Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Lazer e Cultura

Ribeirão Preto recebe o Ballet da Ucrânia no Theatro Pedro II

A apresentação será hoje e no espetáculo Grande Gala Kiev Ballet, dez bailarinos da companhia apresentam trechos de grandes obras

| ACidadeON/Ribeirao

 

 

 

Ballet da Ópera Nacional da Ucrânia (foto: Divulgação)
 
Ribeirão Preto recebe, na noite de hoje, uma das companhias que são referência no balé clássico mundial. O Ballet da Ópera Nacional da Ucrânia, que cumpre pequena turnê pelo Brasil, apresenta o espetáculo "Grande Gala Kiev Ballet" no Theatro Pedro II.  

Formada por 150 bailarinos, a companhia cultiva 24 balés de repertório e apresenta 16 produções por mês em seu teatro em Kiev, capital da Ucrânia, onde foi fundado. Para a apresentação de Ribeirão virão dez bailarinos, que dançarão trechos marcantes de obras famosas, como "O Corsário", "A Dama das Camélias", "Dom Quixote", entre outros.  

O espetáculo também mostrará um pouco das raízes da Ucrânia, por meio do Gopak. "É uma dança muito forte e cheia de energia. Nos causa orgulho, pois nos sentimos como embaixadores de nossa cultura ao apresentá-la em diversos países. Faz parte de nossa identidade como povo", relata o segundo bailarino do Kiev, Marat Ragimov.  

Segundo o organizador da turnê, Ruslan Bentsianov, a apresentação por aqui não terá corpo de baile, apenas solistas. São eles Tetiana Golyakova (primeira bailarina), Khristyna Shyshpor, Tatiana Lozova, Stanislaw Olshanskyi, Yevheniy Svyetlitsa e Anastasiya Shevchenko (primeiros solistas) e Kseniia Stetsenko, Ekaterina Kruk, Andrii Gavryshkiv e Marat Ragimov (segundos solistas).

Dedicação  

O bailarino Marat diz que é emocionante fazer parte de um grupo que está entre os mais prestigiados do mundo, mas frisa que isso não ocorre sem esforço. Os bailarinos do Kiev cumprem uma rotina de preparação física, técnica e de coreografias de seis horas por dia, seis dias por semana - exceto em dias de espetáculo.  

A paixão pela dança surgiu muito cedo para Marat. "Comecei a dançar com 6 anos, depois de assistir a um espetáculo na minha cidade, Kharkiv. Minha mãe, vendo que eu tinha jeito, me incentivou", relata. Para o bailarino, mostrar um pouco da cultura de seu país mundo afora é uma missão, "seja através de coreografias originais ou da técnica original do balé clássico".  

Marat garante que as apresentações com solistas em Ribeirão serão emocionantes. "Cada solista é especialista em seu repertório pessoal e nas interações com os pares, sempre levando em conta uma sequência que prenda a atenção do público. Tentamos fazer com que a audiência viaje por várias emoções diferentes", conclui. (Bruna Zanatto, sob supervisão de Silvia Pereira)  

 

 

 

 

 

 

Companhia Ballet da Ópera Nacional da Ucrânia (foto: Divulgação)

 

 

 

 
História  

Fundada em 1867, a companhia Ballet da Ópera Nacional da Ucrânia começou como um grupo de bailarinos folclóricos ucranianos que se interessaram por obras clássicas. Inicialmente, eles cultivavam danças folclóricas com integrantes apenas do país.  

Em 1950, passaram a realizar apresentações em países do bloco comunista, como Bulgária e Hungria. Somente em 1990, com a independência da Ucrânia, expandiram suas apresentações por Europa, América do Norte e Ásia.  

Apesar de estar pela primeira vez em Ribeirão Preto, o grupo já se apresentou antes pelo Brasil - fez turnê em 2017, com 13 apresentações entre São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e demais cidades. Este ano, Ribeirão foi uma prioridade na agenda.   

"Nas últimas turnês, apesar de tentarmos, não conseguimos encaixar no roteiro logístico, mas desta vez colocamos a cidade como prioridade", disse o organizador, Ruslan Bentsianov. 

Serviço  

Grande Gala Kiev Ballet
Quando: hoje, 21h.
Onde: Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370)
Ingressos: R$ 80 a R$ 140, conforme o lugar
Inf.: (16) 3977-8111

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também