Aguarde...

vidaeestilo

Couchsurfing: Rede de viajantes economiza dormindo em sofás

Comunidade reúne turistas e anfitriões ao redor do mundo que oferecem hospedagem grátis; Ribeirão sediará encontro nacional em abril

| ACidadeON/Ribeirao

 

Dormir no sofá de estranhos e economizar enquanto conhece o mundo: essa é a filosofia dos couchsurfers | Foto: Tomislav Perko

Em tempos de dólar nas alturas, muita gente segura a onda antes de fechar um pacote de viagem. No entanto, quem não abre mão de conhecer novos lugares recorre a alternativas como o couchsurfing, uma rede social que liga turistas que querem economizar a anfitriões que recebem pessoas sem cobrar nada.  

Em funcionamento desde 2004, o couchsurfing foi criado nos Estados Unidos e já ultrapassa 14 milhões de usuários - ao menos 400 mil deles são anfitriões ativos. A oferta de cidades também é atraente: o serviço existe em mais de 200 mil municípios ao redor do mundo.  

Para entrar na rede basta fazer um cadastro no site e responder a questões como idiomas que o usuário domina, principais interesses, porque escolheu entrar para o couchsurfing e que tipo de coisas gostaria de compartilhar com anfitriões e hóspedes.   

Na hora do cadastro, o interessado também deve dizer se tem ou não interesse de ceder o seu espaço para receber couchsurfers (nome dado aos membros da rede social). Depois, é só começar a procurar pelos destinos e datas de interesse da viagem e estabelecer contato com os anfitriões.  

A maioria das pessoas que escolhe o couchsurfing está em busca de intercâmbio cultural, companhia e troca de experiências -tanto na posição de hóspede quanto na de anfitrião. No entanto, nem tudo são flores: o hóspede precisa estar preparado para, diferentemente de um hotel ou albergue, ter menos privacidade e ainda obedecer a regras básicas que variam de casa em casa.  

Assim como o nome da rede (couchsurfing significa "surfando no sofá") o anfitrião só tem a obrigação de ceder o sofá da casa (e um banheiro, extraoficialmente). Portanto, roupas de cama, banho e afins devem ser sempre levados pelo hóspede. 

ENCONTRO EM RIBEIRÃO PRETO  

Este ano, o encontro nacional de couchsurfers acontece em Ribeirão, entre os dias 17 e 21 de abril. O evento, que tem toda a programação no site oficial do couchsurfing, já conta com mais de 300 pessoas confirmadas.  

No roteiro estão programadas festas e passeios pelos principais pontos turísticos de Ribeirão Preto, com direito a visitas desde o Quarteirão Paulista até um tour pela cidade no Carreta Furacão. Os anfitriões que vivem no município devem abrir as portas para couchsurfers de todo o país.  

E aí, ficou interessado em viajar sem pagar pela hospedagem? Saiba mais em www.couchsurfing.com

Mais do ACidade ON