Ensaio da Orquestra Sinfônica encanta a criançada

Na primeira edição do Ensaio Aberto de Orquestra, realizado uma vez por mês até novembro, a plateia foi tomada pelos estudantes

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Júlia Fernandes
 
Weber Sian / A Cidade
Theatro Pedro II ficou lotado durante a primeira edição do Ensaio Aberto de Orquestra (Foto: Weber Sian/ A Cidade)

 

Na primeira edição do Ensaio Aberto de Orquestra, nesta sexta-feira (11), a plateia do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, foi ocupada por 560 alunos da rede pública e particular de ensino – e com alegria.

Enquanto o concerto não começava, era ‘selfie’ pra cá, conversas pra lá, e uma dúvida em comum: como será o espetáculo que reúne músicos, vários instrumentos e poesia?

O pequeno Ercio Henrique Branquinho, de 7 anos, arriscou um palpite. “Deve ser bem legal e divertido. Eu e todos os meus amigos já assistimos a uma peça aqui, mas dessa vez, quero ver um violino de perto, porque é o meu favorito”, ele explica, com um sorriso no rosto.

VEJA MAIS FOTOS DO ENSAIO ABERTO DE ORQUESTRA

Já Iris Beatriz, 11, tem uma história diferente – e de primeiro contato. Para assistir a apresentação, ela escolheu a segunda fileira, bem pertinho do palco, e mostrou que fez a lição de casa.

Na ponta da língua, estava a história do terceiro maior teatro de ópera do Brasil, do incêndio a reconstrução. “Já imaginava que seria bem grande e antigo. Mas eu estava curiosa mesmo era para ver esse teto, porque eu sei que aqui pegou fogo e, ainda assim, é bonito”, conta Iris.

O projeto

Para responder a dúvida da criançada, o maestro Reginaldo Nascimento deu início ao espetáculo. Ao som de flautas, violinos e violoncelos, os músicos deixaram todos encantados com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, que abrirá, uma vez por mês, até novembro, os ensaios ao público, sempre às sextas-feiras. Além de cultura, há a interação com o grupo.

O projeto acontece em parceria com o Pedro II e Secretaria Municipal da Educação. “Este ensaio possibilitará um contato mais íntimo entre artistas e sociedade. A arte é o agente transformador, onde Orquestra e Theatro irão abrir as portas da imaginação dos jovens, possibilitando um desenvolvimento da cidadania”, ressalta Reginaldo.

Na edição de abertura, as escolas municipais Alcina dos Santos Heck e Cemei Virgílio Salata estiveram presentes, além dos colégios Sesi, Anchieta e Auxiliadora.

Weber Sian / A Cidade
O violinista Hugo Querino, 29 anos, se diz emocionado com a plateia jovem (Foto: Weber Sian/ A Cidade)

 

Nos bastidores

E se do lado de fora a energia é de juventude e ansiedade, nos bastidores quem fala mais alto é a satisfação. Segundo o violinista e integrante da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Hugo Querino, 29, a oportunidade de levar música clássica às crianças é um meio de incentivo a cultura e felicidade – para ele e aos mais de 20 músicos que participaram do ensaio.

“Eu me interessei pela arte muito novo, e isso definiu os rumos da minha da minha carreira. Agora, estou há nove anos no grupo e ainda me emociono, porque, apesar da inacessibilidade comum, projetos como este levam a música clássica para todos”, destaca Hugo.

Autoridades presentes

Mariana Jábali, presidente da Fundação Dom Pedro, recebeu os estudantes e, também, as autoridades envolvidas no projeto. A Secretária Municipal da Cultura, Isabella Pessotti, e a Secretária Municipal da Educação, Suely Vilela, estiveram presentes. Por fim, Duarte Nogueira e a primeira dama, Samanta Pineda, anunciaram a abertura do projeto Ensaio Aberto de Orquestra. “Se eu puder dar uma dica, peço que compartilhem e pratiquem tudo que vocês aprenderem”, disse o prefeito de Ribeirão Preto à plateia.
 

SERVIÇO

Ensaio Aberto de Orquestra

QUANDO: uma vez por mês, de agosto a novembro
ONDE: Theatro Pedro II
Mais informações: Secretaria Municipal da Cultura

 


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.