Aguarde...

vidaeestilo

Centro histórico de Santos ganha vagão que levou ex-presidentes

Os três veículos centenários, que pertenceram à extinta SPR, já estão abertos para visitação na cidade da Baixada

| ACidadeON/Ribeirao

Veículos estão abertos para a visitação (Foto: Isabela Carrari / Arquivo Secom)
 
A Prefeitura de Santos-SP recebeu três vagões de trens históricos que já estão expostos no centro histórico da cidade. 

Os três veículos centenários pertenceram à extinta SPR (São Paulo Railway) e foram cedidos pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) à administração da cidade. Estavam guardados num armazém na Lapa, em São Paulo.  

Um deles foi fabricado em 1909 e, luxuoso, era destinado a transportar autoridades como presidentes da República. Possui um banheiro e 16 poltronas estofadas.  

De acordo com a prefeitura, o veículo transportou nomes como Getúlio Vargas (1882-1954) e Washington Luís (1869-1957) e estará exposto durante todo o verão com os outros dois no armazém 12A, ao lado da Estação do Valongo -onde há a garagem dos bondes.  

O segundo dos vagões era o chamado carro administrativo, produzido em 1913 e usado por funcionários da companhia ferroviária, como técnicos e engenheiros. Comportava 23 pessoas.  

Já o terceiro é um Buffet Pullman, de 1922, que foi utilizado pela SPR até 1947 no trajeto entre São Paulo e Santos, entre outros. Abrigava 14 pessoas e tem bar e banheiro.  

BOM ESTADO  

Diferentemente do que tradicionalmente ocorre quando há a cessão de bens ferroviários, neste caso os três vagões cedidos pelo Dnit estão restaurados e em bom estado de conservação.  

Em 2009, os três passaram por restauração completa, que manteve todas as características originais de quando foram produzidos, nas primeiras décadas do século passado.

Mais do ACidade ON