Aguarde...
Voltar

melhoresempresas

Bom ambiente de trabalho contribui para sucesso dos colaboradores e da empresa

Psicólogo explica que a atmosfera pode ser um facilitador ou dificultador e que todos são responsáveis pela criação de um ambiente de trabalho saudável

| ACidadeON/Ribeirao

Trabalho em equipe (Foto: Reprodução / Pixabay)

O ambiente de trabalho pode ser a grande diferença para o sucesso ou fracasso, não apenas dos colaboradores, como também da empresa como um todo.  

De acordo com o psicólogo e consultor em projetos de desenvolvimento organizacional, Alex Souza Bertoldi, o ambiente pode ser um facilitador ou dificultador para resolver problemas, principalmente no momento atual, em que funções são altamente interdependentes.  

"Quando o ambiente não é favorável, as pessoas tem mais dificuldade de resolver problemas, aumentando o custo de uma empresa tanto em dinheiro como até mesmo em tempo", explica Alex.  

E se engana quem pensa que apenas o chefe é responsável por criar um bom ambiente de trabalho. De acordo com o psicólogo, que também é coordenador de pós-graduação em Gestão de pessoas nas organizações do Centro Universitário Barão de Mauá, todos os colaboradores são responsáveis pelas interações dentro de uma empresa.  

"A gente tem a ideia que se relacionar bem é se gostar, mas na verdade é se respeitar, ser tolerante com as características dos outros, dizer sim ou não com clareza. Quando se fala de ambiente de trabalho, se fala de habilidade relacional".  

Mas para os gestores, a orientação do especialista é conhecer o time, além de ter mecanismos para monitorar o clima do ambiente e quanto isso pode estar dificultando a empresa. "Muitas vezes donos de empresas confundem proximidade com intimidade e é importante que ele seja próximo e não íntimo. Existem também habilidades muito simples de serem desenvolvidas, mas importantes para o gestor, como saber orientar alguém". 

Dificuldades no ambiente de trabalho  

Para quem está passando por dificuldades no ambiente de trabalho, Alex sugere avaliar qual o contexto em que esse problema se apresenta. É possível que a empresa esteja passando por uma nova gestão ou por dificuldades financeiras e em casos como esses a sugestão é buscar apoio na área de Recursos Humanos.  

Já para quem nota que o mesmo problema se apresenta em diferentes áreas profissionais e pessoais é recomendado procurar ajuda profissional para desenvolver habilidades interpessoais. "Também há aquela pessoa que em várias relações afetivas sempre passou pelo mesmo problema, como tenho dificuldade de me relacionar com colegas, mudei de empresa três vezes e não me comunico bem com meus familiares", exemplifica.

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON