Ribeirão tem programação especial para aniversário da cidade Ribeirão tem programação especial para aniversário da cidade

Ribeirão tem programação especial para aniversário da cidade

Eventos acontecem durante todo o mês de junho e são gratuitos; Ribeirão celebra 166 anos no dia 19 de junho


Ribeirão completa 166 anos e tem programação cultural especial (Foto: Marcelo Fontes / Arquivo)
Em comemoração aos 166 anos de Ribeirão Preto, no dia 19 de junho, a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, promove uma programação cultural entre peças de teatro, espetáculos de dança, shows, contação de história, orquestra, circo, artes de rua, grafite e oficinas culturais.  

A programação começa neste final de semana com o Polo Fest Ribeirão 2022, um festival que reúne as cervejarias ligadas ao Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto em um evento com bandas rock e food trucks no Teatro de Arena. A programação conta com um Concerto Especial de Aniversário com a USP Filarmônica e SPCD (São Paulo Companhia de Dança), a instituição irá realizar também uma oficina de dança e um ensaio aberto, voltados para grupos e escolas de dança.  

Confira a programação completa 

Data: 04/06 

- Polo Fest Ribeirão 2022 
Evento realizado pelo Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto, promove neste sábado (4), o Polo Fest, com cerveja artesanal, bandas locais e food trucks, das 13h às 22h, com ingresso solidário. Para entrar, basta doar 1 kg de alimento não perecível, agasalho ou cobertor.  
Classificação: livre
 
- 'Viajando com as histórias' 
A Biblioteca Sinhá Junqueira, no Centro de Ribeirão, às 10h30, contação da história Dona Sinhá', com Gisele Batizoco. O ingresso é gratuito.  
Classificação: livre 
 
Data: 05/06 
 
- 'Viajando com as histórias' 
No domingo (5), às 9h, o Parque Maurilio Biagi ( av. Elpídio Gomes, 327 - Vila Amelia), contação da história 'Era Uma Vez Uma Ribeirão Preto', com Helena Agostinho e Thayene Alves. Ingresso é gratuito.  
Classificação: livre 
 
Data: 07/06 

- O Soldadinho e a Bailarina 
No dia 7, a programação conta com a peça de teatro 'O Soldadinho e a Bailarina', às 9h e às 14h, que conta uma história de amor e aventura, no Teatro Municipal (Via São Bento - Campos Elísios). O ingresso é gratuito, uma hora antes. 
 
Também na terça-feira, às 19h30, o Teatro apresenta a peça 'O jornalista insano', com duração de 80 minutos, que conta os bastidores do jornal de uma das maiores emissoras está em crise. Classificação: 16 anos.  
 
Data: 11/06  
 
- 'Viajando com as histórias' 
No sábado (11), a programação será online (clique aqui), com a contação da história 'Quarteirão Paulista', às 10h, com Helena Agostinho e Gisele Batizoco.  
Classificação: livre 
 
Data: 12/06  

- 'Viajando com as histórias' 
No domingo (12), o Viajando com as histórias, está no Parque Maurílio Biagi, às 9h, com a contação da história 'Pé de ponte (Serimais Paterno)', com Thayene Alves e Gisele Batizoco. O ingresso é gratuito.  
Classificação: livre 
 
Também no domingo, no Teatro Municipal, a Companhia de Dança Faces Ocultas, às 16h, apresenta o espetáculo '1964'. A entrada é gratuita, mas os ingressos precisam ser retirados (clique aqui).  
 
Data: 14/06 
 
- A casa de Bernarda Alba 
Na terça-feira (14), a programação terá a peça teatral 'A casa de Bernarda Alba', às 20h, no Teatro Municipal, que conta a história de uma morte inesperada do patriarca traz consigo uma velha tradição da família Alba. O ingresso é gratuito, com retirada a partir das 18h
Classificação: 14 anos  
 
Data: 14 e 15/06 
 
- 'Ribeirão Cores' 
O Centro Cultural Campos Elíseos (rua Capitão Salomão, 180 - Campos Elísios), participa da programação do aniversário de Ribeirão com a oficina 'Ribeirão Cores', das 8h às 12h e das 14h às 18h. A programação conta com uma oficina cultural que objetiva ensinar as técnicas do Grafite voltadas aos jovens que revelem interesse por desenho e pintura. 
 
Serão 15 vagas para alunos e alunas, obrigatoriamente estudantes de escolas públicas e com idade entre 12 a 18 anos incompletos. Será garantida a paridade de gênero no preenchimento das vagas.

A participação é gratuita, com todo o material de trabalho incluído (desde o caderno de desenho para o rascunho até as tintas e pincéis e demais materiais necessários). Também será fornecido almoço aos participantes. As aulas serão ministradas pelos artistas Max Demiam, Prozak e Boleta.  
 
No dia 15, os alunos poderão acompanhar a realização de obras dos artistas no próprio Centro Cultural Campos Elíseos e participar de outras atividades culturais em evento aberto ao público.

Data: 15/06 
 
- 'Um conto de Natal' 
Na quarta-feira (15), a programação fica por conta da peça da apresentação de dança 'Um conto de Natal', no Teatro Municipal, às 17h30 e às 20h. O ingresso é solidário, com 1kg de alimento não perecível.  
Classificação: livre 
 
Data: 18/06  
 
- 'Viajando com as histórias' 
No sábado (18), a Biblioteca Sinhá Junqueira, no Centro de Ribeirão, promove a contação de história 'Uma Tarde com Sabor de Histórias', às 10h30, com  Thayene Alves. O ingresso é gratuito.  
Classificação: livre 
 
- Yoga para crianças 
Na Praça XV, às 16h, a programação conta com yoga para criança, com duração de 30 minutos. O ingresso é gratuito.  
Classificação: livre  
 
- Teatro para bebês 
Também no sábado, no auditório do CEU das Artes, às 15h, a programação conta com um teatro para bebês, para crianças de 0 a 3 anos. O ingresso é gratuito.  
Classificação: livre 
 
- Concerto Especial - USP Filarmônica e São Paulo Cia de Dança 
O Teatro Pedro II, às 20h, a programação conta com um concerto especial entre a Filarmônica da USP com a SPDC (São Paulo Cia de Dança). O ingresso é gratuito. Classificação: livre 
 
- 'Cordel do amor sem fim, com os Geraldos' 
No Teatro Municipal, no Morro do São Bento, às 19h, a noite será voltada para a peça teatral 'Cordel do amor sem fim, com os Geraldos', que conta a história de três irmãs que vivem às margens do Rio São Francisco. O ingresso é gratuito, com inicio da retirada no dia 14/06, às 13h na bilheteria SESC. Classificação: livre
 
Data: 19/06 
 
- Viajando com as histórias 
No domingo, no Parque Marulio Biagi, das 9h às 11h, a contação da história 'São Jorge e o Dragão (Galeno Amorim)', com Gisele Batizoco e Helena Agostinho. O ingresso é gratuito. Classificação: livre.  

- Dança para adultos 
Às 16h, na Praça do Canhão, na avenida 13 de maio, a programação conta com dança para adultos, com duração de 30 minutos. O ingresso é gratuito. Classificação: livre.  
 
-  'Cordel do amor sem fim, com os Geraldos'
No Teatro Municipal, no Morro do São Bento, às 18h, a noite será voltada para a peça teatral 'Cordel do amor sem fim, com os Geraldos', que conta a história de três irmãs que vivem às margens do Rio São Francisco. O ingresso é gratuito, com inicio da retirada no dia 14/06, às 13h na bilheteria SESC. Classificação: livre.  
 
Data: 21 e 22/06
 
- 'E agora, mãe? 
No dia 21 e 22, no Teatro Municipal, às 9h e às 14h, é a vez da peça de teatro 'E agora, mãe?', que conta a história de Janaína, uma jovem de 15 anos que tem o sonho de ser uma grande bailarina, até que um imprevisto muda todo o seu destino. O ingresso é gratuito, com início da retirada no dia 14/06, às 13h na bilheteria SESC. Classificação: 12 anos.  
 
- 'Um sonho na capital' 
Às 19h30, o Teatro Municipal apresenta a peça 'Um sonho na Capital', que conta a história de um nordestino na década de 60, que sai a procura de melhoria de vida e de grandes sonhos e acredita que indo pra cidade grande sua vida passará por melhorias, entretanto ao chegar na capital, ele encontra uma realidade hostil e desumana. O ingresso é gratuito, com início da retirada no dia 14/06, às 13h na bilheteria SESC.   

Data: 25/06 
 
- Viajando com as histórias 
No sábado (25), o Viajando com as histórias será online (clique aqui), com a contação da história 'Casa da memória italiana', às 10h, com Tino Nascimento e Gisele Batizoco. Classificação: livre.  
 
Data: 26/06 
 
- Circo tem concerto
No domingo (26), um espetáculo de música erudita orquestral com circo, no Teatro Municipal, às 10h, 15h e às 20h. O ingresso é gratuito, com retirada uma hora antes.  
 
Data: 29/06 
 
- 'Quem são elas?' 
Na quarta-feira (29), tem a peça teatral 'Quem são elas?', às 10h, no Teatro Municipal, no Morro do São Bento, que conta a história de uma menina que é convidada a participar de uma viagem no espaço-tempo. O ingresso é gratuito, com retirada uma hora antes.  
 
Data: 30/06 
 
- 'Os Saltimbancos' 
Na quinta (30), o Teatro Municipal de Ribeirão, apresenta o espetáculo 'Os Saltimbancos', às 20h, que conta a história de quatro bichos que fogem dos patrões. O ingresso é gratuito, com retirada de duas horas antes. 
 
Mais informações sobre a programação, acesse as redes sociais da Secretaria (@culturaeturismorp e culturarp).   
 

Maio Amarelo - Theatro Dom Pedro II

Mais Notícias

Mais Notícias