ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Lazer e Cultura

Confira opções para se divertir com a criançada nestas férias em Ribeirão Preto

Shoppings, Bosque, Cava do Bosque e Sesc oferecem várias atividades gratuitas para entreter os pequenos

| ACidadeON

Weber Sian / A Cidade
Juliana Aveiro se diverte com o filho Theo em espaço no RibeirãoShopping

 

Todo mês de janeiro os pais enfrentam o mesmo dilema: o que fazer com as crianças na cidade durante as férias escolares? A boa notícia é que, se elas precisam de tempo e espaço para brincar, a Prefeitura Municipal, shoppings e entidades de Ribeirão Preto oferecem uma série de alternativas para entretê-los.E o melhor, sem pesar no bolso! (confira o guia de atividades gratuitas abaixo).

A psicopedagoga Flávia Giacomini frisa que momentos de brincadeira e de convívio social são de extrema importância para as crianças durante o período de férias. “Assim, é fundamental que os pais fiquem atentos às atividades que a cidade oferece para levá-los”, afirma.

Este é o caso da gerente de loja Juliana Aveiro, de 31 anos, que pretende aproveitar as atividades gratuitas oferecidas pelos centros de compras para divertir o filho Theo, de 1 ano e 8 meses.

“Além da economia para o bolso, é ótimo poder ter um espaço em que podemos levar nossos filhos para interagir com outras crianças e, assim, ter o momento do brincar”, diz.

Juliana conta que adora levar o filho ao parque. “Mas, em dias de chuva, não é fácil distraí-lo dentro de casa. Então, ter essas opções, é a salvação para os pais. Acho interessante, até pela praticidade”, comenta.

A autônoma Carolina Vicentini, de 37 anos, mãe da Lorena de 2 anos e 6 meses, compartilha da opinião da gerente. “Tento sair com ela todos os dias. Por isso, fico atenta às atividades oferecidas nos shoppings, Sesc, parques etc”, diz. “Tudo o que fico sabendo que terá e que acho interessante para a Lorena procuro participar”, reforça.

Segundo ela, sua filha adora fazer estas atividades e aproveita muito. “Adoro o Espaço Brincar do Sesc, levo a Lorena desde bebê. É bem lúdico!”, cita. “Estas alternativas no período de férias são ótimas formas de entreter a criança e promover diversão.”

Celular de lado
A psicopedagoga frisa que, hoje, as crianças estão muito presas a jogos eletrônicos, computador e videogame. “Isso tem preocupado muito os pais. E o convívio social nunca deve ser substituído pelo convívio virtual”, diz. “Isso porque, é ali que a criança aprende a conviver e aceitar as diferenças, tendo acesso a diversas oportunidades de crescimento”, completa.

De acordo com ela, a criança que só fica em casa durante as férias deixa de desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais. “É preciso estimular as crianças a ter novos conhecimentos e buscar coisas diferentes. É uma experiência muito válida e importante”, conclui.


Criança tem de brincar

A psicóloga Danielle Zeoti diz que as férias escolares são especiais, pois são o tempo que a crianças tem para brincar, se divertir e estar mais perto dos pais e amigos.

Ter um tempinho livre para brincar é essencial na infância, pois é durante as férias que as crianças têm um tempo maior para poder guardar e sedimentar os conhecimentos conquistados no ano anterior.

"Então, é fundamental que a criança tenha esse intervalo e esse momento de descanso. Por isso, as férias são tão bem-vindas. Assim como o brincar, que é sempre importante. Através desta ação a criança elabora angústias, medos, conflitos e também demonstra e sedimenta o conhecimento. E nas atividades oferecidas pela cidade, as crianças têm acesso a um tipo de cultura e diversão diferente do que está habituada, como teatro, por exemplo", diz Danielle.


Confira as atividades gratuitas oferecidas em Ribeirão Preto

Férias Esportivas da Cava do Bosque

O que é?

O programa Férias Esportivas tem como objetivo proporcionar a prática esportiva e recreativa para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, através das modalidades atletismo, basquete, futsal, ginastica olímpica, handebol, judô, karate, natação e vôlei na Cava do Bosque. Todas as atividades serão acompanhadas por profissionais de educação física e responsáveis por suas modalidades.

Inscrições: As inscrições já estão abertas e seguem até quinta-feira, dia 11, das 8h às 17h. É necessário apresentar cópia do RG ou da certidão de nascimento do menor no momento da inscrição.

Quando? As aulas tem início na próxima segunda-feira, dia 15, e segue até o dia 25, nos períodos da manhã e tarde.

Informações: Na Secretaria de Esportes através do telefone (16) 3604-9900.

 

F.L. Piton / A Cidade
(Fotos: L.F. Piton / A Cidade)

 

Bosque Zoológico Municipal Fábio Barreto

O que é?

“Uma Nova Chance”. Com esse tema, tem início nesta quarta-feira (10) o curso de Férias no Bosque, com atividades que desenvolvem os conhecimentos em biodiversidade, animais e Mata Atlântica.

Inscrições: Não é preciso fazer inscrição, basta ir direto ao Zoológico no horário da atividade.

Quando? Serão duas semanas de atividades, a primeira de 10 a 12 e janeiro, e a segunda, entre os dias 17 e 19 de janeiro, planejadas para as crianças e seus familiares.

Informações: Através do telefone (16) 3636-2283.

 

Ecoparque Discovery Kids

O que é? O evento, realizado no Shopping Iguatemi, traz um circuito de atividades inspiradas em ecologia, sustentabilidade e as diferentes paisagens no mundo para crianças de até 8 anos. Os protagonistas dos desenhos Floogals, O Zoo da Zu, Miss Moon, Super Wings e Doki se transformam em áreas temáticas do Ecoparque.

Inscrições: As inscrições podem ser feitas na bilheteria do shopping ou pelo site

Quando? De 11 a 28 de janeiro, sendo de domingo a sexta-feira e feriado, das 12 h às 20h30* e aos sábados, das 10h30 às 21h30* (*entrada da última turma). A capacidade é de oito crianças a cada cinco minutos, sendo que o circuito dura aproximadamente 25 minutos.

 

Projeto Domingo é Dia de Teatro

O que é? O projeto cultural do Shopping Iguatemi traz todas as tardes de domingo uma agenda com literatura, dramaturgia e muita diversão. As atividades são destinadas às crianças, levando-as ao mundo mágico da criatividade e da imaginação.

Inscrições: Não é necessário fazer inscrição.

Quando? Para janeiro a programação tem início no dia 14, com a peça “Festa de desaniversário para Alice”. Já no dia 21, o teatro é “A Babá encantada e lições mágicas” e no dia 28 “Caco um mico muito esperto”.

 

Divulgação
Parque de Férias Solidário, do RibeirãoShopping; veja mais fotos na galeria (foto: Divulgação)

 

Parque de Férias Solidário

O que é? O parque temático, localizado no RibeirãoShopping, reúne atrações como carrosséis, xícara maluca, trenzinho e la bamba e promete divertir as crianças durante as férias escolares.

Inscrições: Não é necessário fazer inscrição. Mas, para aproveitar todas as atrações é preciso doar de um quilo de alimento não perecível por criança, sendo que os produtos arrecadados serão destinados a diversas entidades filantrópicas de Ribeirão Preto.

Quando? Durante todo o mês de janeiro. De segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados das 12h às 20h.

 

Teatro e Magias Musicadas

O que é? O projeto “Teatro e Magias Musicadas”, do Shopping Santa Úrsula, é realizado em parceria com o Grupo Melancia de Teatro Infantil e promete encantar e divertir as crianças.
Inscrições: Não é necessário fazer inscrição.

Quando? As apresentações acontecem aos sábados, sempre às 18h, na Entrada Principal do centro de compras. No dia 13 será apresentada “As Fabulosas Férias de Janeiro”. No dia 20 é a vez da peça “As Maçãs da Dona Genoveva”. E a última apresentação do mês acontece no dia 27 com a apresentação do “O Cachorro Bom de Lata”.


SESC Ribeirão**

Espaço Brincar – é um espaço de convivência lúdica entre crianças, de 0 a 6 anos, e adultos para a valorização da ação do brincar. De terça, quarta, quinta e sexta-feira, das 13h30 às 20h30; e sábado e domingo, das 10h às 18h.

Mãos à Obra – Ateliê de Criação - Conheça a obra-prima de um grande artista e, inspirado nisto, crie a sua própria obra experimentando diferentes tipos de materiais e técnicas. Para crianças a partir de 4 anos e seus pais ou responsáveis. Aos sábados e domingos, de 6 a 28 de janeiro. Aos sábados das 17h às 18h e aos domingos, das 15h30 às 16h30. Lembrando que é preciso retirar senhas com 1h de antecedência (um acompanhante adulto por criança).

Flic, flac e piruetas - Atividades lúdicas com o objetivo de iniciar as crianças na prática de atividades físicas e esportivas. As atividades são recomendadas para crianças de 6 meses a 6 anos, acompanhadas de responsável. Aos domingos, de 14 a 28 de janeiro, das 11h às 12h. Retirada de senhas no local da atividade com 1h de antecedência.

Vasilisa, a bela – Contação de história com Ademir Apparício Júnior. Domingo, dia 14, às 15h30.

**Confira aqui mais cinco atrações gratuitas para a criançada na página do Sesc Ribeirão:

 

Veja também