Confira a programação da Feira do Livro nesta segunda-feira

Loyola, Martinho da Vila e Monjardim são alguns dos destaques

    • ACidade ON
    • Da reportagem
Renato Lopes / Especial
Atrações da Feira do Livro lotam o Theatro Pedro II (foto: Renato Lopes / Especial)

A programação desta segunda-feira (13) na 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto oferece mais de 20 atividades, distribuídas em oito espaços.

Na parte da manhã, os destaques são os Salões de Ideias com o escritor Raphael Montes, no Theatro Pedro II, e “Leio, Logo Escrevo”, com Regina Batista, Alfredo Rossetti, Juliana Sfair e Nicolas Guto, no Palace.

À tarde, a Sessão Jabuti recebe o escritor e cronista Ignácio de Loyola Brandão no Auditório Meira Jr., onde mais tarde também ocorre o Salão de Ideias sobre Bibliotecas.

No início da noite, Martinhos da Vila fala sobre seus romances no Theatro Pedro II, e a programação fecha com bate-papo com o escritor Augusto Cury, o diretor de cinema e TV Jayme Monjardim e o ator Dan Stulbach, que falam sobre o livro “O Vendedor de Sonhos”, de Cury, e o filme que o adapta, de Jayme, com Dan no elenco.

Confira a programação completa a seguir e seus principais destaques:


8h30: Salão de Ideias com Raphael Montes, no Theatro Pedro II
Raphael Montes nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Advogado e escritor, é autor dos livros “Suicidas” (Ed. Benvirá), romance finalista do Prêmio Benvirá de Literatura 2010, do Prêmio Machado de Assis 2012, da Biblioteca Nacional, e do Prêmio São Paulo de Literatura 2013; “Dias Perfeitos” (Ed. Companhia das Letras), com os direitos de tradução vendidos para 16 países; e “O Vilarejo”, que mereceu comparações a Stephen King. Os três livros serão adaptados para o cinema. Atualmente, Raphael assina uma coluna mensal no Blog da Companhia das Letras e outra semanal no Jornal O Globo. Além disso, escreve roteiros para cinema e séries de TV.

9h: Jogos Florais com Nilton Manuel, no Auditório Palace - 1º andar

9h30: Apresentação musical Zé Roberto, Guedes e Odílio Sanfoneiro, no Auditório Pedro Paulo, do Palace

10h: Salão de Ideias “Leio, logo escrevo”, no Auditório Pedro Paulo, do Palace
O Salão de Ideias reúne a cientista social Regina Baptista autora dos romances “Cárcere Privado”, “Ato Penitencial”, “Fórum Virtual”, a coletânea de pequenas narrativas “Mundo Suspenso”, o livro de contos “Revista Masculina: o homem exposto”; o poeta Alfredo Rossetti e autor de “Colheita dos Ventos”, “Trem das Palavras” e “Luz de Alpendre”; a atriz e autora do livro “Adorável Pecadora”, Juliana Sfair e Nicolas Guto, autor de “Dê uma chance para a poesia”; “Um guia de como se perder” e “Você acredita em tudo o que houve?”.

10h: Palestra de Carolin Overhoff Ferreira: “O drama da descolonização em imagens em movimento - a propósito do ‘nascimento’ dos cinemas luso-africanos”, na Biblioteca Padre Euclides
Pós-doutora pela ECA/USP e professora de cinema Contemporâneo na Unifesp, Carolin trabalha com a relação entre arte e política através dos seguintes temas: cinema contemporâneo, identidade nacional e transnacional, relações coloniais e pós coloniais, adaptação literária e dramaturgia contemporânea.

10h30: Apresentação do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca para Ribeirão Preto, no Auditório Meira Júnior
Depois de quatro encontros com a presença de representantes de entidades culturais e educacionais, o grupo concluiu uma proposta de Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca para Ribeirão Preto. O documento será apresentado durante o evento à comunidade em um debate com as presenças de Volnei Canônica, do Minc, e Ilíria Ruiz Pilissari, da Secretaria de Estado da Cultura.

14h: Sessão Jabuti com Ignácio de Loyola Brandão, no Auditório Meira Júnior
Nascido em Araraquara, o escritor e jornalista tem 43 livros publicados, entre romances, contos, crônicas, viagens, infantis e infanto-juvenis, alguns traduzidos para 14 línguas. Possui cinco Prêmios Jabutis em suas estantes.

14h: Palestra “Colômbia: do Eldorado aos desafios da contemporaneidade”, com Norberto Garcia Cairasco, no Auditório Palace - 1º andar

14h30: Apresentação da cantora Graça Abreu, no Auditório Pedro Paulo, do Palace

15h: Oficina sobre poesia com Alex Dias, no Auditório Pedro Paulo, do Palace
Alex Dias é poeta, ator, pesquisador e gestor de projetos culturais. Autor do livro de poemas “lírica abissal”, pela editora Urutau, tem poemas publicados em diversas antologias e revistas especializadas em literatura, no Brasil e no exterior. É produtor cultural do Sesc Ribeirão e fundador e diretor do grupo OSNAÚTICOS.

15h: Salão de Ideias e lançamento do Livro “O Caderno da Avó Clara”, com Susana Ventura, na Biblioteca Padre Euclides

16h: Salão de Ideias sobre Bibliotecas, no Auditório Meira Júnior
Participam José Castilho, Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura/PNLL, dos Ministérios da Cultura e da Educação e consultor internacional na área do livro, leitura e bibliotecas; Cláudia Ricci, diretora da Biblioteca Parque de Manguinhos; e Pierre Ruprecht, diretor-executivo da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. Eles debatem políticas públicas de biblioteca no Brasil. As experiências diversas dos participantes servirão de base para promover o entendimento da proposta de Biblioteca Parque desenvolvida na Colômbia, país homenageado na 16ª Feira do Livro.

17h: Gastronomia com Felipe Vianna, no Auditório Pedro Paulo, do Palace

18h30: Encontro com Martinho Da Vila, no Theatro Pedro II
Além do talento como cantor e compositor, Martinho da Vila também possui um reconhecido trabalho no mundo literário. É autor de obras como “Os Lusófonos” e “Ópera Negra”, e lança neste ano “Barras, Vilas & Amores”, pela Sesi-SP Editora. O romance conta uma história de amor que tem como pano de fundo os lugares, personagens e canções que, em cada época, pontuaram as memórias do narrador e de seus protagonistas.

19h: Salão de Ideias com Antonio Carlos Sartini, na Biblioteca Padre Euclides

19h: Prosa de Saberes e lançamento do livro “A Resistência”, de Júlian Fuks, na Biblioteca Padre Euclides

19h: Rotas Literárias de São Paulo com Goimar Dantas, no Auditório Pedro Paulo, do Palace
Goimar é jornalista, roteirista, escritora e mestre em Comunicação e Letras. É autora de obras de diversos gêneros, como o livro reportagem “Rotas literárias de São Paulo” (Editora Senac São Paulo/2014), que traça um panorama dos espaços e personagens literários da capital paulista desde o século 19 até os dias atuais.

19h: Autismo com Berenice Piana, no Anfiteatro Nobre Estácio Uniseb
Berenice Piana é mãe de Dayan, que é autista. A luta de mãe e filho pelo direito a uma vida sem restrições é o tema da palestra. Ela foi a articuladora junto à Comissão de Direitos Humanos do Senado para a criação de lei conhecida como Lei Berenice Piana.

19h: Bate-papo com Levi Bucalem Ferrari e Marcelo Nocelli, no Cineclube Cauim
Levi é sociólogo e tem quatro livros publicados. Foi presidente da União Brasileira de Escritores e atualmente é diretor da área Internacional. Marcelo Nocelli é formado em Letras. Como escritor, estreou em 2007 com o romance “O Espúrio”. Em 2009, publicou o romance policial “O Corifeu Assassino”. Possui diversos contos e crônicas publicadas em revistas e sites especializados. Há cinco anos é cronista da Revista ZN. Em 2008, recebeu o prêmio Lima Barreto – Novos talentos da Literatura e publicou “Reminiscências” em 2013.

19h: Sarau Artístico do Curso de Letras do Centro Universitário Barão de Mauá, no Jardim da Biblioteca Altino Arantes

19h30: Centro de Debates Literários, no Auditório Meira Júnior

20h30: Bate-papo com Augusto Cury, Dan Stulbach e Jayme Monjardim sobre o livro e o filme “O Vendedor de Sonhos”, no Theatro Pedro II

Augusto Cury é médico psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor mais lido desta década, segundo o jornal Folha de S. Paulo e a revista IstoÉ. Já vendeu mais de 26 milhões de livros somente no Brasil. Jayme Monjardim é diretor de televisão e cinema. Seu fi lme de estreia foi “Olga”, adaptação do livro de Fernando Moraes. Neste ano, dirigiu o longa metragem “Vendedor de Sonhos”, obra de Augusto Cury. O filme produzido pela produtora Ribeirão-pretana Filmland encerrou as filmagens em março deste ano e será lançado em dezembro pela Warner Bros. Dan Stulbach é ator de teatro cinema e televisão, diretor, apresentador e radialista brasileiro. Um dos principais atores do filme, neste encontro falará sobre sua participação.

 


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.