Aguarde...

divirta-se

Ribeirão Preto tem oficina sobre educação e poesia

Já no sábado (20), os participantes do Núcleo de Contação de Histórias se reúnem para o primeiro encontro do ano

| ACidadeON/Ribeirao

Sábado terá contação de histórias
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza mais uma semana com atividades gratuitas da 40tena Cultural. Nesta semana, a programação traz duas atrações: na quinta-feira (18), às 19h30, acontece a primeira aula da oficina "Educação pela pedra: poesia como caminho para mudança", com o poeta Daniel Minchoni - dividida em duas etapas e com direito a certificado. Já no sábado (20), os participantes do Núcleo de Contação de Histórias se reúnem para o primeiro encontro do ano.

A oficina "Educação pela pedra: poesia como caminho para mudança" tem transmitida on-line, mas é necessária a inscrição antecipada (clique aqui). O tema da atividade é uma homenagem ao poema de João Cabral de Melo Neto que discute a possibilidade da poesia como ferramenta educativa. A oficina abordará a função ética, estética, política e poética de transformação, através da linguagem, passando por dois cenários que contribuem com isso: o slam e o sarau.

As duas atividades, ministradas por Daniel Minchoni, serão focadas em exercícios, sempre abordando a poesia como um ato de transformação. "Acredito que só aprendemos sobre poesia através do exercício da linguagem. Vamos utilizar os disparadores ou movimentos de poesia falada", revela o poeta. A primeira aula, que acontece nesta quinta-feira, abordará cada movimento de poesia e como elas podem ser ferramentas de mudança, não só de transformações sociais, mas como possibilidade de uma comunicação mais complexa. "Conversaremos sobre o sarau, que é um marco inaugural partindo de São Paulo e que traz a poesia para as quebradas", comenta Michoni. A segunda oficina acontece na próxima semana, no dia 25/02. 


Núcleo de Contadores

O tradicional Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto terá seu primeiro encontro de 2021 neste sábado (20), às 10h, através da plataforma de reuniões ZOOM (o link está disponibilizado na BIO do Instagram da instituição). A atividade terá um formato diferente das demais do ano passado: neste primeiro encontro quem irá comandar o grupo será a atriz e contadora de histórias, Tânia Alonso, que contará também com a participação de contadores convidados, entre eles, Renata Martelli, Juliana Marques e Arnaldo Junior. Todos terão como tema de suas histórias, a "morte".

Segundo Tânia Alonso, a escolha aconteceu pelo momento pandêmico do mundo e com o crescente número de mortes. "Por ainda estarmos vivenciando a pandemia e, infelizmente, muitas mortes, o medo, a ameaça e a dor da perda de alguém amado, então escolhi esse tema. Mas não a morte como apenas essa questão trágica, mas também uma provocação, comenta Tânia.
 

SERVIÇO:

Oficina aula 01 | "Educação pela pedra: poesia como caminho para a mudança"
Com Daniel Minchoni, poeta
Data: 18 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 19h30
Plataformas de exibição: Plataforma de reuniões ZOOM, apenas para inscritos (link para inscrição: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/).

Núcleo de Contadores de Histórias - tema "morte"
Com Tânia Alonso (contadora de histórias e atriz), com a participação dos convidados Renata Martelli, Juliana Marques e Arnaldo Junior (contadores de histórias).
Data: 20 de fevereiro (sábado)
Horário: 10h
Plataformas de exibição: Plataforma de reuniões ZOOM


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON