ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Lazer e Cultura

Ricota é opção de queijo magro para reequilibrar cardápio

Após abusar dos queijos gordos das ceias de final do ano, é hora de versões menos calóricas, mas ainda saborosas

| ACidadeON/Ribeirao

Matheus Urenha / A Cidade
Após abusar dos queijos gordos das ceias de final do ano, ricota é opção menos calórica, mas ainda saborosa (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)

 

Depois da comilança das festas de final de ano, é hora de apostar em um cardápio mais leve, mas não menos saboroso. Se extrapolou nos queijos das ceias e não abre mão desse derivado do leite nas refeições , que tal apostar na ricota nos preparos?

“A ricota é obtida do soro do leite, de fácil digestão e um queijo magro, ótimo para dietas com restrições calóricas”, detalha a chef Taís Guerra, da Crumble Cozinha.

Mesmo sendo produzida a partir do soro do leite, a ricota pode ser considerada um queijo porque resulta da coagulação da proteína presente nele.

“Ela é muito nutritiva, mas deve ser combinada com outros ingredientes para uma refeição completa”, ressalta a chef.

Nem sempre bem vista, muitos consideram a ricota sem sabor e sem graça, mas é queridinha das por ter baixo teor de gordura e, geralmente, ser vendida sem sal.

Taís lembra que é um ingrediente coringa e versatilidade não lhe falta. “Pode ser usada em saladas, pratos, snacks e até doces, além de harmonizar com muitos ingredientes e temperos e ser utilizada na base de várias cozinhas pelo mundo”, comenta a chef.

Ela cita o uso da ricota como base de patês, em receitas semelhantes à massa de nhoque (gnudi), cremes, para enriquecer recheios de tortas doces e no preparo de molhos orada.

“Caso se consuma em salada ou como aperitivo, uma ótima opção é temperá-la com ervas frescas, como manjericão, tomilho, e alecrim. O azeite também ajuda a dar um sabor bem especial à ricota”, sugere Taís.

Como a ricota não derrete sob calor e não possui muita gordura, a chef sugere bater a ricota no liquidificador com leite ou creme de leite para dar liga aos recheios. “Hoje temos a opção do creme de ricota, que é maravilhoso para preparo de patês e como recheios de tortas, quiches, etc”, diz.

Substituição

Em época de reduzir o consumo de calorias pós-festas, a ricota pode ser uma boa substituta de queijos gordos. Só não serve para gratinar ou derreter na receita.

Taís explica que esse queijo é um aliado para deixar a preparação de uma receita menos calórica, mas antes vale observar os outros ingredientes que compõe a preparação. “Em uma torta quatro queijos, por exemplo, apenas substituir um queijo por ricota não fará dela uma receita menos calórica a ponto de ser vantajosa. Já para patês, a substituição da maionese pela base de creme de ricota torna a preparação mais leve e saborosa”, explica a chef.

WRAP LOWCARB DE COUVE COM FRANGO E CREME DE RICOTA
by Taís Guerra

Ingredientes
2 folhas grandes de couve
200g de frango cozido, temperado e desfiado
100g de creme de ricota
Cebolinha picada q.b.
1 cebola roxa fatiada
1 manga madura em tiras
1 tomate em tiras
1 abacate avocado em tiras
Azeite q.b.
Limão a gosto
Sal, pimenta do reino, noz moscada q.b.

Preparo
Ferva uma panela com água, coloque as folhas de couve por cinco segundos e retire. Passe em água corrente e seque bem e com cuidado. Reserve. Misture o frango com o creme de ricota e tempere com sal, noz moscada e cebolinha. Passe o creme de frango em metade da folha de couve, distribua a cebola, a manga, o tomate, o abacate e tempere com azeite, umas gotinhas de limão, sal e pimenta. Enrole o wrap, começando pela parte onde está o recheio e apertando um pouco para juntar. Corte o wrap na diagonal e sirva com uma salada de folhas. Uma refeição completa e lowcarb (baixos carboidratos).

Divulgação / Bunge Brasil
Frango recheado com espinafre e ricota é opção saborosa e saudável para acrescentar ao cardápio (Foto: Divulgação / Bunge Brasil)

 

FRANGO RECHEADO COM ESPINAFRE E RICOTA
by Bunge Brasil

Ingredientes
4 peitos de frango limpos
Suco de 1 limão
2 dentes de alho picados
Sal e pimenta-do-reino a gosto
3 colheres de sopa de óleo de soja com canola
1 colher de sopa de molho de soja shoyu
4 colheres de sopa de óleo de soja com canola para fritar
½ xícara de chá de água
3 colheres de sopa de conhaque
1 colher de chá de açúcar

Recheio
3 colheres de sopa de óleo com canola
1 dente de alho picado
½ cebola picada
½ maço de espinafre cozido, espremido e grosseiramente picado
½ sache de tempero em pó para frango ou legumes
1 colher de sopa de farinha de trigo
½ xícara de chá de ricota fresca amassada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
4 colheres de sopa de creme de leite light opcional

Preparo
Coloque em uma vasilha os peitos de frango, o suco de limão, o alho, a cebola, o óleo com canola, o shoyu, o sal. Misture bem e deixe marinar por 1h.
Para o recheio, leve o óleo aquecer em uma panela. Junte o alho e a cebola e deixe dourar. Adicione o espinafre, tempere com o sache de tempero para frango ou legumes e deixe refogar. Acrescente a farinha de trigo, polvilhando-a. Cozinhe por mais um minuto, retire do fogo e deixe esfriar. Em seguida adicione a ricota, misturando-a bem. Corrija o sal, tempere com pimenta-do-reino e, se desejar, acrescente um pouco de creme de leite. Reserve.

Montagem
Retire os peitos da marinada, abra cada um ao meio sem separar as partes para formar uma bolsa. Coloque o recheio dentro de cada bolsa e feche firmemente com palitinhos de madeira. Em uma frigideira revestida com teflon, adicione a metade do óleo de soja com canola e deixe aquecer bem. Coloque 2 peitos de frango e deixe que fritem e dourem primeiro de um lado e depois de outro, sempre pincelando com o molho da marinada. Repita a operação. Transfira os peitos de frango para um pirex, adicione o conhaque, em seguida a água e, com a ajuda de uma colher, raspe bem o fundo da frigideira. Retire do fogo, coe o molho em peneira de inox e reserve. Para terminar o cozimento interno do frango, regue o molho sobre eles e leve-os para cozinhar em forno pré-aquecido, à temperatura de 180º C, por 10 minutos, ou em microondas por aproximadamente 4 minutos, parando de minuto a minuto para verificar o cozimento interno com o auxilio de um palito de madeira.

TOMATES AO FORNO
by Bunge Brasil

Ingredientes
12 tomates médios maduros
150g de berinjela sem sementes e com casca cortada em cubos pequenos
100 ml de azeite Extra Virgem cardeal 0,4
1 dente de alho picado
50g de cebola picada
1 folha de louro
100g de ricota fresca
100g de muçarela ralada
4 colheres de sopa de salsinha picada
Tomilho fresco picado q.b.
Sal a gosto

Preparo
Corte a tampa dos tomates e retire o miolo. Salpique com um pouco de sal e deixe virado com a boca para baixo por, no mínimo, 20 minutos. O objetivo é escorrer o excesso de água. Tempere as berinjelas com sal e deixe descansarem por 20 minutos. Escorra a água que sair e aperte para secar. Frite os cubos de berinjela no Azeite Extra Virgem Cardeal 0,4. Retire a berinjela e reserve. Refogue a cebola picada, o alho e a folha de louro no azeite que fritou a berinjela. Junte o refogado à berinjela frita. Reserve. Esmague a ricota, misture com a muçarela, a salsinha e o tomilho. Junte com a berinjela e o refogado de cebola. Recheie os tomates com a mistura de berinjela e ricota. Leve ao forno para o queijo derreter e dourar. Sirva quente. Rende 12 porções.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também