Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Lazer e Cultura

Pinturas e história em exposição

'Canudos vista pela Arte Naïf' reúne telas de Euclides Coimbra, encomendadas pelo colecionador Alexandre Azevedo

| Jornal A Cidade

Matheus Urenha / A Cidade
“O Brasil é um celeiro da arte naïf, admirado em todo o mundo”, diz Alexandre (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)

Foi na praça Sete de Setembro, em Ribeirão Preto, que o escritor e professor de literatura Alexandre Azevedo e o pintor Euclides Coimbra, ambos da cidade, se conheceram.

Apaixonado pela arte naïf, Azevedo logo se interessou pelos quadros de Euclides que estavam expostos ao ar livre. E perguntou ao artista se aceitaria confeccionar uma coleção de quadros retratando a Guerra de Canudos, um dos episódios mais sangrentos na história do País.

No final século 19, o episódio foi registrado pelo jornalista Euclides da Cunha e, posteriormente, imortalizado no livro “Os Sertões”.

“Coimbra não só aceitou a encomenda, como contou também que seu nome é uma homenagem ao ‘xará’ feita pelo pai José Coimbra, também artista naïf e admirador de Euclides da Cunha desde que visitou a Semana Euclidiana”, lembra Alexandre.

A Semana Euclidiana é realizada anualmente em São José do Rio Pardo (SP), cidade onde o jornalista e escritor escreveu “Os Sertões”.

O resultado dessa curiosa parceria entre Azevedo e Coimbra pode ser conferido na exposição “Canudos vista pela Arte Naïf”, que vai ser aberta hoje no saguão do Theatro Pedro II.

Grande acervo

A mostra reúne 35 obras do acervo particular de Azevedo, que hoje ultrapassa 300 peças naïf. São 20 telas de Coimbra, que narram os acontecimentos em Canudos.

Outras duas esculturas e 13 quadros de vários artistas retratam o profeta Antônio Conselheiro, líder político e social que reuniu milhares de fiéis na construção de uma espécie de “terra prometida” no interior da Bahia.

Além do trabalho de Euclides Coimbra, premiado recentemente pela Bienal de Arte Naïf em Piracicaba, também fazem parte da exposição obras de Alex Benedito Silva, Titina Toledo, Sueli, Orlando Fuzinelli, Rodrigo Silva, Olinda, Deraldo Clemente, Zeca Maria, Laudelino, Ademir Mello, Ubirajara Jr., Vó Sandra e Francisco Lima.

O público também pode conferir um documentário de 15 minutos sobre Euclides da Cunha, cedido pela Casa Euclidiana.

Todas as sextas-feiras, de manhã e à tarde, Azevedo vai ministrar palestras sobre a batalha, sobre Euclides da Cunha e arte naïf.

“Juntei duas paixões: a art naïf e Canudos. A primeira é simples, única e original, muito mais valorizada no exterior que no Brasil. No caso da segunda, me considero um ‘conselhista’, por achar que Conselheiro, com sua visão revolucionária e social, foi uma das pessoas mais importantes de nossa história”, avalia o professor de literatura.

HISTÓRIA E ARTE
Obras feitas sem rigor técnico

Naïf é uma palavra francesa que significa “ingênua”. No segmento da arte, designa obras feitas sem o rigor técnico, nascida com artistas sem formação artística no século 19.

“O Brasil é um celeiro da naif, admirado em todo o mundo. Geralmente, aborda temas com caráter social e partilham uma visão de mundo”, explica Azevedo.

Já Antônio Conselheiro foi líder religioso, peregrino, conselheiro, beato e considerado quase um santo para os sertanejos. Construiu sua própria cidade, Canudos, e, com o povo que o seguia (cerca de 24 mil pessoas) resistiu a três expedições republicanas que, na última, acabou por dizimar a população.

Serviço
Exposição “Canudos vista pela arte naïf”
De hoje a 31 de outubro no Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral, 370
De segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h
Grátis
Inf.: (16) 3977-8111

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também