Publicidade

lazerecultura

Conheça a história do Aquíferos Bar, vencedor do Comida di Buteco

Aquíferos foi o campeão da 12ª edição do concurso que premiou os três melhores butecos de Ribeirão Preto; Dono pensou em desistir do negócio durante a pandemia

| ACidadeON/Ribeirao -

 

Aquíferos Bar é o campeão com o prato "Tá de Rolo Repolho?" - Foto: Divulgação/Renata Prado

Com o prato "Tá de Rolo Repolho?", o Aquíferos Bar foi escolhido o melhor buteco de Ribeirão Preto, na edição deste ano do concurso 'Comida di Buteco'. O petisco que é um charuto de repolho com carne moída, calabresa e molho de tomate especial feito pela casa, caiu no gosto dos clientes.

A receita é de família e foi preparada pelo casal Alex de Almeida e Débora Fernanda Fujioka, proprietários do bar localizado no Jardim Interlagos, na zona Leste de Ribeirão.

"O Comida di Buteco deste ano foi com tema livre, mas tínhamos que usar a calabresa defumada do patrocinador do evento, então acrescentamos o ingrediente e adaptamos o prato. O nome eu escolhi, sou formado em marketing e gosto de brincar, tirar sarro. Na hora que estava enrolando o charuto, falei: tá de rolo repolho? e pegou", disse.

Novato no Comida di Buteco

O Aquíferos Bar participa do concurso Comida di Buteco pela segunda vez. Na última edição de 2019, antes da pandemia,
o estabelecimento não ganhou, mas se destacou por ter ganhado prêmios de desafios lançados por patrocinadores. 

A pandemia, inclusive, impactou diretamente no negócio do bar aberto desde 2015. Com o 'abre e fecha', motivado pelas normas sanitárias de controle da doença, o empresário viu sua fonte de renda se esvair e ele precisou encontrar outros meios para sobreviver. 

"Pensei em até desistir, fui trabalhar com meu primo com vendas de peças de caminhão. Perdemos garçons, cozinheira e tivemos que começar do zero de novo. Reabrimos aos poucos e agora eu fico do lado de fora, atendendo os clientes e minha esposa na cozinha. Com divulgação do Comida di Buteco e com mais clientes vindo conhecer o nosso bar, pretendemos contratar funcionários fixos", adiantou. 

O bar

Aquíferos Bar, fica no Jardim Interlagos, em frente à lagoa do Saibro, uma área de recarga do aquífero Guarani - aí surgiu o nome. O bar começou na garagem de uma casa, que pertenceu a mãe de Alex. Quando ela faleceu, ele comprou a parte dos irmãos e agora pretende ampliar ainda mais o espaço.  

O atendimento tem sido uma das grandes marcas do Aquíferos Bar, além dos pratos típicos e cerveja gelada. A cozinha é aberta para visitação e o empresário ribeirão-pretano garante que não abre mão de trabalhar com produtos de qualidade e preço justo.

No concurso Comida di Buteco, o prato inscrito tem peso maior na nota de 70%, seguido de outros critérios não menos importantes como higiene do bar e temperatura da bebida. Vencer a disputa contra bares tradicionais de Ribeirão foi uma grande surpresa para o casal. 

"A gente sempre entra para ganhar, mas não esperava esse título. São bares fortes, com 30 anos de tradição (...) Aqui a gente começou servindo espetinho [em 2015] porque sempre foi um sonho ter um bar. Comecei 'pequenininho' na garagem, depois quebramos a sala, o quarto e fizemos a cozinha, e outras melhorias. Depois de um tempo, minha esposa deixou o trabalho dela e veio me ajudar aqui", explica. 

Voos maiores


Com o título do concurso Comida di Buteco, Alex agora espera ansioso pela etapa Nacional. O Aquíferos concorrerá com outros butecos premiados em todo o Brasil. O resultado será divulgado em um evento que acontecerá em junho em São Paulo.  

Nesta etapa, não são mais os clientes que avaliam, mas sim uma espécie de "banca julgadora".  Os jurados percorrem os estabelecimentos como clientes e dão sua nota nos quesitos em prova. As visitas começam a partir do dia 1º de junho e não são reveladas. 

Se depender do sucesso que o prato vem fazendo entre os clientes, o bar tem grandes chances de estar entre os primeiros no concurso Nacional. Só nesta quinta-feira (19), um dia após o resultado do concurso em Ribeirão, o bar vendeu em média 50 porções do "Tá de Rolo Repolho?".  

"Achei que com esse frio não teria movimento, mas veio muita gente de várias regiões da cidade: Vila Tibério, do Alto da Boa Vista e até pessoas aqui da região que conhecia o bar, mas nunca tinham vindo. Agora tem a etapa nacional, vamos para São Paulo com tudo pago, hotel, passagem área. Quem sabe a gente não volta com o título de campeão nacional? É um sonho isso, mas não vou criar expectativa, senão nem vou dormir", brinca.

Serviço
Aquíferos Bar
Endereço: Rua Francisco Torrecilhas, nº 199, Jardim Interlagos, Ribeirão Preto

Horário funcionamento:

Terça-feira a quinta-feira das 17h30 às 23h
Sexta-feira: das 17h30 à 0h00
Sábado: 12:00 às 20h 

Alex e sua esposa Débora Fernanda Fujioka - Foto: Reprodução/EPTV

Publicidade