Caipiro Rock estende comemoração de 20 anos para Sesc de Ribeirão

Nesta sexta-feira (14) Cidadão Instigado se apresenta na cidade; já o final de semana será de rock em Serrana

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Valeska Mateus
Divulgação
A banda cearense Cidadão Instigado, que também completa 20 anos de estrada, abre o festival no Sesc Ribeirão (Foto: Divulgação)

 

O festival Caipiro Rock abre sua edição 2017, nesta sexta-feira (14), com uma mescla de pogo rock (roda de dança punk) e quadrilha de São João.

E com direito a dobradinha de aniversariantes.

Comemoram 20 anos o próprio festival, criado pelo movimento Cecac (Centro de Cultura e Ativismo Caipira), de Serrana, na cena underground dos anos 1990, e a banda Cidadão Instigado, que abre a programação com show a partir das 20h30, no Sesc Ribeirão.

A extensão do festival para palcos ribeirão-pretanos é outra novidade desta edição, que, sob o lema “Do It Yourself”, ocorre até domingo, com shows gratuitos de grandes nomes da cena independente.

Encabeçado pelo músico Ricardo Brasileiro, o festival foi aberto ao público em 2010. Além dos shows, também conta com atividades culturais. “O Caipiro é, talvez, o mais antigo festival do interior de São Paulo e tem uma baita relevância local e regional, pois fomenta a cultura e envolve a molecada nos processos criativos de produção”, define Brasileiro.

No show comemorativo de seus 20 anos, a cearense Cidadão Instigado recebe convidados e, no repertório, passeia pelos seus quatros discos - todos lançados recentemente no formato vinil. O som faz uma mescla de influências, com rock clássico, música pop romântica, jazz e trilha de cinema. As composições surgem da mente do vocalista e guitarrista Fernando Catatau e ganham arranjos da banda, sempre a partir de experimentos e possibilidades. “Os estilos foram se misturando e incorporando outras sonoridades, mas temos gostos em comum”, diz Clayton Martin (bateria e sampler).

Segundo o vocalista Regis Damasceno (baixo e guitarra), a essência do grupo se mantém há 20 ano, assim como a forte ligação entre os músicos.

Destaques do cardápio musical

A agenda do Caipiro Rock também traz outros expoentes da música autoral, como a banda da capital potiguar Far From Alaska, que gravou seu novo disco no estado do Oregon (EUA).

De sonoridade ímpar, a banda se destaca pelo talento de seus músicos, que abrem mão de referências tradicionais para abraçar o máximo de gêneros e influências mundiais. “Embora seja nova, teve uma forte ascensão nos últimos anos. Se apresentou na abertura da Copa do Brasil e ganhou destaque no Lollapalooza, em 2015, além de ter tocado recentemente no festival Download em Paris”, comenta Brasileiro.

Destaques também para o roqueiro Supla, a The Mullet Monster Mafia – que acaba de chegar de turnê europeia – e o músico Lanceloti Experience.

Programação

14/7, no Sesc Ribeirão
20h30: Show da banda Cidadão Instigado

Dia 15/7, em Serrana
Avenida Deolinda Rosa
16h: Rural Cultural
17h: Mississipi Devils
18h: Stanka
19h: Áudio Contexto
20h: PPA
21h: The Mullet Monster Mafia
22h: Far From Alaska

Dia 16/7, em Serrana
Avenida Deolinda Rosa
16h30: Recital CLIMES-CECAC
18h: Sheena Ye
19h: Leso
20h: Lanceloti Experience
21h: Supla


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.