Programa 'Férias no Museu' é opção para crianças e jovens na região

Museu Casa de Portinari, em Brodowski, tem diversão e arte durante todo o mês de julho - e de graça

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Valeska Mateus
Milena Aurea / A Cidade
A pequena Laura aproveitou os brinquedos no programa 'Férias no Museu', em Brodowski; clique na imagem para abrir galeria (Foto: Milena Aurea / A Cidade)

 

Entre os quebra-cabeças de réplicas de obras de Cândido Portinari, a pequena Laura brinca de bugalha com a mãe, Aurilene Cristina Saqueto. Pouco depois, Laura troca o jogo pelo trenzinho de madeira e a bolinha de sabão. Brincadeiras que fizeram parte da infância do artista brasileiro e que compõem as “Férias no Museu”, durante todo o mês de julho, no Museu Casa de Portinari, em Brodowski.

VEJA GALERIA DE FOTOS

“O museu é um lugar lúdico, de aprendizado, uma atmosfera cultural que permite a ela interagir com outras crianças. É muito importante resgatar essas brincadeiras, que fizeram parte da minha infância e muitas das quais nem existem mais no cotidiano das crianças, que vivem no mundo digital”, comenta a mãe.

Além da bugalha, pião, peteca, pipa e bola de meia, estão entre as atividades lúdicas da programação, que conta ainda com oficinas como de desenho de observação e confecção de petecas, bilboquê e pipa, além da visita guiada à Casa de Portinari. “É necessário a criança entrar no museu e compreender tudo que fez parte da vida do artista”, comenta Cristiane Patrici, gerente do Museu.

Candinho

Realizada há mais de 25 anos, a programação tem como foco levar ao público brincadeiras que fizeram parte do imaginário do menino ‘Candinho’. “Tudo que é possível analisar na narrativa do próprio Portinari ao longo da vida, retalhos da infância dele, é resgatado. Assim as crianças aprendem a vida e obra de Portinari experimentando. Experiências que permitem trabalhar de forma lúdica, a interação entre as pessoas e os conceitos da educação”, detalha Cristiane.

Museu mais próximo

O museu oferece atividades que encantaram Pâmela Vitoriano, de 15 anos. Após percorrer a Casa de Portinari na última sexta-feira (7), a estudante se envolveu na oficina de desenho de observação.

“Adorei a visita e a oficina, algo novo e que aproxima os jovens dos museus. Foi maravilhoso desenhar aqui, me senti parte da obra de Portinari”, disse a jovem.

Também foi com o lápis na mão que Bruna Mariane Nunes, de 10 anos, retratou seu aprendizado ao desenhar inspirada em uma das telas do artista. “Gostei de ver as obras que ele pintou na parede de sua casa, de saber que deu pinturas para a igreja e ver os quadros bonitos de crianças”, relatou a menina, que viajou de São Sebastião do Paraíso/MG com a turma da Escola Municipal Hilda Borges para participar da atividade.

Já Eudine Silva, de 15 anos, optou por jogar queimada com sua turma da escola CCBEU de Franca. “O museu é maravilhoso, assim como essa interação humana que está acontecendo aqui”, disse.

Para a professora de idiomas Tamara Freitas, que acompanhou os alunos, foi uma manhã incomparável, tanto pela compreensão do legado de Portinari, como pelo resgate das atividades de outrora. “Proporciona um resgate da cultura de brincar nas ruas e permite conhecer a grande contribuição do artista para o nosso país e internacionalmente”, declarou.

Serviço

FÉRIAS NO MUSEU 

Brincadeiras
Até 31/7 - das 9h às 17h

Oficina de Peteca
Dias 11, 18 e 25
Das 10h às 11h

Oficina de Bilboquê
Dias 12, 19 e 26
Das 10h às 11h

Oficina de Pipa
Dias 13, 20 e 27
Das 10h às 11h

Oficina de Desenho
Dias 14, 21 e 28
Das 10h às 11h

Local: Praça Candido Portinari, s/n°, Brodowski/SP
Informações: (16) 3664-4284
Participação gratuita 


0 Comentário(s)