O turista do interior de São Paulo que estiver planejando viajar para o litoral de São Paulo nas próximas semanas vai encontrar um cenário bem diferente.
As cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, no Litoral Norte, entraram para a fase vermelha do Plano São Paulo nesta segunda-feira (25). Apenas serviços essenciais podem funcionar.
Já as cidades do Litoral Sul foram rebaixadas da fase amarela para a laranja. No então, em feriados e finais de semana, a região também segue regras da fase vermelha, com apenas serviços essenciais.
Mesmo na fase vermelha, por serem considerados serviços essenciais, hotéis e pousadas podem receber hóspedes. No entanto, bares e restaurantes desses hotéis e pousadas se sujeitam às regras do Plano São Paulo – ou seja, fecham na fase vermelha.
“Vamos seguir a determinação. Não podemos repetir erros de outros locais, que não tomaram as medidas preventivas. Depois, não adianta lamentar. Claro que há um prejuízo econômico, mas vamos buscar soluções. A vida está acima de tudo”, disse o prefeito de Santos, Rogério Santos.
Já a prefeitura de Caraguatatuba lembra que, na fase vermelha, para alimentação, só são permitidos o delivery, o drive-thru e take away. O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, também anunciou a adesão do município à fase vermelha do Plano São Paulo.
A prefeitura de Ubatuba disse que mantém a redação do artigo 11 e parágrafo único do Decreto 7547/2021, “que proíbe a entrada de ônibus de turismo, fretamento, vans, micro-ônibus, táxis ou similares de outro município”.
Todas as prefeituras do litoral paulista recomendam que as pessoas utilizem a faixa de areia para esportes individuais (como corrida e caminhada) e que evitem permanecer muito tempo no local, com cadeiras e guarda-sol.