Aguarde...

divirta-se

Produtora lança documentário sobre entregadores na pandemia

"EntregaDor", da Porão Filmes, se passa em Ribeirão Preto e aborda as dificuldades das pessoas que trabalham com apps de entrega na quarentena; veja como assistir

| ACidadeON/Ribeirao

Lançado no sábado (16), EntregaDor conta, até esta terça (19), com mais de 1,2 mil visualização (Foto: Divulgação / Porão Filmes)
 
A Porão Filmes, produtora independente de Ribeirão Preto, lançou o documentário "EntregaDor - Na Linha de Frente da Desvalorização", gravado nas ruas da cidade.    

O curta-metragem, com pouco mais de 11 minutos duração, aborda o cotidiano e as dificuldades dos trabalhadores de aplicativos de entrega durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).    
 
Segundo pesquisa da empresa de análise RankMyApp, somente entre 20 de fevereiro e 16 de março, no Brasil, as instalações destes apps aumentaram em 24%, se comparado ao mesmo período de 2019.  

CLIQUE E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A PANDEMIA EM RIBEIRÃO E REGIÃO
 
Ao ACidade ON, o jornalista Murilo Bernardes, responsável pelo roteiro, disse que o filme foi produzido com a intenção de dar voz e retratar o lado humano destes trabalhadores.   

"Fomos rodando Ribeirão nos pontos com maior concentração deles [entregadores]. Nossos personagens foram pessoas que estavam no dia a dia e, mediante a isso, conseguimos encaixar da forma que gostaríamos. ", explicou Bernardes. 
 
"Às vezes, não temos a compreensão de entender o porquê nosso pedido está demorando. O sentimento que tentamos colocar foi o de humanizar estes trabalhadores, que são essenciais neste momento, mas que, muitas vezes, são desvalorizados pelos clientes. Todos eles [entregadores] têm sentimentos e dependem do dinheiro para sustentar a família", completou.    

De acordo com Bernardes, durante a produção, foi possível notar um contraste do número de entregadores que seguem as recomendações sanitárias, como, por exemplo a de uso das máscaras. "Alguns utilizam [máscaras], outros não. Há um que alegou que não consegue respirar quando a usa. Eles buscam higienizar, mas não têm muita dimensão do vírus", afirmou.  

O produtor audiovisual Nícollas de Oliveira, que participou das gravações em campo, explica que o curta-metragem acompanhou de perto a rotina destas pessoas. Segundo ele, durante as entrevistas, várias apresentaram histórias diferentes sobre como utilizam o serviço.    
 
"[...] Um que usa como renda principal, outro que usa como renda complementar, já outro que usa sua bicicleta para as entregas. Além dos depoimentos, a gente seguia os entregadores em sua rotina de entrega para captar imagens no trânsito", contou.  
 
Veja como assistir: 
 
"EntregaDor - Na Linha de Frente da Desvalorização" está disponível no IGTV YouTube da Porão Filmes. Roteiro e direção: Murilo Bernardes e Nícollas de Oliveira.