ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Lazer e Cultura

Jovem de Pontal supera coma, 44 cirurgias e lança livro

Em 'Trajetória de um milagre', Plauto Nogueira da Silva, que nasceu com defeito na medula espinhal, compartilha sua história

| ACidadeON/Ribeirao

Arquivo pessoal
Plauto sonha em estudar Direito e agora dedica seus dias para contar sua história (foto: Arquivo pessoal)

 


Foram 44 cirurgias em 26 anos. Um pai morto em um acidente de trânsito aos 6 anos. Seis meses internado na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Esses números podem assustar e desmotivar muitos, mas não Plauto Nogueira da Silva. Nascido em Pontal com mielomeningocele [defeito congênito em que a medula espinhal de um bebê em desenvolvimento não se desenvolve adequadamente] e vítima de paralisia infantil, o primeiro lugar que Plauto conheceu foi a sala de cirurgia.

VEJA FOTOS

A infância? Foi passada na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). “Fiquei no berçário e fui crescendo lá. Passei por psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogas que me ensinaram a comer e me movimentar sozinho”, lembra.

Porém, conforme foi crescendo, Plauto começou a se aventurar cada vez mais. “Fiz até o pré [atualmente 1º ano] na Apae. Na primeira série comecei a ficar na Apae de manhã e ir para a escola de tarde”, relembra. Porém, na oitava série, uma úlcera nas nádegas quase custou sua vida.

“Eu sempre usei a cadeira de rodas. Como ficava sempre em uma posição só, entrei em um estado muito crítico. Como tive infecções, perdi até uma parte da minha perna porque apodreceu”, relata.

Em seis meses de internação em 2008, Plauto encarou 22 cirurgias, 22 litros de sangue e plasma, crises convulsivas e um coma. A mãe, Aleuda Alves Brito da Silva, relembra os meses de apreensão como se fosse ontem. “Fiquei seis meses dentro de um hospital, sem vir à minha casa. Não foi fácil, mas com muita luta conseguimos sair”, conta a mulher de 54 anos.

Presente e futuro de vitórias

Com o certificado do Ensino Médio e o sonho de prestar Direito, Plauto agora dedica seus dias para contar sua história. Além de compartilhar suas lutas e vitórias durante os cultos de sua igreja, Plauto decidiu registrá-las no papel.

“Fui recolhendo depoimento de familiares que passaram por isso comigo e escrevi um livro”, comemora o agora autor. Porém, se você ficou curioso para ler mais detalhes da vida de Plauto, terá que esperar mais um pouco já que a data de lançamento para seu livro, “Trajetória de um milagre”, ainda não foi definida.

Para a mãe do autor, o livro é apenas o reflexo de todo o esforço do filho. “Os médicos não acreditavam que ele ia passar de um ano de vida, mas cá ele está agora. Ele é um milagre”, afirma a mãe.

Arquivo pessoal


 

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
5 comentários
  • Dieniely Souza da Silva
    11/01/2018 11:36:40
    Parabéns Plauto que o senhor nosso Deus te ilumine sempre muito sucesso.
  • Silvando Alves
    11/01/2018 06:54:41
    Parabéns primo Plauto Deus abençoe! Muito sucesso!
  • Igor natan dos santos oliveira
    11/01/2018 01:02:31
    A sua trajetória e muito grande.. Muitos não acreditam Mais o senhor honrou VC querido E continuara honrando.. MSM muito não dando valor no seu potencial Se Deus foi com VC não a ninguém q vai contra...fica firme nessa fé ..Deus abençoa por esse testemunho.. Ajudará muitas almas a alcançar o reino de Deus, que o senhor realize todos seus projetos que esse livro seja um sucesso ... Que sua trajetória continue sendo sempre um milagre
  • plauto nogueira da silva
    10/01/2018 19:31:53
    Segue tambem uma das nossas paginas. https://www.facebook.com/plautodeficienteorgulho/ https://www.facebook.com/PregadorPlautoNogueiraSilva/ CURTEM E COMPARTILHA DEUS ABENÇOE VOCES.
  • patrícia mafra
    10/01/2018 16:30:36
    Parabéns Plauto por essa linda história de luta e superação...abraços??

Veja também