que a situação não deve criar grandes problemas. "Acho que as pessoas podem ficar descansadas. O risco de atingir alguma coisa ou alguém é muito pequeno. Pode acontecer, mas não perderia o meu sono por causa dessa possibilidade tão pequena", disse.

O astrofísico diz ainda que a melhor aposta sobre onde os destroços vão cair é no oceano Pacífico, simplesmente "porque ocupa o maior espaço da Terra".


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON