Aguarde...

Lazer e Cultura

Escritor de Ribeirão Preto lança livro em que animais entram no espírito da Olimpíada

Lançamento de 'Canguri, o Destemido' será realizado nesta quinta-feira (11) no Colégio Pequeno Príncipe

| ACidade ON

Mastrangelo Reino / A Cidade
Criador e criatura, André Luis Oliveira e 'Canguri': bichos e clima olímpico para a garotada (Foto: Mastrangelo Reino / A Cidade)

 

Em tempos de Olimpíada, nada como um livro infantil para animar o espírito esportivo da criançada.

“Canguri, o Destemido”, que vai ser lançado nesta quinta-feira (11) em Ribeirão Preto, leva a competição para as savanas australianas. Na história escrita pelo escritor e professor André Luis Oliveira, os atletas da vida real são substituídos por animais de todo planeta que chegam à Austrália em busca da vitória nos Jogos da Bicharada.

Porém, um desses competidores locais, um simpático e perseverante canguru chamado Canguri, decide enfrentar o preconceito e uma velha tradição familiar para realizar seu sonho de campeão. Ao invés de disputar medalhas no torneio de salto, algo óbvio quando se trata de um canguru, nosso herói decide mostrar seus talentos no boliche.

“Na verdade, utilizando as Olimpíadas como pano de fundo, queria falar sobre a questão de quebra de tradições nas relações familiares”, explica André.

Para tanto, em meio a crocodilos nadadores, macacos ginastas e guepardos corredores, a história inclui até uma onça brasileiríssima. “A literatura nos permite essa liberdade, inclusive colocar o boliche como esporte olímpico”, ressalta o escritor.

Remake

“Canguri” é um remake de um livro lançado por André em 2010 de forma independente. Aproveitando o clima olímpico no Brasil, o autor conseguiu que a editora Amarilys, de São Paulo, se interessasse em relançar a história com uma nova roupagem.

“Apesar do tema central se manter, que é a relação do Canguri com sua família, os Jogos Olímpicos ganharam um maior destaque”, diz o escritor, que contou com desenhos do sorocabano Júnior Caramez.

“Sou muito sortudo, porque sempre trabalhei com ilustradores muito bons, como o Renato Andrade, por exemplo”, diz, referindo-se ao cartunista e colaborador de A Cidade.

Com 15 livros no currículo, ‘Canguri’ é 10º em que André evoca o mundo animal. “Sempre gostei de bichos. Além disso, como professor, percebo que quando os personagens são animais, a motivação da criança é muito maior”, afirma.

Serviço
Lançamento

Quinta-feira (11), às 19h30, no Colégio Pequeno Príncipe
(rua Marechal Deodoro, 1.653). Entrada gratuita.

Canguri, o Destemido
Autor: André Luis Oliveira
Ilustrador: Jr. Mamarez
Editora Amarilys
32 páginas
Preço médio: R$31,90
 

Mais do ACidade ON